Luz de temperatura X ponteiro (resolvido)

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
José Leal
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Luz de temperatura X ponteiro (resolvido)

Mensagem não lida por José Leal »

Amigos, estou com uma dúvida:

Depois de trocar o sensor de temp. do painel (aquele que fica embaixo do distribuidor - o antigo nem fazia o ponteiro sair do lugar), agora está acontecendo de que a luz da temperatura fica acendendo. Não é o tempo todo. Acende, depois de uns 5 - 10 seg. apaga. O ponteiro fica oscilando entre o 1/4 e a metade da escala.

A ventoinha estrá funcionando normalmente, numa velocidade bem rápida (não sei se ela tem 2 estágios, como no meu ex-Tipo). Ela arma qdo o ponteiro está no meio da escala, e desliga quando o ponteiro está um pouco acima de 1/4.

Ao desconectar o plugue e encostá-lo em qqer parte metálica do motor, o ponteiro vai até a zona vermelha e a luz acende, como deve ser.

Como todos sabem, o arrefecimento do tubarão é mais lento que a do Monza antigo, devido a grade menor.

A dúvida é se devo confiar no ponteiro do termômetro, ou na luz do painel?

Um abraço para todos!
Editado pela última vez por José Leal em 22 Fev 2008, 13:26, em um total de 1 vez.
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Re: Luz de temperatura X ponteiro

Mensagem não lida por 500EF »

A ventoinha é acionada por cebolão ou pela leitura de outro sensor, que manda informações sobre a temperatura da água para a central, dependendo do carro.

O sensor que você trocou serve apenas para o painel mesmo.

Falta de aterramento no bloco do motor pode fazer com que o ponteiro fique estranho. Você pode fazer uma experiência, puxando, com um cabo mais grosso, do negativo da bateria para algum lugar no bloco do motor. :wink:
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José Leal
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Re: Luz de temperatura X ponteiro

Mensagem não lida por José Leal »

500EF, vou verificar o aterramento no bloco do motor.

Por acaso o sensor de temp para o acionamento da ventoinha fica bem na saída da valvula termostática? É qe e não reparei no radiador, nenhuma conexão.

Valeu pela dica.
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500EF
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Re: Luz de temperatura X ponteiro

Mensagem não lida por 500EF »

hum... não sei como é nos EFIs...

O meu tem acionamento por "cebolão", igual aos carburados. E o sensor serve apenas para mandar informação para a central corrigir a mistura.

Se nos EFIs o acionamento for feito pela central, o sensor deve ficar exatamente na válvula termostática (pelo menos no meu é onde ela fica :wink: ).
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Re: Luz de temperatura X ponteiro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

500EF escreveu:hum... não sei como é nos EFIs...

O meu tem acionamento por "cebolão", igual aos carburados. E o sensor serve apenas para mandar informação para a central corrigir a mistura.

Se nos EFIs o acionamento for feito pela central, o sensor deve ficar exatamente na válvula termostática (pelo menos no meu é onde ela fica :wink: ).
No Monza EFI, o acionamento do ventilador do radiador é feito pelo módulo de injeção eletrônica, através de informações do sensor de temperatura que fica na caixa da válvula termostática.
No Monza carburado e MPFI, o acionamento do ventilador do radiador é feito pelo interruptor térmico (cebolão), que fica no radiador.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Luz de temperatura X ponteiro

Mensagem não lida por José Leal »

Humm, deu zica...

Troquei novamente o sensor, e continua o mesmo problema: A luz da temp. acendendo, e o ponteiro não subindo mais de 1/4.

Algumas poucas vezes o sistema funciona perfeitamente (o ponteiro vai até o 1/2, e a luz fica apagada). Aparentemente a luz acesa fica indicando tb anomalia no sistema de visualização da temp. do motor.

Ainda não fiz um novo aterramento no motor. Vou providenciar isso amanhã mesmo.

Um abraço para todos.
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Re: Luz de temperatura X ponteiro (resolvido)

Mensagem não lida por José Leal »

Amigos, resolvi o problema:

A luz realmente funciona como indicador de defeito no termômetro.

Foi só dar uma lubrificada no mecanismo do ponteiro, que o mesmo voltou a funcionar perfeitamente, e a luz não acende mais (somente quando giro a chave, e ela faz o check up inicial).

Fica aí mais uma dica.

Um abraço.
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