Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

Mensagem não lida por rodrigogsi »

Rafaelo escreveu:
rodrigogsi escreveu:Pessoal, usem verniz pu fosco no interior, se a ideia é não abrir brilho.
A tinta poliéster não tem resistência forte, portanto, se o problema é o brilho, usem verniz pu fosco :).
problema do verniz ainda mais fosco que cria ponto aspero, especialmente no overspray, e ponto aspero da um aspecto de sujo quando pega po e é dificil de limpar encarde muito facil. na polister crua é so passar um pano de algodao que sai todo o po pq é liso. e na poliester é facil retocar e tambem de fundir com um thinner especial

quanto a resistencia é verdade, ela nao tem resistencia quimica nem mecanica. mais a questao que é original assim sem verniz, e fora o problema que falei acima de sujeira. ae vai de cada pessoa. eu prefiro deixar sempre limpo e ter um cuidado redobrado pra nao arranhar a pintura. que alias, é a coisa mais facil do mundo retorcar, ja fiz algumas vezes hehehe pela falta do verniz. mais prefiro assim mesmo.

ae é gosto da pessoa. é uma opção essa do verniz fosco
Eu nunca trabalhei com o fosco..para ele ficar áspero..é pela falta de solvente, ele seca mais rápido, é isso?
Talvez seja esse um dos trunfos para ele ser fosco..
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

eduardo_saura escreveu:Blz, entendi. Quanto a pressao, estou usando 20 com o gatilho pressionado. Sem o gatilho estar pressionado marca 40 ou 50.
Esta certo assim?
achei grande essa queda de pressao no teu. o meu na entrada no manometro marca 30 psi em standby e gatilho no max cai pra max 20 psi. tu ta com quantos metros de mangueira? 30 psi de perda tem algo errado. a tua ainda é gravidade hvlp nao?

bom, de qualquer forma veja oque o manual da tua pistola pede, e nunca use o max pq isso compromete os vedantes. a minha BV600 ja ta se abrindo os vedande originais dela. comprei em 06 e sao caro essas peças rsrsrs o meu ta vazando ar oque é aceitavel nao compromete a pintura. o retentor do eixo se foi vaza pouco ar. mais ae é pq gastou mesmo de tanto usar.

Eu nunca trabalhei com o fosco..para ele ficar áspero..é pela falta de solvente, ele seca mais rápido, é isso?
Talvez seja esse um dos trunfos para ele ser fosco..
Rodrigo o aspero que falo é quando fica as parte em overspray que acontece muito em pinturas em interior das peças, fica ralo o verniz sabe, tu ja pintou sabe do que estou falando, explicar assim por palavras é complicado... e tem o proprio filme do verniz quando molha bem e seca é um pouco aspero quando seca, a poliester e lisa se for comparar. conheço alguns pintores conhecidos meu que ja pintaram com esses verniz fosco e eles sempre falam a mesma coisa que o verniz fosco encarde facil, ate pra limpar é complicado devido o acumolo de po,se encostar uma cera ja era o fosco. sabe os carros custom antigos que pintam todo ele de fosco? fica lindo dependendo do modelo e contexto do custom. mais o trabalho que da pra limpar e manter limpo é pecador demais. a tua ideia é boa pra proteçao porem tem esse problema da limpeza e da aspereza. ate mesmo verniz normal onde pega overspray vira uma lixa quando seca.

nao sei qual é composiçao quimica do verniz fosco, acredito eu que seja a mesma 'tecnica' da pasta fosqueante, um liquido denso que quando seca vira um pó branco com cheiro de azeitona :) acetona melhor dizendo... acredito que seja isso. ate hoje so fosquei tinta PU pra falar a verdade.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Será que o manômetro da pistola está com defeito?
Isso poderia arruinar a pintura.
A mangueira tem uns 6/7 metros.
Vou ver se consigo explicar. Tenho dois manômetros, 1 no filtro e outro na pistola.
O do filtro deuxo em 60 e quando aciono a pistola ele cai para 50.
Ja na pistola eu deixo em 20 com o gatilho acionado e quando solta o gatilho ele vai para 40/45

Seria melhor eu tirar esse da pistola e confiar so no do filtro? É que se eu baixo a pressão no filtro, parece sair tão pouco ar na pistola.
Rafaelo
MODERADOR

pelo comprimento da mangueira a queda é minina. eu tenho 20 metros e cai pouco a pressao nao mais que 5 psi.

ah ta explicado, tu tem manometro na pistola. dae pode acontecer isso mesmo. faz assim, deixa o manometro da pistola apenas como mostrador de pressao nao como regulador. deixa ela na vazao maxima. assim so vai funcionar como um mostrador de pressao na entrada dela. a regulagem de pressao tu faz la no compressor.

engata a mangueira na pistola, regula a pressao de entrada ate a pressao desejada, e dae ta feito.

nao precisa tirar, como te falei so deixa pra te mostrar a pressao, e nao a utiliza como regulagem(manometro da pistola). eu faço assim no meu, senao é muito confuso e pode acontecer isso ae que te aconteceu.

faz um teste, abra todo o registro da pistola(manometro) ate o max, e aciona a pistola no max e com a outra mao vai regulando o manometro do compressor e monitorando a pressao no manometro da pistola, ate atingir a pressao de trabalho da pistola.
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Obrigado Rafaelo!
Sábado quando for mexer no Monza, antes de tudo vou verificar isso.
Estava achando estranho. Regulando no filtro do compressor é muito mais vantajoso. Vou te falar que eu acho que estava usando muita pressão me baseando pela pistola.
Se o da pistola esta marcando errado eu estava usando uns 40/50 psi e o limite maximo da minha e 35.
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Elaia...e viva o pfv...eu ia fazer esse fosqueamento nas colunas do carro, pq tá porcamente pintada acho que com duco fosco, não tem resistência nem a desengraxante hahahaha.
Vlw Rafaelo! :D :smt023
Rafaelo
MODERADOR

Rodrigo faz PU fosqueado que é super resistente e tu escolhe o grau de fosqueamento. bem melhor.

Eduardo, deixa no max 30 psi na entrada da pistola que ta ok. blz assim que testar fale se conseguiu.
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mas então, como é essa tinta pu fosca?
Eu tenho preto semi brilho aqui em pu..existe um realmente fosco?
Responder