distrbuidor dinamico, igniçao,gerenciador turbo,sensor map
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
Rafaelo,
O vácuo do avanço não fica antes da borboleta?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Não tenho Monza :(
Senhores, tem como conseguirem me explicar, qual a função deste avanço a vácuo?500EF escreveu:Rafaelo,
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
- 500EF
- MODERADOR
Correção da curva de avanço de acordo com a carga (pé direito).
A outra parte do avanço (centrífugo) é linear em função da rotação.
A outra parte do avanço (centrífugo) é linear em função da rotação.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
nao, é sempre depois dela. nao conheço o 2E a fundo mais acredito que é depois. no solex simples que eu tinha era na base do carburador por um micro furo embaixo da borboleta. o MAP do EFI tem um micro furo e pelo que lembro saia bem embaixo da aba da borboleta. no 2E deve ser mais nao posso te confirma por nao conhecer ele afundo. acredito que seja tambem. pela logica500EF escreveu:Rafaelo,
----
quem desliga o avanço a vacuo tem menos avanço do que se estivesse ligado, geralmente se sente uma piora em marcha lenta,e principalmente na faixa torque, ja em alta rpm potencia de pico nao sente nenhuma alteraçao. é por isso que quando se faz o ajuste do APMS(avanço fixo e inicial) com a pistola, tem que se desligar o avanço a vacuo. pq ele estaria acrecentando o maximo que o diafragma pode oferecer... lenta 35kpa daria suponhamos +12° entao estaria mentindo por 12°a mais...
outro detalhe, nao sei se repararam, mais o avanço centrifugo nao gera avanço na lenta. <1100rpm ele nao atua... so depende do avanço inicial que pode ser 10APMS°e no caso o a vacuo que ofereceria +12° nessa condiçao de lenta 35kpa.
é bem legal o estudo de igniçao e mapas. é uma das coisa mais dificil de uma eng de motores. pq ela depende de tudo no motor,taxa,cil,n° cil,torque,comb,temp,temp ar,por ae vai...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
Bom. Eu ainda acho que tudo isso está baseado na informação invertida do funcionamento do avanço à vácuo.
No meu carro eu sei que ela é antes. Vou tirar uma foto hoje à noite e depois posto aqui.
E nos carburados, achei esta explicação do Carlos Freire para um erro que já vi reportado aqui no fórum muitas vezes (inversão das mangueiras)
No meu carro eu sei que ela é antes. Vou tirar uma foto hoje à noite e depois posto aqui.
E nos carburados, achei esta explicação do Carlos Freire para um erro que já vi reportado aqui no fórum muitas vezes (inversão das mangueiras)
Edit: Só acrescentando, o que eu entendo do funcionamento do avanço à vácuo é que ele vai dar mais avanço em acelerações parciais e acelerações rápidas. Na lenta ou em plena carga, ele não atua. E o quanto vai ser avançado a mais vai depender do quanto apertou o acelerador. Por isso que eu disse que se plotar a curva linear do centrífugo com todas as possibilidades de avanço de acordo com a carga aplicada deve encontrar algo como o primeiro 3D que postou, com uma "onda" mais alta na região central. Claro que este sistema faz isso de uma forma mais rudimentar e não leva em consideração o mesmo número de variáveis que uma injeção consegue. Mas não é tão desprovido assim, como uma reta somente em função de rotação e pronto... :smt023Carlos A. Freire escreveu:No carburador 2E7, na base e parte de trás, voltada para o para brisas, do lado direito do carro fica a mangueira do avanço a vácuo e do lado esquerdo a mangueira do desafogador do carburador.
O desafogador recebe vácuo constante e o avanço só quando o motor entra em alta rotação. No Monza essas mangueiras se cruzam.
Se inverter, o desafogador não cumprirá seu papel corretamente ao puxar o afogador e, o avanço vai atuar em marcha lenta, deixando o motor com ponto de avanço inicial muito adiantado.
Abs,
Carlos Freire
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
que estranho, eu sempre soube que motor com mais carga precisam de menos avanço, e motor sem carga precisam de mais avanço. tanto é que tu mesmo viu no mapa original tirado da ECU do C20NE.
*agora que eu vi que o diagrama do manual de reparo do monza na tabela avanço por vacuo(carga) ta "invertido" no grafico: ta gerando mais avanço com mais carga
0 mmgh sao equivalentes a 0 kpa(vacuo absoluto)
100 mmgh sao equivalentes a 13 kpa(vacuo altissimo- desaceleraçao alta)
250 mmgh sao equivalentes a 33 kpa(vacuo de lenta quente)
400 mmgh sao equivalentes a 53 kpa(vacuo medio ou baixa carga)
750 mmgh sao equivalentes a 100 kpa(sem vacuo ou alta carga ou motor desligado)
exemplo generico de mapa de igniçao da MS. como falei antes, motor com mais carga geram menos vacuo,e precisam de menos avanço... ficam mais proximos da pressao atm que seria "100kpa". motores com menos carga geram mais vacuo e precisam de mais avanço. é so ver em uma desaceleraçao forte, o motor fica sem carga e pega muito vacuo, dae precisa de mais avanço.

mais informaçao sobre mapa de igniçao. abram e vejam voces mesmo as informaçoes contida ali direto da fonte. poderia falar de outras ECU prog daria no mesmo, é a mesma coisa...
http://www.megamanual.com/ms2/ign_timing.htm
In general:
Low MAP (low engine load) = more spark advance motor com baixa carga precisam de mais avanço.
High MAP (high engine load) = less spark advance motor com alta carga precisam de menos avanço.
Low CLT (cold engine) = more spark advance
High CLT (warm engine) = less spark advance
Low RPM = less spark advance
High RPM = more spark advance
low map = vacuo.
high map = pressao atmosferica.
*eu tenho um distribuidor aqui do monza 1.6 e o solex tambem, depois faço uma analize. talvez o distribuidor a vacuo trabalhe invertido. dae aquele diagrama de reparo da parte da igniçao pelo vacuo estaria certo. vamos ver, depois eu coloco o resultado disso.
mais de qualquer forma oque expliquei,e a parte do avançoXcarga nao muda
so fica a duvida se o avanço por vacuo do monza funciona positivo com vacuo ou sem vacuo. VEREMOS
*agora que eu vi que o diagrama do manual de reparo do monza na tabela avanço por vacuo(carga) ta "invertido" no grafico: ta gerando mais avanço com mais carga

0 mmgh sao equivalentes a 0 kpa(vacuo absoluto)
100 mmgh sao equivalentes a 13 kpa(vacuo altissimo- desaceleraçao alta)
250 mmgh sao equivalentes a 33 kpa(vacuo de lenta quente)
400 mmgh sao equivalentes a 53 kpa(vacuo medio ou baixa carga)
750 mmgh sao equivalentes a 100 kpa(sem vacuo ou alta carga ou motor desligado)
exemplo generico de mapa de igniçao da MS. como falei antes, motor com mais carga geram menos vacuo,e precisam de menos avanço... ficam mais proximos da pressao atm que seria "100kpa". motores com menos carga geram mais vacuo e precisam de mais avanço. é so ver em uma desaceleraçao forte, o motor fica sem carga e pega muito vacuo, dae precisa de mais avanço.

mais informaçao sobre mapa de igniçao. abram e vejam voces mesmo as informaçoes contida ali direto da fonte. poderia falar de outras ECU prog daria no mesmo, é a mesma coisa...
http://www.megamanual.com/ms2/ign_timing.htm
In general:
Low MAP (low engine load) = more spark advance motor com baixa carga precisam de mais avanço.
High MAP (high engine load) = less spark advance motor com alta carga precisam de menos avanço.
Low CLT (cold engine) = more spark advance
High CLT (warm engine) = less spark advance
Low RPM = less spark advance
High RPM = more spark advance
low map = vacuo.
high map = pressao atmosferica.
*eu tenho um distribuidor aqui do monza 1.6 e o solex tambem, depois faço uma analize. talvez o distribuidor a vacuo trabalhe invertido. dae aquele diagrama de reparo da parte da igniçao pelo vacuo estaria certo. vamos ver, depois eu coloco o resultado disso.
mais de qualquer forma oque expliquei,e a parte do avançoXcarga nao muda

- 500EF
- MODERADOR
Depende de onde está sendo medido este vácuo.
Vácuo no coletor é uma coisa (borboleta fechada = muito vácuo).
Vácuo na TBI é outra (borboleta fechada = nada de vácuo).
E o avanço mecânico à vácuo fica na TBI (antes da borboleta).
Vácuo no coletor é uma coisa (borboleta fechada = muito vácuo).
Vácuo na TBI é outra (borboleta fechada = nada de vácuo).
E o avanço mecânico à vácuo fica na TBI (antes da borboleta).
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
mesma coisa na pratica. isso nao muda, podem colocar um vacuometro na conecçao em cima da borboleta, e embaixo da borboleta(coletor) pra voces verem. nao tem diferença o ponto da pressao. se pegar vacuo do coletor ou em cima da borboleta da na mesma.
acabei de ver no meu solex simples e a tomada do vacuo avanço é na parte de cima(furo) da borboleta mesmo. mais como falei, isso pouco diferente na pratica, se coloca ali ou no coletor.
façam um teste pra ver, troquem de lugar am angueira, tirem da base do carburador e coloquem na tomada distribuidora de vacuo do coletor.
como tinha imaginado a P... do manual ta invertida. olhem o video que fiz agora:
girar pro lado radiador atrasa!
girar pro lado parabrisa adianta!
puxar vacuo no avanço a vacuo adianta!
sem vacuo no avanço a vacuo fica 0°!
ta facil interpretar isso, reparem quando eu faço vacuo com a boca e depois solto a mangueira volta pra 0° novamente :smt023
LOL - vai contra os principios do motor otto, vai contra oque os fabricante de pistola avanço dizem, vai contra tudo.

nao é atoa que os fabricantes de pistola de ponto pedem pra tirar o avanço a vacuo na lenta pro ajuste...
ninguem quer adiantar na mediçao do APMS inicial rsrsrsrsrs. tirem suas conclusoes, o diagrama do manual de reparo diz que quanto Mais Vacuo é Menos Avanço. uahauahauha totalmente fora da realidade com vimos no video.
acabei de ver no meu solex simples e a tomada do vacuo avanço é na parte de cima(furo) da borboleta mesmo. mais como falei, isso pouco diferente na pratica, se coloca ali ou no coletor.
façam um teste pra ver, troquem de lugar am angueira, tirem da base do carburador e coloquem na tomada distribuidora de vacuo do coletor.
como tinha imaginado a P... do manual ta invertida. olhem o video que fiz agora:
girar pro lado radiador atrasa!
girar pro lado parabrisa adianta!
puxar vacuo no avanço a vacuo adianta!
sem vacuo no avanço a vacuo fica 0°!
ta facil interpretar isso, reparem quando eu faço vacuo com a boca e depois solto a mangueira volta pra 0° novamente :smt023
LOL - vai contra os principios do motor otto, vai contra oque os fabricante de pistola avanço dizem, vai contra tudo.

nao é atoa que os fabricantes de pistola de ponto pedem pra tirar o avanço a vacuo na lenta pro ajuste...