Monza SL/E 88 do Hartz 88
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza SL/E 88 do Hartz 88
Bacana isso de cuidado com o monza... eu sigo bastante isso, quando tenho tempo.. hehehe;
Parabens Hartz... monzao tá show e merece cuidado mesmo!
MAs no meu caso minha garagem é COMPLETAMENTE ABERTA, ao ar livre.
Não uso capa nenhuma, acho melhor assim.... oq vcs recomendam... capa ou nao??
To com essa duvida desde que me mudei para o Ap novo...
No momento encero ele com a Collinite 915, e limpo-o com os panos de microfibra e tal.... Mas nada de capa... oq vcs acham?
No momento encero ele com a Collinite 915, e limpo-o com os panos de microfibra e tal.... Mas nada de capa... oq vcs acham?
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
hehehe, a conversa tá prolongada...
Eu uso a gran prix lata preta (melhor cera para o meu bordô) com um pouco de tinta do carro... sumiu muito arranhão uns picados de brita na parte da frente do capô, que veio junto no meu monza... é um brilho intenço :smt023
Tenho os meus panos especiais para tirar o pó e o de encerar, e de reativar o brilho sem cera, tudo coisas da minha esperiência de tanto limpar, esfregar, hehehehe. No meu ex monza branco, era tudo diferente, o esquema de brilhar...
EVITO lavar o carro, é só pano umido e depois de seco, o pano para abrir o brilho...
De 2 a 3 meses que encero geral..., no mais, é só os pretiadores nos plasticos e pneus (bem vagabundo mesmo)
Mas tenho guardado, para casos e momentos especiais um renovador de plasticos e borrachas, esse é muito bom.

Eu uso a gran prix lata preta (melhor cera para o meu bordô) com um pouco de tinta do carro... sumiu muito arranhão uns picados de brita na parte da frente do capô, que veio junto no meu monza... é um brilho intenço :smt023
Tenho os meus panos especiais para tirar o pó e o de encerar, e de reativar o brilho sem cera, tudo coisas da minha esperiência de tanto limpar, esfregar, hehehehe. No meu ex monza branco, era tudo diferente, o esquema de brilhar...
EVITO lavar o carro, é só pano umido e depois de seco, o pano para abrir o brilho...
De 2 a 3 meses que encero geral..., no mais, é só os pretiadores nos plasticos e pneus (bem vagabundo mesmo)
Mas tenho guardado, para casos e momentos especiais um renovador de plasticos e borrachas, esse é muito bom.
Jocelei Gonçalves
Taquara-RS
[email protected]
Chevrolet Monza GL 95/95 2.0 E.F.I. 110CV Gasolina Bordô 4pt - Ar - Direção - Vidros, travas e mala elétricos - Volante regulável - Etc
Monza SL 88/88 1.8 Alcool 2pt Branco viewtopic.php?f=33&t=12141&start=175
Taquara-RS
[email protected]
Chevrolet Monza GL 95/95 2.0 E.F.I. 110CV Gasolina Bordô 4pt - Ar - Direção - Vidros, travas e mala elétricos - Volante regulável - Etc
Monza SL 88/88 1.8 Alcool 2pt Branco viewtopic.php?f=33&t=12141&start=175
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Lavagem de carro a seco é uma conversa bem controversa à cuidar da pintura sem riscar, pois é praticamente impossível limpar um carro retirando as sujeiras da pintura sem um meio lubrificante e removedor que é a mistura água/shampoo. Mesmo usando produtos para lavagem a seco a fricção de passar um pano esfregando a sujeira na pintura já risca...
Veja bem galera, um carro pode brilhar mesmo com a pintura toda riscada... Isso é relativo... A questão de brilho está mais relacionada com a camada externa do verniz do que com riscos, portanto é totalmente possível ter uma pintura brilhosa e totalmente impregnada de micro riscos que são vistos a luz do sol. Agora uma pintura sem risco nenhum porém, com verniz queimado não terá brilho por motivos óbvios.
Cera da gran prix, não é cera boa pra usar sempre, ela é cera limpadora, ou seja, ela tem poder de abrasividade, e com uso constante ela vai levando seu verniz embora... São ceras para serem usadas a cada 45 dias mais ou menos...
Elas "tiram" os riscos porque elas "tapam" eles, logo depois de encerado o carro fica lindo, lavou umas 3 vezes já começa a voltar tudo...
O processo correto de correção de pintura é o correto nivelamento da camada externa do verniz, tirando riscos fundos, médios, rasos e, por último os micro riscos que é retirado no processo de lustro.
Para fazer um serviço desses é praticamente impossível fazer na mão e com um produto só.
É preciso ter uma máquina politriz ou roto-orbital, usar no MÍNIMO 3 boinas, e no MÍNIMO 3 produtos, isso só pro polimento, ou seja correção da pintura... Depois de tudo isso, a pintura fica lisa, sem riscos, micro-riscos, riscos em desenho de teia de aranha, risco que forma hologramas, marcas dágua, em fim... A pintura fica um espelho, daí que tiraram o nome de "espelhamento", que é na verdade o polimento técnico da pintura.
Depois disso e devidamente lavado o carro para retirar os resquícios dos produtos, é aplicado uma cera seladora que faz um filme de proteção sobre o verniz, evita de grudar sujeiras, repele água que, consequentemente repele barro e pó com água, protege a pintura dos raios UV, de fezes de pássaros. Depois de esperado a cura do selador que geralmente gira em torno de 8 horas, é que é aplicado cera de CARNAÚBA, essa SIM puxa o brilho do carro... além de aumentar ainda mais a repelência de agentes externos.
Existem ceras seladoras que chegam a durar 1 ano, e as ceras de carnaúba duram em média 1 mês a depender do clima, se chove muito ou não, mas a aplicação delas é tão simples que pode ser aplicado a cada 15 sem problemas apos as lavagens...
Aplicar gran prix é sofrimento perto de uma cera de VERDADE...
Veja bem galera, um carro pode brilhar mesmo com a pintura toda riscada... Isso é relativo... A questão de brilho está mais relacionada com a camada externa do verniz do que com riscos, portanto é totalmente possível ter uma pintura brilhosa e totalmente impregnada de micro riscos que são vistos a luz do sol. Agora uma pintura sem risco nenhum porém, com verniz queimado não terá brilho por motivos óbvios.
Cera da gran prix, não é cera boa pra usar sempre, ela é cera limpadora, ou seja, ela tem poder de abrasividade, e com uso constante ela vai levando seu verniz embora... São ceras para serem usadas a cada 45 dias mais ou menos...
Elas "tiram" os riscos porque elas "tapam" eles, logo depois de encerado o carro fica lindo, lavou umas 3 vezes já começa a voltar tudo...
O processo correto de correção de pintura é o correto nivelamento da camada externa do verniz, tirando riscos fundos, médios, rasos e, por último os micro riscos que é retirado no processo de lustro.
Para fazer um serviço desses é praticamente impossível fazer na mão e com um produto só.
É preciso ter uma máquina politriz ou roto-orbital, usar no MÍNIMO 3 boinas, e no MÍNIMO 3 produtos, isso só pro polimento, ou seja correção da pintura... Depois de tudo isso, a pintura fica lisa, sem riscos, micro-riscos, riscos em desenho de teia de aranha, risco que forma hologramas, marcas dágua, em fim... A pintura fica um espelho, daí que tiraram o nome de "espelhamento", que é na verdade o polimento técnico da pintura.
Depois disso e devidamente lavado o carro para retirar os resquícios dos produtos, é aplicado uma cera seladora que faz um filme de proteção sobre o verniz, evita de grudar sujeiras, repele água que, consequentemente repele barro e pó com água, protege a pintura dos raios UV, de fezes de pássaros. Depois de esperado a cura do selador que geralmente gira em torno de 8 horas, é que é aplicado cera de CARNAÚBA, essa SIM puxa o brilho do carro... além de aumentar ainda mais a repelência de agentes externos.
Existem ceras seladoras que chegam a durar 1 ano, e as ceras de carnaúba duram em média 1 mês a depender do clima, se chove muito ou não, mas a aplicação delas é tão simples que pode ser aplicado a cada 15 sem problemas apos as lavagens...
Aplicar gran prix é sofrimento perto de uma cera de VERDADE...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
Pessoal, deixem seus depoimentos sobre detalhamento automotivo no tópico que eu criei pra isso, seria legal reunir todas essas informações lá.
http://monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=11&t=24530
Como o Silva disse, um carro pode brilhar muito, mas ser cheio de riscos... carro preto então... O prisma da minha irmã brilha muito, mas é cheio de micro-riscos, porém, somente pessoas detalhistas notam, a maioria nem percebe, rs...
Como o Silva disse, um carro pode brilhar muito, mas ser cheio de riscos... carro preto então... O prisma da minha irmã brilha muito, mas é cheio de micro-riscos, porém, somente pessoas detalhistas notam, a maioria nem percebe, rs...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
- avvsilva
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
Olá vrsilva, obrigado pelas dicas sobre conservação da pintura, realmente você demonstra que entende muito bem sobre o assunto e aplica ao seu carro. Aproveito, peço licença ao Hartz, e peço uma opinião sua? O que acha daquela cera Perfect-It da 3M? Encerei meu carro com ela, gostei do resultado, me parece durável porque mesmo 1 mês depois a água fica em gotas sobre a lataria. Mas a lataria não fica com aquele tato macio por muito tempo como já experimentei com outras ceras, por isso a dúvida. O que acha dela?vrsilva escreveu:Legal Hartz, é que lendo algo escrito por outra pessoa pode ter inúmeras interpretações, aí se sabe como é né... prefiro me ajoelhar para dizer algum comentário como este para evitar que as pessoas entendam errado...
Quanto ao TNT eu conheço ele sim, é um tecido bem fino que se rasga na mão até, pra este tipo de situação realmente ele deve resolver bem...
Realmente concordo que os PURISTAS do ramo de "Car Care" exageram um pouco... Mas é que tem capas no mercado que são bem vagabas e nunca é demais o alerta...
Com relação a essa poeira que fica em cima do carro, pra quem gosta de manter o carro SEMPRE limpo e ainda brilhoso existem os produtos chamados de "Quick Detailer" a Meguiar's tem dele, custa caro, acho que uns 50 conto, mas esse produto dá pra usar tranquilamente com essa poeira em cima do carro, é só aplicar sobre a pintura e passar um pano de micro-fibra em seguida, tem que ser micro-fibra senão vai riscar...
Eu sou MUITO chato com relação aos cuidados da pintura.
Eu lavo meu carro usando luvas de tentáculos de micro-fibra para as partes altas do carro, shampoo 3M (muito bom), dois baldes sendo, 1 para a mistura do shampoo, e outro balde maior com água somente.
Este balde somente com água eu uso para enxaguar a luva depois de lavar uma parte do carro, exemplo, começo lavando teto, depois de lavar bem, vou com a luvas no balde de água e chacoalho bem ela dentro para retirar toda e qualquer sujeira que esteja grudada nela, dessa maneira evita dessas sujeiras riscarem a pintura.
Pode parecer besteiras, mas uma lavagem de maneira errada não risca o carro, mas toda semana lavando o carro com camisetas velhas, panos velhos e imundos, esponjas de colchões, ou espumas, em questão de uns 6 meses o carro está totalmente sem brilho, claro que não vai ficar opaco e fosco, mas perde o brilho por conta de micro-riscos...
Outra coisa encerar o carro é uma coisa, polir é outra, tem pessoas dizendo aí que é só manter o carro sempre polido... Massa N2 é praticamente uma lixa, ela enche o carro de hologramas, se o carro for de cor escura, ao sair no sol dá pra ver TODOS os riscos feitos com a massa, se usar estopa então.... VÉXIIII!!!
Polimento é SOMENTE para CORREÇÃO da pintura, para dar brilho é CERA DE CARNAÚBA.... Não mais que isso...
Um carro BEM cuidado, se faz polimento na pintura uma vez apenas, no máximo a cada 2 anos, MÁXIMO... Pois se manter ele sempre protegido com CERA, e CERA SELADORA, nunca terá problemas com o carro...
E tem aquela né, NUNCA DEIXAR O CARRO DEBAIXO DE ARVORE... É muito melhor deixar no sol, do que embaixo de arvores, elas soltam seivas, seja em gotas grandes ou pequenas, e isso com o tempo mancha o verniz.
Outra coisa que arvore atrai pássaros, e as cag@das dos bixinhos mancham também, e aquilo é BEM difícil de tirar, as vezes só com polimento, mas aí, há de polir TODA A PEÇA, e não somente o local, para manter a camada de verniz sempre uniforme.
E NUNCA polir carro com lataria quente, isso faz manchar mais ainda a lata, faz secar a massa/cera que dificulta e MUITO a retirada...
Cara eu ficaria um dia inteiro escrevendo como cuidar da pintura de um carro... Leio MUITO sobre isso, apesar do meu carro não ser um exemplo de pintura linda... Mas sempre sigo o máximo que posso $$$ se é que me entende... (casamento esse ano, e apartamento pra mobiliar, é tenso... )
Mas é isso aí galera... Mantenham os seus monzões sempre lindos...
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
Aquela "maciez", se não me engano, quem proporciona isso é o silicone que tem na cera. Os produtos 3m são bonzinhos, mas muito caros e as vezes mascaram o carro.
Gosto muito dos Lincoln. Bom, fácil de aplicar, ótimo resultado e BEM barato!
Gosto muito dos Lincoln. Bom, fácil de aplicar, ótimo resultado e BEM barato!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
-
Sei não cara como o carro fica no sol e chuva, fico com medo que a capa possa estragar a pintura de alguma forma...
Eu ia recomendar vc comprar aqueles tapa para brisa na frente e atrás, fechar ele no insu film bem escuro de preferencia profissional, e manter ele limpo e enceirado...
Desse jeito, mesmo no sol, não acredito que a pintura vá pro saco rapidamente... Manter o carro enceirado já conserva bem a pintura da máquina...
VrSilva o que o Diego falou é real, posta esse seu relato no tópico de estética automotiva ae fica fácil para todos nós ficarmos 'de olho' no que podemos fazer para manter a máquina sempre em dia !
Abraço a todos !
Abração !
Eu ia recomendar vc comprar aqueles tapa para brisa na frente e atrás, fechar ele no insu film bem escuro de preferencia profissional, e manter ele limpo e enceirado...
Desse jeito, mesmo no sol, não acredito que a pintura vá pro saco rapidamente... Manter o carro enceirado já conserva bem a pintura da máquina...
VrSilva o que o Diego falou é real, posta esse seu relato no tópico de estética automotiva ae fica fácil para todos nós ficarmos 'de olho' no que podemos fazer para manter a máquina sempre em dia !
Abraço a todos !
Abração !
Nelson osorio escreveu:Bacana isso de cuidado com o monza... eu sigo bastante isso, quando tenho tempo.. hehehe;
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Ou ignoram..Diego Paiva escreveu:Pessoal, deixem seus depoimentos sobre detalhamento automotivo no tópico que eu criei pra isso, seria legal reunir todas essas informações lá.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.