Confiabilidade no Monza - O quanto você confia no teu

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Confiabilidade no Monza - O quanto você confia no teu

Mensagem não lida por xande do abv »

ja tive um 1986 a alcool por 5 anos e o atual a 4 anos nunca :smt018 eles subiram numa plataforma de reboque se depender de mim dono de reboque vai a falencia :mrgreen: :shock: :smt023 :smt023
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

josé guilherme escreveu:no mpfi nao tem esse problema?
No Monza MPFI tem o sensor de massa de ar (acho que é esse o nome), é uma peça extremamente cara, de manutenção cara, se der pau e não tiver conserto, simplesmente fica na mão tendo que pagar os absurdos por uma recondicionada.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva

gabri_hawk escreveu:
vrsilva escreveu:Como falei Gabri... o meu é original de fábrica, o Carlos Freire também não tem dores de cabeça com o HEI, e eu no meu ex-monza usei por muito tempo o HEI da marca MTE que todos aqui do fórum condenam...
Fala Vrsilva ! Tenho um amigo com um Kadett EFI que também nunca deu pau no Hey dele nÃo , que bom !!! Fico feliz por vocês e que Deus queira que continue assim !!! :) Agora estatísticamente esse esse Hey é triste :( . O chato é que não há como saber quando ,e se o regulador do alternador poderá te sacanear aí fica uma parada meio "roleta russa" tá ligado ? Some a isso o excesso de calor ... Eu sei que o seu MTE tá firme e forte graças a Deus , já um outro amigo meu mecânico experiente desistiu do Kadett dele por causa do HEY . Usou original e MTE , pasta térmica verificou a tensão etc... passava um tempo e queimava . Pura falta de sorte sei lá :?
Seu amigo pode ser experiente em alguma coisa, mas teimoso em insistir e analisar todo o sistema para a correção, isso ele não é... Não sei seu grau de amizade com ele, mas para mim é um trocador de peças.
O HEI não tem tanto segredo como falam... é um módulo de ignição eletrônica, ele precisa ter uma qualidade boa na alimentação dele para não fritar o transistor de potência que tem dentro dele, se a alimentação estiver ruim o componente se sobre aquece chegando a queimar, pode ser Delphi, original GM, MTE, qualquer um vai fritar.
A diferença entre um Delphi e um MTE é que, a Delphi manda fabricar o módulo com componentes de primeira linha, ou seja, aqueles componentes perfeitos, com baixíssima margem de erro. Já os da MTE pode até ser que comprem componentes por encomenda, mas é certo que não possuem a mesma qualidade. Portanto nesse caso eles aguentam menos que um Delphi, mas isso não é normal, se está queimando é porque tem coisa errada... Até o aterramento do bloco pode danificar o HEI...

Se a pessoa tem a total certeza de que tudo está devidamente revisado, não tem porque ficar com um pé atrás por conta do HEI, agora se a pessoa tem dúvidas de pontos críticos do próprio carro, aí é pra desconfiar MESMO...

Pra quem não é da área de Elétrica/eletrônica/mecatrônica não entende o porque deste módulo queimar tanto e aparentemente com certa facilidade, mas acontece que todo e qualquer carro é um gerador de ruídos, picos de tensão, e ainda de ondas eletromagnéticas, a ignição de um carro gera muito ruído, e esse ruído todo é jogado no aterramento, que é a lataria inteira do carro e bloco do motor, TUDO que está ligado no carro está sujeito a ter interferências em seu funcionamento, até rádio pode ter mau funcionamento num carro por conta de problemas no sistema de alimentação e ignição.
Já se perguntou porque que os rádios de carro são todos de metal a carcaça? É pra isolamento de tudo que é ruído que o aparelho pode receber.

Veja os alarmes por controle remoto, eles se popularizaram de um modo geral só em 97 pra cá, se for pensar bem é MUITO recente, mas porque?
Porque simplesmente os caras ficavam loucos com os problemas que encontravam de ruídos nos carros... Muitos fabricantes de alarmes por controle remoto desistia da ideia, sistema de controle por rádio frequência é bem antiga, mas qualquer ruído que entrar no circuíto poem o sistema por água abaixo....
Dessa época só a positron sobreviveu, por isso que antigamente os alarmes eram quase todos na tranca da porta, virando chave, segurando a chave por um tempo, ou imã como no monza, em fim...

Acho que deu pra entender um pouco do mistério por de trás das queimas de módulo HEI...

O meu atual não é MTE, é original GM de fábrica, ou seja, desde 1994 meu monza nunca teve o módulo HEI queimado... E o dia que queimar não vou ficar chorando e fazendo velório, basta por um novo e aceitar isso como vitória, quase 20 anos no carro.

Meu pai sempre me falava, carro é igual à um relógio, uma engrenagem que estiver fora do lugar ou danificada, poem todo o conjunto em mal funcionamento.
josé guilherme
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por josé guilherme »

xande do abv escreveu:ja tive um 1986 a alcool por 5 anos e o atual a 4 anos nunca :smt018 eles subiram numa plataforma de reboque se depender de mim dono de reboque vai a falencia :mrgreen: :shock: :smt023 :smt023
o meu ta a 16 e meio e tbm nunca subiu numa
̶m̶o̶n̶z̶a̶ ̶s̶l̶/̶e̶ ̶1̶9̶8̶5̶ ̶p̶r̶a̶t̶a̶ ̶a̶n̶d̶i̶n̶o̶
ford focus 1.6 2003/04 prata geada
corsa maxx 1.8 2005 prata escuna
gabri_hawk

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Pra quem não é da área de Elétrica/eletrônica/mecatrônica não entende o porque deste módulo queimar tanto e aparentemente com certa facilidade, mas acontece que todo e qualquer carro é um gerador de ruídos, picos de tensão, e ainda de ondas eletromagnéticas, a ignição de um carro gera muito ruído, e esse ruído todo é jogado no aterramento, que é a lataria inteira do carro e bloco do motor, TUDO que está ligado no carro está sujeito a ter interferências em seu funcionamento, até rádio pode ter mau funcionamento num carro por conta de problemas no sistema de alimentação e ignição.
Ondas eletromagnéticas, ruídos , oscilações harmônicas indesejadas são suprimidas de uma maneira simples : Qualidade de projeto. Isso inclui : Aterramento eficiente ,Layout adequado do impresso , filtros dimensionados nas etapas de excitação dos drivers, blindagem, qualidade dos componentes etc. Mas a GM sequer pensou em colocar uma proteção contra picos de tensÃo !!! HAHAHAHHAHA !!! Você é da Eletrônica/Mecatrônica como eu e sabe que isso é ridículamente fácil de se fazer.Ora, projetar um Hey sensível a ruídos pra mim é o fim da picada. Ou o sistema em si não presta, ou existe muita mais muita irresponsabilidade de quem o fabrica . Tem mó galera aqui com EFI que cuida muito bem da manutenção de seus carros e andam com módulos reservas na mala. A conclusão óbvia é que há algo de errado com o PROJETO do carro. Por favor não se ofenda , mais isso é como estar sempre esperando pelo pior carregando uma caixinha de surpresa :smt031 . Agora tem que se considerar também que TODO CARRO tem suas fraquezas :smt023
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
xande do abv
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991

Mensagem não lida por xande do abv »

conversa que eu não entendo e minho cala :mrgreen: :smt005 :smt023
vrsilva

Concordo com o que foi dito Gabriel, porém vale lembrar que o projeto EFI do monza é BEM antigo, e na europa onde o carro foi desenhado eles nunca deviam sofrer com aquecimento do módulo HEI.
Claro que não é um projeto perfeito, mas funciona a 19 anos no meu carro... Assim como funciona em outros...

E concordo que a GM poderia MUITO bem ter atualizado o sistema por um módulo melhor...
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por avvsilva »

vrsilva escreveu:Concordo com o que foi dito Gabriel, porém vale lembrar que o projeto EFI do monza é BEM antigo, e na europa onde o carro foi desenhado eles nunca deviam sofrer com aquecimento do módulo HEI.
Claro que não é um projeto perfeito, mas funciona a 19 anos no meu carro... Assim como funciona em outros...

E concordo que a GM poderia MUITO bem ter atualizado o sistema por um módulo melhor...
Vrsilva, essa injeção eletrônica Multec dos Monza EFI também foi utilizada na Europa?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Responder