Pressão alta no reservatório de água

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
avcasella
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Pressão alta no reservatório de água

Mensagem não lida por avcasella »

Oí pessoal.
Estou com problema e gostaria de saber se alguém tem alguma dica para resolver.

O problema:
Logo que ligo o carro almenta a pressão no sistema de água, ficando extremamente perigoso abrir o reservatório depois de alguns minutos de funcionamento.

Sintoma:
Se ligar o carro com o reservatório de água aberto, começa a aparecer ar saindo de dentro, e empurrando toda água para fora. Sendo impossível completar a águal com o carro ligado.
Com isso surgiram vazamentos de água, que são resolvidos assim que aparecem, como mangueiras, bomba de água, mas tenho receio de alguma peça não suportar a pressão a qualquer momento, etc.

Causa mais provável:
Pressão da camera de combustão passando para o sistema de refrigeração.

Outras informações:
Baixa água constantemente, mas a cor do óleo permanece normal, o nível do óleo abaixa mas não chega a ser um exagero, visto que o carro esta fumando um pouco, fumaça preta de óleo queimado.
Estou rodando com o carro assim a muito tempo, 4 anos para se sincero (desculpe pelo mau trato, mas a grana esta curta para arrumar e tive de comprar outro carro para a esposa, já programei uma reforma total para julho mas não queria gastar mais com o motor).
Sempre completo a água antes de sai de casa.
O problema começou quando o radiador literalmente explodiu, vazando toda água imediatamente, e a temperatura subiu muito.

Solução: ????
Vou ter de retificar o motor? Será que há alguma maneira de não precisar retificar?
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Carlos A. Freire
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Re: Pressão alta no reservatório de água

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pela descrição do problema, ou seja, pressão no sistema com motor frio indica um problema de junta de cabeçote queimada, onde a água está invadindo a câmara de explosão. Remova as velas e verifique se tem alguma delas com oxidações ou ferrugens, indicando que está recebendo água.

Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: Pressão alta no reservatório de água

Mensagem não lida por waldir »

avcasella,

certamente vc não usa aditivo no seu 89 então é provável que o faceamento das galerias do cabeçote estejam corroídas. Será preciso encher com solda e aplainar e trocar a junta. De quebra trocar retentores e examinar válvulas, esperando que o problema não seja nos cilindros + anéis por estar queimando óleo.

O fato de não contaminar o óleo (por sorte) é que a junta não rompeu dando passagem de água para o óleo. Se ocorrer vai ter que parar e fazer o reparo.

Quanto mais tempo roda com esta anomalia pior vai ficando até parar e talvez inviabilizar qualquer conserto.
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rafamts
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Re: Pressão alta no reservatório de água

Mensagem não lida por rafamts »

Avcasella, siga o que o Carlos e o Waldir comentaram. Sobre o reparo no cabeçote não tão difícil, desde que tenha algum conhecimento de mecânica ( o fórum vai te ajudar MUITO!) e também ferramental disponível para o serviço.

Abraço,
Rafael
avcasella
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Re: Pressão alta no reservatório de água

Mensagem não lida por avcasella »

Estou preocupado com o custo!!!
Segunda-feira pedirei para um mecânico, verificar as velas, para ter uma idéia do estado do motor, ver se ter ferrugem.
Tenho algumas ferramentas que posso abrir o motor e também boa noção de mecânica, tenho paquimetro digital que posso medir os desgastes das peças, mas não sei se conseguirei identificar problemas ao abrir o motor.
Não tenho condições de tirar o motor do carro.
Se eu abrir o motor precisarei também encontrar um vazamento de óleo que esta melecando o cano de escape.
Mas já ficarei muito feliz se eu conseguir resolver o problema da pressão alta na água.
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rafamts
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Re: Pressão alta no reservatório de água

Mensagem não lida por rafamts »

Avcasella, se tivesse um manômetro para teste de compressão dos cilindros ajudaria bastante no diagnóstico de problemas no motor. Vê se consegue emprestado ou manda mesmo o mecânico aferir para você.

Abraço,
Rafael
avcasella
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Re: Pressão alta no reservatório de água

Mensagem não lida por avcasella »

Oi Rafael, eu nunca houvi falar de teste de compressão dos cilindros.
Você pode me explicar mais sobre isso? Como é feita e como é ligado o manomentro.
Falarei com o mecânico sobre isso.

Grato.
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rafamts
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Re: Pressão alta no reservatório de água

Mensagem não lida por rafamts »

Avcasella, é só pedir para o mecânico verificar a compressão dos cilindros. Isso é feito com um manômetro.

Procedimento:

Depois de aquecido o motor do carro, retire todas as velas, desligue o plug da bobina de ignição e retire o fusível da bomba de combustível (k7) ou desligue o plug do bico injetor. Conecte o manômetro no local da vela e peça para alguém dar partida no carro com pedal do acelerador acionado. Quando o ponteiro do manômetro estabilizar desligue o carro. Isso deve ser feito nos quatro cilindros. A compressão dos cilindros deve variar no máximo 15psi.

Segue link de como usar o manômetro:

http://www.youtube.com/watch?v=5B9oUpYh_xA

Abraço,
Rafael
Editado pela última vez por rafamts em 25 Mar 2013, 17:02, em um total de 1 vez.
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