Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

dbzronaldo escreveu:Quer dizer que vou perder meu CB? :/ Que Legal, ela é atualizavel? então a MS# não passa de uma MS2 Atualizada?
se for é legal..
tu ia perde na outra ECU tb :lol:

sim, é atualizavel tanto hardware como software. tempos em tempos a empresa megasquirt atualiza o sistema pra nos com melhorias e novos recursos :D
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Tu não vai perder o CB Ronaldo, ele poderá marcar ainda temperatura, cronometro e a hora! Rs.
Ficará como um TID!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Olá pessoal !

A um tempo atrás tivemos uma 'discussão sadia' neste tópico a respeito da eficiência dos freios do Monza GLS 96/96, no caso com discos ventilados na frente e tambor na traseira...

Na época alguns usuários e moderadores aqui do forum postaram as suas opiniões a respeito do freio original do monza com tambor na traseira.... Eu comentei que os meus freios apresentavam fadiga rapidamente apos um uso severo (tocada BEM esportiva) e mesmo na cidade era caixão pro motorista se ele não cuidar dos freios... :smt011

Alguns usuários e moderadores afirmam que os freios do monza estando 'em dia' não apresentam fadiga rapidamente, e eu fiquei de fazer todo o meu freio para tirar a prova... :smt017

POIS BEM !

Fiz todo o freio galera, foram instalados novas pastilhas CobreQ, novos discos Vargas e utilizado Fluido de Freio Vargas DOT 4. As lonas e tambores traseiros estavam em ótimo estado, e trocar elas seria jogar 'dinheiro fora' segundo o reparador da ChevroAUTO de Jaraguá deo Sul, oficina especializada Chevrolet. Nada de vazamentos nos reparos dos tambores, tudo 100% perfeito !

Após deixar o freio novo de novo, rs rs, usei o sistema por 1000Km de modo normal, sem 'descer a lenha' como costumo fazer de vez em sempre, rs rs... Para os discos e pastilhas 'sentarem' bem...

Ai neste último final de semana peguei a serra de Pomerode e Blumenau, indo por dentro de Jaragua o Sul, e aproveitei e desci a lenha pq tinha uma S10 me incomodando (eta caminhonete manca, não anda b.o.s.t.a nenhuma essas S10 2.2 4 cilin....)... Desci a lenha pra valer na descida da serra e PARA A MINHA SURPRESA DEPOIS DE 3 CURVAS OS FREIOS JÁ ESTAVAM ABRINDO O BICO !!

Foi uso severo mesmo, mandando o pau na descida da serra, e depois de míseras 3 curvas freiando forte como num carro de competições, o freio FOI PRO SACO !

Cara não deu nem 2 km de descida e o freio, sob utilização extremamente severa e sem carga no carro, já abriu o bico... Levei outro cagaço danado !!! :smt014

Bom pra mim já ficou claro que os freios do Chevrolet Monza GLS 96/96 são uma bela porcaria, toscos mesmos, utilizaram freios de Corsa 1.NADA em uma Sedan de 1.1 Tonelada !!!!

QUE ABSURDO !!!!

Eu já sei da opinião de todos, não é necessário que ninguem responda a esta mensagem, embora se o fizerem aceito e respeito muito a opinião de todos, mas pra mim, mesmo que o freio do monza esteja em OTIMO ESTADO, ele é uma bela porcaria, um atentado a minha vida, palhaçada da GM ! (General M.e.r.d.a)

Abraço a todos e insisto em dizer que investir $$$$$ nos freios originais desse carro é pegar 250 R$ e limpar a b.u.n.d.a, pois são freios sub dimensionados e patéticos !

T+
Julio Cesar Ledo escreveu:Eu particularmente acho o Freio do Monza (Tubarão 96/96) muito mediano/ruim, com tendência grotesca a dar fadding em descidas de serra se o 'cidadão' não usar freio motor com frequência...

Se vc resolver dar uns pau por ae, na cidade, tais ferrado.... O freio vai te deixar na mão depois de 15 min acelerando...

:smt010

Acho absurdo isso, essas montadoras economizam MIXARIA e colocam a nossa vida em risco, embora o meu freio tenha discos ventilados na frente, fica só nisso, o diâmetro do disco é patético, o freio traseiro inexiste, e mesmo o sistema estando em bom estado ele não é eficiente, é muito fácil se matar com um sistema de freios patéticos como esse...

Vale lembrar que a vida útil do meu sistema está boa, nada em final de curso, pastilhas trocadas a 10.000km, lonas e reparos todos em dia e NADA de vazamentos, freio de mão perfeito..

Talvez o Monza com disco nas 4 seja bom, mas o meu que tem disco ventilado na frente e tambor na traseira é uma piada de mal gosto...

Um sedan de médio porte que pesa 1.1 tonelada e tem freios de Gol 1.NADA...... Patético.... Valeu GM por economizar em Mixaria ! Freio do meu Monza é um atentado a minha vida !! :smt021

D=
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom pra mim já ficou claro que os freios do Chevrolet Monza GLS 96/96 são uma bela porcaria, toscos mesmos, utilizaram freios de Corsa 1.NADA em uma Sedan de 1.1 Tonelada !!!!

Bom não pode generalizar, pois o meu Monza GLS 96 não é como o seu e o freio vai bem, tudo dentro do normal. A situação que descreveu não é normal, pois estava em serra e como disse estava pilotando e não conduzindo o veículo. Creio que nessa mesma condição, talvez outro veículo deve acontecer o mesmo ou ficar pior, principalmente se esse veículo for da época do projeto do Monza. Faça o mesmo com Santana por exemplo...

Não quero voltar a mesma discussão... Mas vale lembrar que o carro é dos anos 80 onde não tinha freio maiores do que o dele na época, e poucos usavam discos ventilados.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Julio Cesar Ledo escreveu:Olá pessoal !

A um tempo atrás tivemos uma 'discussão sadia' neste tópico a respeito da eficiência dos freios do Monza GLS 96/96, no caso com discos ventilados na frente e tambor na traseira...

Na época alguns usuários e moderadores aqui do forum postaram as suas opiniões a respeito do freio original do monza com tambor na traseira.... Eu comentei que os meus freios apresentavam fadiga rapidamente apos um uso severo (tocada BEM esportiva) e mesmo na cidade era caixão pro motorista se ele não cuidar dos freios... :smt011

Alguns usuários e moderadores afirmam que os freios do monza estando 'em dia' não apresentam fadiga rapidamente, e eu fiquei de fazer todo o meu freio para tirar a prova... :smt017

POIS BEM !

Fiz todo o freio galera, foram instalados novas pastilhas CobreQ, novos discos Vargas e utilizado Fluido de Freio Vargas DOT 4. As lonas e tambores traseiros estavam em ótimo estado, e trocar elas seria jogar 'dinheiro fora' segundo o reparador da ChevroAUTO de Jaraguá deo Sul, oficina especializada Chevrolet. Nada de vazamentos nos reparos dos tambores, tudo 100% perfeito !

Após deixar o freio novo de novo, rs rs, usei o sistema por 1000Km de modo normal, sem 'descer a lenha' como costumo fazer de vez em sempre, rs rs... Para os discos e pastilhas 'sentarem' bem...

Ai neste último final de semana peguei a serra de Pomerode e Blumenau, indo por dentro de Jaragua o Sul, e aproveitei e desci a lenha pq tinha uma S10 me incomodando (eta caminhonete manca, não anda b.o.s.t.a nenhuma essas S10 2.2 4 cilin....)... Desci a lenha pra valer na descida da serra e PARA A MINHA SURPRESA DEPOIS DE 3 CURVAS OS FREIOS JÁ ESTAVAM ABRINDO O BICO !!

Foi uso severo mesmo, mandando o pau na descida da serra, e depois de míseras 3 curvas freiando forte como num carro de competições, o freio FOI PRO SACO !

Cara não deu nem 2 km de descida e o freio, sob utilização extremamente severa e sem carga no carro, já abriu o bico... Levei outro cagaço danado !!! :smt014

QUE ABSURDO !!!!

Eu já sei da opinião de todos, não é necessário que ninguem responda a esta mensagem, embora se o fizerem aceito e respeito muito a opinião de todos, mas pra mim, mesmo que o freio do monza esteja em OTIMO ESTADO, ele é uma bela porcaria, um atentado a minha vida, palhaçada da GM ! (General M.e.r.d.a)

Abraço a todos e insisto em dizer que investir $$$$$ nos freios originais desse carro é pegar 250 R$ e limpar a b.u.n.d.a, pois são freios sub dimensionados e patéticos !

T+
Julio Cesar Ledo escreveu:Eu particularmente acho o Freio do Monza (Tubarão 96/96) muito mediano/ruim, com tendência grotesca a dar fadding em descidas de serra se o 'cidadão' não usar freio motor com frequência...

Se vc resolver dar uns pau por ae, na cidade, tais ferrado.... O freio vai te deixar na mão depois de 15 min acelerando...

:smt010

Acho absurdo isso, essas montadoras economizam MIXARIA e colocam a nossa vida em risco, embora o meu freio tenha discos ventilados na frente, fica só nisso, o diâmetro do disco é patético, o freio traseiro inexiste, e mesmo o sistema estando em bom estado ele não é eficiente, é muito fácil se matar com um sistema de freios patéticos como esse...

Vale lembrar que a vida útil do meu sistema está boa, nada em final de curso, pastilhas trocadas a 10.000km, lonas e reparos todos em dia e NADA de vazamentos, freio de mão perfeito..

Talvez o Monza com disco nas 4 seja bom, mas o meu que tem disco ventilado na frente e tambor na traseira é uma piada de mal gosto...

Um sedan de médio porte que pesa 1.1 tonelada e tem freios de Gol 1.NADA...... Patético.... Valeu GM por economizar em Mixaria ! Freio do meu Monza é um atentado a minha vida !! :smt021

D=
Tá nervoso ein Ledo! Normal! Rs... Cara, esqueça destes freios originais do Monza, junte uma grana pra colocar os do VEctra nele. Eu, neste mes e no outro não posso gastar nada com o carro, devido a cirurgia que farei, tenho que guardar um reserva pra alguma emergência imprevista! Mas enfim, assim que eu voltar a ativa 100%, vou meter o freio do Vectra no Monza!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Julio Cesar Ledo

Opa beleza Carlos ? Aqui tudo tranquilo....

Realmente eu concordo plenamente com vc, não foi NEM DE LONGE uso normal.... Desci a lenha mesmo cara, 140 Km/h em 3º marcha @ 6.300RPM na descida e segurando forte no freio.... Não sou de ficar andando forte em serra, mas tinha uma S10 me empurrando e colada no meu carro dando farol alto já tinha alguns metros da descida... Acabei tendo que mostrar pra ele que BOI DEITADO NÃO É VACA, e despachei o caminhãozinho rapidamente na descida da serra...

No final das contas acabamos confirmando o que já haviamos concluído anteriormente.... Os freios deste Sedan são excelentes para uso normal, mas para uso esportivo (e ae vai da definição de esportivo de cada um) não servem pra nada, absolutamente...

O meu antigo Gol pesava 900Kg contra 1.140Kg... É uma diferença muito relevante, mas o gol tinha espessura do disco e pastilha de freio bem menor que a do monza, e discos sólidos, e os freios nunca me deixaram na mão após uso SEVERO !

No final das contas eu concordo plenamente com vc, um projeto muito antigo e defasado, que embora a GM tenha utilizado o que tinha de 'melhor' no brasil na época, se mostra insuficiente para algumas situações severas...

Abraço Carlos e tudo de bom pra vc e familia !
Carlos A. Freire escreveu:

Bom não pode generalizar, pois o meu Monza GLS 96 não é como o seu e o freio vai bem, tudo dentro do normal. A situação que descreveu não é normal, pois estava em serra e como disse estava pilotando e não conduzindo o veículo. Creio que nessa mesma condição, talvez outro veículo deve acontecer o mesmo ou ficar pior, principalmente se esse veículo for da época do projeto do Monza. Faça o mesmo com Santana por exemplo...

Não quero voltar a mesma discussão... Mas vale lembrar que o carro é dos anos 80 onde não tinha freio maiores do que o dele na época, e poucos usavam discos ventilados.

Abs,

Carlos Freire
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 08 Abr 2013, 16:30, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Julio Cesar Ledo

Se vc tivesse passado o 'cagaço' que eu passei pela segunda vez com os 'freios' do Chevrolet Monza vc tb estaria, no mínimo, chateado !

rs rs

Só não borrei as cuecas pq Deus não quiz.... Fico até evergonhado de meter Deus no meio dessa nhaca toda.... Mais pra frente vou trocar cilindro mestre e hidrvácuo, embora estão em muito bom estado ainda segundo o mecânico da ChevroAuto, mas vou trocar pq quero e preciso de freios melhores dos que estão no carro...

Futuramente, quando eu torrar um pouco desses discos e pastilhas que acabei de comprar, vou trocar tudo por do Vecttra A, mas vou colocar freio a disco nas 4 rodas, nada de lonas quero freio de verdade indiferente se as lonas do vectra A é melhor que a do monza...

Abração Leo acredite ou não levei um Honda Civc 2012 1.8 16V 140 cv automatico nessa viagem, estava rodando na V-Power e com o motor absolutamente forte e revisado !!!
Leocastro escreveu:
Tá nervoso ein Ledo! Normal! Rs... Cara, esqueça destes freios originais do Monza, junte uma grana pra colocar os do VEctra nele. Eu, neste mes e no outro não posso gastar nada com o carro, devido a cirurgia que farei, tenho que guardar um reserva pra alguma emergência imprevista! Mas enfim, assim que eu voltar a ativa 100%, vou meter o freio do Vectra no Monza![/quote]
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 08 Abr 2013, 16:38, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Meu Monza GLS 96 nunca me deixou na mão mesmo em uso severo. Claro que em serra nunca levei o carro dessa maneira, mas já andei muitas vezes de forma esportiva e nunca tive problemas.

Só pro curiosidade, qual a marca do fabricante do freio traseiro, hidrovácuo e cilindro mestre. Já reparei que as pessoas que reclamam dos freios do Monza tem o sistema Varga, os sistemas Bendix (meu caso), não tem reclamações.

Outra coisa, na traseira, além de não ter vazamentos, foi verificado se os cilindros de rodas estão abrindo normalmente e não estão emperrados?

Em outros tópicos sobre esse assunto, foi dito que o fluído velho cria borra e sujeira no sistema, e somente a troca do fluído de freio nem sempre era a solução. Desde novo, troco o fluído do meu Monza GLS 96 no máximo a cada 2 anos.
Ontem mesmo andei com Monza Classic 90 de um amigo, e os freios não são nem de perto como os do meu Monza GLS 96.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder