PONTO - PERGUNTA TECNICA
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Valeu, Waldir!
vou mandar a foto da capa da correia assim que puder, mas vou esperar um pouco e comprar uma polia nova, original. Grande abraço! :smt023
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Monza GLS - Câmbio automático
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Levei o carro numa oficina conceituada, pra fazer uma revisão na injeção e tentar acertar o ponto em 7º que é a medida pra 2.0 a álcool. Chegando lá me deram 1001 desculpas, dizendo que pra eles começarem a mecher no carro precisava que eu mandasse fazer isso e aquilo e que depois eu fosse lá. Com todas as exigências atendidas retornei lá para que fosse feito o serviço, em conversa o mecânico deixou escapar que eles não gostam de mexer em carros antigos como o meu, pois os scanners estão com os softwares atualizados e que os carros mais novos é só colocar o scanner,trocar a peça e tudo resolvido, e nem todos os mecânicos sabem mexer nos carros antigos. Pois é amigos fiquei ..., sabe aquele momento que vc pensa "putz vou vender esse carro" pois foi o que passou pela minha cabeça. Mas como brasileiro não desiste resolvi persistir,comprei a placa pra montar o scanner USB e vou comprar uma pistola de ponto, e arregaçar as mangas e tentar fazer eu mesmo esses ajustes.
O camarada ligou a pinça indutiva da pistola no cabo da bobina.
O camarada ligou a pinça indutiva da pistola no cabo da bobina.
Monza: Muitos querem, poucos podem!!!!
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Mecânicos estão se transformando em trocadores de pecas...
A turma da antiga, que estudava e procurava a causa dos problemas esta se tornando rara.
O que mais acontece hoje em dia é isso aí que você disse. Ligam o scanner e trocam o que aparecer na leitura.
Só que um bico sujo pode fazer a injeção acusar falha na sonda lámbda, por exemplo. aí eles nao sabem resolver...
A turma da antiga, que estudava e procurava a causa dos problemas esta se tornando rara.
O que mais acontece hoje em dia é isso aí que você disse. Ligam o scanner e trocam o que aparecer na leitura.
Só que um bico sujo pode fazer a injeção acusar falha na sonda lámbda, por exemplo. aí eles nao sabem resolver...
Eduardo Rettore
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Renato,comprei a placa pra montar o scanner USB e vou comprar uma pistola de ponto, e arregaçar as mangas e tentar fazer eu mesmo esses ajustes.
O camarada ligou a pinça indutiva da pistola no cabo da bobina.
No caso de acertar o ponto siga as instruções para verificar a referência da polia de comando de válvulas com a marcação na contra capa e a marcação da polia do virabrequim com a referência da bomba de óleo (após tirar a polia de serviços). Dê duas voltas na polia do virabrequim e confira se a do comando está coincidindo com as marcações.
Avanço do distribuidor: Se o seu distribuidor não foi mexido, isto é, não trocou o eixo e mesa, e ainda é o original... mantenha-o na marcação que veio de fábrica (flange do distribuidor com a flange na torre do cabeçote) que estará tudo certo.
Caso tenha sido mexido tem que seguir o procedimento: verificar a polia de serviços se não correu e jumpear o AeB após a ventoinha ter ligado pela segunda vez (aquecimento do motor a pleno) e usar a pistola de ponto e mover o distribuidor até atingir 7º APMS
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Pessoal,
Para ficar por dentro da questão do ajuste do avanço inicial da ignição, estive verificando a polia do virabrequim do meu Monza 1.8, gasolina, sem A/C, e observei na face lateral dela alguns riscos marcados em vermelho na foto abaixo (amplie para ver melhor). Estes riscos é que seriam a graduação da posição do virabrequim? Estou confuso porque na polia do meu não encontrei os sulcos na beirada da polia, relatada antes nesse tópico. Por favor, me esclareçam onde encontro a graduação em graus na polia do virabrequim do meu Monza. :smt017

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Para ficar por dentro da questão do ajuste do avanço inicial da ignição, estive verificando a polia do virabrequim do meu Monza 1.8, gasolina, sem A/C, e observei na face lateral dela alguns riscos marcados em vermelho na foto abaixo (amplie para ver melhor). Estes riscos é que seriam a graduação da posição do virabrequim? Estou confuso porque na polia do meu não encontrei os sulcos na beirada da polia, relatada antes nesse tópico. Por favor, me esclareçam onde encontro a graduação em graus na polia do virabrequim do meu Monza. :smt017

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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
avvsilva escreveu:Pessoal,
Para ficar por dentro da questão do ajuste do avanço inicial da ignição, estive verificando a polia do virabrequim do meu Monza 1.8, gasolina, sem A/C, e observei na face lateral dela alguns riscos marcados em vermelho na foto abaixo (amplie para ver melhor). Estes riscos é que seriam a graduação da posição do virabrequim? Estou confuso porque na polia do meu não encontrei os sulcos na beirada da polia, relatada antes nesse tópico. Por favor, me esclareçam onde encontro a graduação em graus na polia do virabrequim do meu Monza. :smt017
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Não é na frente da polia que se verifica as marcações e sim na aba lateral.
Veja as marcas em uma polia igual a do seu Monza:


Abs,
Carlos Freire
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Carlos, hoje consegui ver essas marcações na beirada da polia; talvez ontem não as vi pela posição que a polia parou, além do que era noite.Carlos A. Freire escreveu:
Não é na frente da polia que se verifica as marcações e sim na aba lateral.
Abs,
Carlos Freire
Em um carro de 23 anos de idade, como é o caso do meu, onde desconheço os eventuais reparos pelos quais pode ter passado na mão dos donos anteriores, qual método você recomenda para referência do ponto 0 do avanço:
a) refazer a marca na polia de acessórios após colocar as marcas da polia de comando de válvulas e da engrenagem do virabrequim alinhadas (respectivamente com sulco na capa da correia e com sulco na bomba de óleo), igual o Waldir fez com o dele...
... OU...
b) confiar nessas marcas na beirada da polia e na referência da capa externa da correia?
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Recomendo que com uma pistola de ponto coloque a recomendação do manual. Se o recomendado não ficar bom, aí sim faz alterações, que não tem uma regra ou receita pronta. Vai depender de cada carro.
A - 0ºPMS a marcação será a primeira da esquerda na polia. Depois coloque o valor recomendado com a pistola
B- Sim deve confiar nas marcações, desde que o motor esteja em sincronismo.
Abs,
Carlos Freire
A - 0ºPMS a marcação será a primeira da esquerda na polia. Depois coloque o valor recomendado com a pistola
B- Sim deve confiar nas marcações, desde que o motor esteja em sincronismo.
Abs,
Carlos Freire
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