Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!
Carlos,
verifique também o rotor (cachimbo) do distribuidor se não trincou vazando alta voltagem para o eixo e consequentemente ao negativo do Hei
verifique também o rotor (cachimbo) do distribuidor se não trincou vazando alta voltagem para o eixo e consequentemente ao negativo do Hei
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- MODERADOR
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
Meu monza quando deu problema no alternador, nem tinha força pra acender o painel nem mesmo os instrumentos. mesmo assim o motor estava funcionando. E a voltagem estava em torno disso. 7-8VoltsMonzaClub20EFICHZ escreveu:Até onde eu saiba o HEI foi colocado porque a ECM não consegue trabahar com voltagens abaixo de 10 V, abaixo disso o HEI passa a chavear com avanço travado em zero!Marcel Murai escreveu:Segundo um teste prático o Monza EFI consegue manter o motor funcionando com mínimo de até 7-8v.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Sim, sei que funciona, só que não tem o avanço gerenciado pela ECM, o HEI assume com avanço zero.Marcel Murai escreveu:Segundo um teste prático o Monza EFI consegue manter o motor funcionando com mínimo de até 7-8v.
Até onde eu saiba o HEI foi colocado porque a ECM não consegue trabahar com voltagens abaixo de 10 V, abaixo disso o HEI passa a chavear com avanço travado em zero!
Meu monza quando deu problema no alternador, nem tinha força pra acender o painel nem mesmo os instrumentos. mesmo assim o motor estava funcionando. E a voltagem estava em torno disso. 7-8Volts
-
Fiz todos estes testes hoje pela manhã pois já sabia o que procurar, aterramento ótimo, cachimbo integro, tampa integra, carvão bom, sem fuga de centelha, e fiquei com preguiça de tirar as velas, a única coisa que encontrei foi o cabo de vela mais longo com 8,8 kohms, como ainda tinha o original no porta malas e ele estava com 5,5 troquei o cabo, botei o DELPHI andei 50 km dentro de Porto Alegre para testar e tudo OK, pelo menos por enquanto.
O engraçado é que a RPM do painel digital tinha ficado oscilando, tanto no MTE quanto no DELPHI, liguei o scanner e a RPM não oscilava, liguei um conta-giros externo que tenho em paralelo e este também não oscilava, desliguei o fio do RPM junto à bobina e depois dos 50 km, religuei o fio e o painel voltou ao normal, vá entender.
O engraçado é que a RPM do painel digital tinha ficado oscilando, tanto no MTE quanto no DELPHI, liguei o scanner e a RPM não oscilava, liguei um conta-giros externo que tenho em paralelo e este também não oscilava, desliguei o fio do RPM junto à bobina e depois dos 50 km, religuei o fio e o painel voltou ao normal, vá entender.
-
Levei o Monza devolta para Canela, e ... o RPM voltou a oscilar, agora tenho umas semanas para tentar descobrir porque e como resolver, minhas primeiras idéias são desligar o alternador e ver o que acontece, e trazer um novo fio da bobina para o painel.
Só espero que o módulo HEI da Magneti Marelli não tenha ferrado meu painel!!!!!!!
Só espero que o módulo HEI da Magneti Marelli não tenha ferrado meu painel!!!!!!!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
No dois casos que acompanhei esse sintoma de oscilação do conta giros, foi no meu Monza GLS 96 e no Monza SL/E 92 de um amigo. No dois casos, logo a bobina de ignição pifou. Com a troca nunca mais o conta giros deu problema.MonzaClub20EFICHZ escreveu:Levei o Monza devolta para Canela, e ... o RPM voltou a oscilar, agora tenho umas semanas para tentar descobrir porque e como resolver, minhas primeiras idéias são desligar o alternador e ver o que acontece, e trazer um novo fio da bobina para o painel.
Como teve caso de defeito de HEI recente, fique atento a bobina de ignição.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Mas isso também deveria ocorrer com o contagiros externo que coloquei em paralelo, neste externo tudo estava normal, enquanto o painel digital oscilava.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Mas isso também deveria ocorrer com o contagiros externo que coloquei em paralelo, neste externo tudo estava normal, enquanto o painel digital oscilava.
A comparação para mim deve ser feita com outro equipamento igual. Equipamentos eletrônicos diferentes podem ter ganhos e sensibilidades diferentes. De qualquer forma, foi só uma recomendação pelo que já acompanhei pessoalmente e, quando coloquei aqui no fórum, outros também passarem por isso.
No caso do Monza SL/E 92 do meu amigo, já tinha e combinado para fazer reparos em uma oficina de reparação de painéis e velocímetros automotivos. Logo pifou a bobina de ignição e com a troca, nunca mais o conta giros deu problema. Tanto no Monza dele como no meu, já tem alguns anos que ocorreu esse sintoma.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP