Substituição Cabeçote Convencional por Roletado

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Substituição Cabeçote Convencional por Roletado

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Ok pulsar ao mesmo tempo, mas imagino eu que, quem deve ter desenvolvido o mapa de injeção deve ter previsto as 4 injetadas para que ao terminar a quarta injetada antes de abrir a válvula de admissão, admita a quantidade necessária para a explosão.
ela so pulsa os 4 injetores de umas vez por nao ser digital e nao possuir CPU e tambem nao possui mapa de combustivel :) essa parte é analogica Vinicius. mesmo a EZK que tem uma expanção digital que so controla a igniçao mapeada e alguns sensores.
vrsilva escreveu:Por exemplo, vou fazer uma analogia, digamos que é necessário 10ml de combustível para a explosão, o bico pulsa 4 vezes antes de ser admitido no cilindro através da abertura da válvula, portanto, cada pulsada deverá ser equivalente a 2,5ml para que, quando a válvula de admissão abrir entre os 10ml esperados pelo projeto.
sem duvida é isso mesmo. ta bem afinado hehehe. isso é divido o REQFuel mais como te falei so em ECU digitais. mais isso ainda gera disperdicio e baixo explico o porque.

so pra ilustrar.
o ciclo esta no cilindro 1, um sinal de ignição = 4 pulsadas no injetores....
o ciclo passa pro cilindro 2, um sinal de ignição = 4 pulsadas no injetores....
o ciclo passa pro cilindro 3, um sinal de ignição = 4 pulsadas no injetores....
quantos ML entraram no cilindo 4? heheheheh viram o disperdicio?

o "cilindro 4" vai receber uma injetada na fase escape. uma injetada na fase admissao. uma injetada na fase compressao. uma injetada na fase explosao. :mrgreen: 4T molhados... hoje em dia como o meu motor N20XF é sequencial. so é injetado 1X apenas no momento correto da admissao. mais nada é recebido ate a proxima admissao de outro cilindro.

como nao tem sonda ela vai queimar de forma desordenada e nao mapeada. dae tanto faz... ja que nao tem controle algum. por isso esse consumo muito elevado nessa ECU le jetronica de 1970 e la vai predadas. foram as primeira ECU IE comerciais. nao da pra exigir muito.

vrsilva escreveu:Na Le-Jetronic tem sonda lambda? Acho que não né, talvez por isso que seja igual a multec..
[/quote]nao pq nao tem CPU, é analogica. so as ECU digitais CPU podem controlar uma sonda lambda. a multec 700 tem capacidade pra sonda lambda visto o corsa EFI.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Ótimo Rafaelo!
Bem, uma pergunta sobre o sensor de fase, como seria este sensor de fase virtual?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Será que de repente não tem uma entrada para tal sonda na multec do monza? Pois no conector parece ter várias entradas sem uso... Eu ainda sou curioso de saber o que aconteceria se colocar uma sonda no lugar do potenciômetro.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

Leocastro escreveu:Ótimo Rafaelo!
Bem, uma pergunta sobre o sensor de fase, como seria este sensor de fase virtual?
na verdade nao é um sensor, é uma função que utiliza a roda fonica como informante e outros. se observar o motor N20XF os primeiros modelos 09,10 nao vinham com sensor fisico de fase no cabeçote, 11,12 começaram a vir. e mesmo assim era sequencial desde 2009.

era usado a logica pra saber qual cilindro seria o momento correto da injetada. com base na roda fonica aquela banguela da roda sabe... a logica era inserida, e apartir disso sempre funcionava. a logica nao muda, por exemplo nao muda a ordem de ignição, nao muda a fase de cada pistao, ou seja é uma constante.

com sensor de fase fisico é bem melhor a precisao ja que a parte de cima sobre alteraçoes fisicas e o sensor pode captar isso. a logica virtual nao....
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Entendi, e, eu usando a MS posso usar da roda fonica mesmo, ou terei que trocar a gaiola de comando e usar o sensor de fase?
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR

Leocastro escreveu:Entendi, e, eu usando a MS posso usar da roda fonica mesmo, ou terei que trocar a gaiola de comando e usar o sensor de fase?
deve usar a roda fonica. sem ela nao tem como captar a rotação do motor. mais isso indifere de ser fullbank,semi seq,seq.

funciona assim:
MS Fullbank - 4 injetores ao mesmo tempo, iqual a le jetronic. nao utiliza sensor de fase ou seja do geito que o teu estar agora, funcionaria.
MS semi sequencial - nao precisa trocar nada. nao utiliza sensor de fase ou seja do geito que o teu estar agora, funcionaria.
MS sequencial - precisa de sensor de fase fisico. nao funciona com logico. nesse caso se opta*se por sequencial teria que mudar e comprar a gaiola com sensor de fase desse motor.

a melhor opção é como eu agora, semi sequencial, tem um boa economia de combustivel e nao tem muito dispercio pq so pulsa 2X cada cilindro. aos em vez de 4X no fullbank. o ideal é sequencial 1X né mais ae precisaria do sensor de fase e trocar a gaiola ou furar ela. ja que a mesma pode ser feita isso.

Vinicius, nao adianta pq o mesmo nao tem instruçao(mapa,funçoes) pra trabalhar em malha fechada. utilizando a porta do potenciometro da pra desenvolver um CPU pra isso, vai a precisao vai ser muito baixa e nao vai gerar economia ja que a mesma nao tem mapas de correçao, ou funçao de correçao. é so um ajuste fino esse potenciometro. acho mais facil dtorar a multec 700 e colocar uma ECU malha fechada como a MS e de preferencia Wideband Config.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Entendi Rafaelo, entendi perfeitamente.
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo sensor de fase não seria o sensor da roda fonica?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder