Carlos A. Freire escreveu:Trocar molas não é gasto a toa. Molas também tem vida útil e se estraga. No Monza é difícil visualizar quando estão com problemas, pela construção dessas molas. Raramente quando cansadas elas deixam o carro arriado.
Os principais sintomas de molas cansadas são:
- Necessidade de fazer cambagem - Em geral molas cansadas deixam a cambagem mais negativa que o normal, saindo da tolerância nas medidas de geometria.
- Batente da haste do amortecedor destruído - Por conta das molas não executar bem os seu papel, fecha os elos com frequência sobrecarregando esses batentes e coxins do amortecedores.
- O carro fica com suspensão muito "mole", bate a frente com frequência em valetas raspa o escapamento em lombadas (bem contruídas, rsrsrs!!!)
Quando tira molas e amortecedores ruins e colocam peças novas de qualidade, ao andar com o carro vai sentir uma diferença enorme com relação ao ruído interno, conforto e estabilidade. Parece até que está que é outro carro, rsrsrsrs!!!
Abs,
Carlos Freire
Amigo, acabei de chegar da oficina e realmente a troca do amortecedores e molas valeram cada centavo...
Detalhe, o bom de acompanhar o serviço é que descobri que 1 amortecedor era monroe (tava menos pior) e o outro era NAKATA (que nao tinha mais ação e se fosse rapido no quebramola dava um soco). Provavelmente trocaram 1 amortecedor e deixaram o monroe la ou seja, o monroe valeu por 2 enquanto o NAKATA valeu por nada....
Moral da historia, graças a deus optei por COFAP em vez desse NAKATA...