AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronismo.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
marciliodrums
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 12 Jan 2012, 01:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronismo.

Mensagem não lida por marciliodrums »

Gente hoje meu monzão me deixou na mão, fiquei na rua.
Eu estava alegremente voltando pra casa quando escutei um barulho tipo um pneu murchando bem rápido seguido de um barulho como se a jante estivesse entrando em contato com o asfalto. Esse barulho foi rápido e logo parou, pois também coloquei rápidamente no acostamento desliguei a chave e fui verificar pensando que algum dos pneus tinha baixado. Pois é que não vi nada estranho, tava tudo em ordem e ainda olhei embaixo do carro pra ver se não era algum objeto estranho embaixo. Como não encontrei problema abri o capô e fui dar uma verificada no motor pra ver se não tinha nada anormal. Não consegui ver nada estranho. Logo encostou um rapaz meio prá lá de bagdá (bêbado) perguntando o que havia acontecido, mesmo assim dei atenção a ele e expliquei, dai ele disse dá uma ligada ai pra ver se pega. Então tentei e pra minha surpressa o som tipo pneu murchando bem forte foi novamente. O rapaz gritou " Desliga! Desliga! " e disse é correia dentada, se estragou e perdeu o sincronismo. Perguntei a ele se ele era mecânico e pra minha surpresa ele disse que era e até queria trocar a correia o problema é que não tinha onde comprar. Depois disso agradeci a ele meio desconfiado mas achei melhor rebocar o carro até em casa pra ver com mais calma a situação.
Alguém já passou por isso? Será que realmente é correia dentada? O rapaz me disse que os dentes da correia tinham se estragado e por isso perdeu o sincronismo, mas que eu não tentasse ligar o carro mais até trocar a correia para não danificar nada. É correto o que ele disse? O problema é que eu estou com medo de ter danificado alguma coisa, tem alguma possibilidade de não ter danificado e apenas a troca da correia colocando tudo no ponto certinho resolver?

PS- Realmente ao tentar ligar me pareceu o barulho de uma correia roçando rapidamente um plastico ou metal. Por isso dei mas atenção ao que o rapaz que quase me fez pedir um tira gosto quando falou comigo frente a frente. Mas ele me pareceu gente boa.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Retire a capa da correia dentada e verifique o estado dela. Se necessário, coloque o motor em sincronismo (ponto da correia dentada) para entender o que ocorreu.

Temos vários tópicos com os procedimentos de troca de correia dentada. Neles tem as marcações das polias para que o motor fique em sincronismo. É só conferir...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
marciliodrums
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 12 Jan 2012, 01:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis

Mensagem não lida por marciliodrums »

Para retirar a tampa tenho que tirar a polia da correia do alternador nê? Lembro que quando comprei o carro ele tava roçando a tampa na correia, dai tentei tirar a tampa e não consegui, pelo que andei lendo por aqui tem que tirar a polia e correia do alternador antes.
Vou fazer isso torcendo para que se estiver fora de sincronismo não tenha danificado nada (valvula, pistão).
A pouco tempo eu tinha visto como estava a correia e me parecia nova. Quando comprei o dono anterior me disse que tinha acabado de trocar a correia dentada, então por acaso precisei mexer na tampa e vi o estado. Tow achando que se realmente saio de sincronismo possa ser culpa do tensionador. Dai meu pai falou que quando troca correia dentada tem que trocar o tensionador também. É verdade?
Marcelo monza
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Jan 2013, 01:05
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis

Mensagem não lida por Marcelo monza »

Boa noite,
Sim quando se troca a correia ,tem que trocar o tensionador,as vezes a pessoa acha que ta economizando R$70,00 ou R$80,00 deixando de troca o tensionador e não sabe o risco que ta correndo de ter um prejuizo bem maior :smt021 ,sincronismo de motor não se brinca,se não prejuizo é grande,mas tomara que o seu não seja isso.
Abraço.
marciliodrums
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 12 Jan 2012, 01:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis

Mensagem não lida por marciliodrums »

Obrigado amigo!
Também estou torcendo para que o problema seja outro. Não duvido nadinha que o dono anterior tenha trocado apenas a correia.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

marciliodrums escreveu:Para retirar a tampa tenho que tirar a polia da correia do alternador nê? Lembro que quando comprei o carro ele tava roçando a tampa na correia, dai tentei tirar a tampa e não consegui, pelo que andei lendo por aqui tem que tirar a polia e correia do alternador antes.
Vou fazer isso torcendo para que se estiver fora de sincronismo não tenha danificado nada (valvula, pistão).
A pouco tempo eu tinha visto como estava a correia e me parecia nova. Quando comprei o dono anterior me disse que tinha acabado de trocar a correia dentada, então por acaso precisei mexer na tampa e vi o estado. Tow achando que se realmente saio de sincronismo possa ser culpa do tensionador. Dai meu pai falou que quando troca correia dentada tem que trocar o tensionador também. É verdade?
No Monza de 91 a 96 com DH original de fábrica, a correia de acessórios, que movimenta o alternador e DH, é do tipo Poly V e, usa um tensionador próximo a capa da correia dentada. Para remover a capa da correia dentada deve remover esse tensionador.

O tensionador da correia dentada do Monza de 89 a 95 é apenas para evitar vibração da correia. A tensão da correia propriamente dito, é feito movimentando a bomba d'água e alinhado os furos desse tensionador.

O tensionado vai causar danos se quebrar, mas esse tipo de ocorrência é muito baixo. É mais fácil a correia quebrar, estar mal tensionada, ou mal posicionada, ou seja, problemas de erro na instalação.

A recomendação é que a cada troca da correia dentada, trocar também o tensionador. Desde que trocado no prazo recomendado no manual do proprietário.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 02:49
Cidade: Betim
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Se possível compre o tensor original GM ou no mínimo SKF ou INA, pois já aconteceu de um tensor shig ling desses quebrar comigo! Estava uns 300 km de casa, srte que no meu caso bastou a troca do tensor e correia, só que numa roça dessas o mexânico cobrou um pouca carro nessas peças! Infelismente foi o jeito!KKkk
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Correia dentada e tensionadores sempre devemos colocar peças de boa qualidade. Um problema nesses itens poderá comprometer o motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder