Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pelo jeito quebrou a correia dentada, ou pulou dente, parece que a guarnição da tampa da correia acabou entrando nas engrenagens junto com a correia.... são apenas suposições, pra saber, so desmontando... reze pra não ter afetado a parte de baixo. Acho que a coisa foi meio séria... se vc tava ouvindo ruído do motor, tinha q ter olhado.... ruido do motor é totalmente diferente de ruído de coxim quebrado... pra falar a verdade eu nunca ouvi ruído de coxim quebrado. O carro vibra e tals.... mas não fica emitindo sons, pelo menos eu ainda não ouvi...

Se vc pretende manter a injeção EFI, eu manteria o cabeçote convencional mesmo. Essa IE é muito limitada/"problemática", qualquer alteração no motor pode "atrapalhar" no funcionamento da IE... até com o carro original as vezes esse sistema da trabalho....

Boa sorte,

Abs.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

nao faz mais sentido retifica esses cabeçote fase 2 podendo comprar um com menos de 10k rodados ou ate mais novos ainda e com toda a tecnologia embarcada. eu coloria o fase 3 roletado nao vai dar problema algum. nao precisa adaptar como muitos ainda pensam por falta de informaçao. é so trocar o cabeçote.

discordo totalmente do diego. se o leo que "era pra dar problema" sendo uma IE ultra mega ultrapassada nao deu... nao é no EFI que vai dar, o comando é original, a graduaçao nao muda praticamente de efi pra mpfi nao é nisso que muda. e tem outra, so os beneficios de ter um acionamento mais leve do motor compensa tudo. e digo mais quebrar um carreia no roletado é quase impossivel de tao leve que ele é.

Vinicius é uma pena ter acontecido isso, provalvemente travou o rolamento do tensor e explodiu la dentro tudo. o ruido provalvemente vinha dele e nao do coxim. bom agora é esperar pra ver oque deu de estrago tomara que nao tenha empenado a gaiola com o tranco.

ah coxim axxios é original. so nao tem a grife GM em cima. os meus sao axxios.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Diego Paiva escreveu:Pelo jeito quebrou a correia dentada, ou pulou dente, parece que a guarnição da tampa da correia acabou entrando nas engrenagens junto com a correia.... são apenas suposições, pra saber, so desmontando... reze pra não ter afetado a parte de baixo. Acho que a coisa foi meio séria... se vc tava ouvindo ruído do motor, tinha q ter olhado.... ruido do motor é totalmente diferente de ruído de coxim quebrado... pra falar a verdade eu nunca ouvi ruído de coxim quebrado. O carro vibra e tals.... mas não fica emitindo sons, pelo menos eu ainda não ouvi...

Se vc pretende manter a injeção EFI, eu manteria o cabeçote convencional mesmo. Essa IE é muito limitada/"problemática", qualquer alteração no motor pode "atrapalhar" no funcionamento da IE... até com o carro original as vezes esse sistema da trabalho....

Boa sorte,

Abs.
Diego, entendo seu ponto de vistar alertador, mas não foi nada INTERNO ao motor, o barulho era realmente do rolamento tensor que já estava fazendo hora extra, os ruídos que eu ouvia eram dele, eu não sabia se era dele com certeza porque o coxim estando praticamente inexistente, o carro vibra MUITO MESMO, acho que você não viu um monza praticamente sem coxim, e ainda mais com problemas no motor... Eu achava que o barulho era da vareta do capô, porque? Porque o ruído do rolamento tensor da correia não era constante, ou seja, ele não fazia em toda a faixa de rotação do motor, por isso que eu "deduzi" que não era nada sério. Mas era o bendito que deveria estar vibrando e dentro da capa, fazia um barulho diferente que me enganou muito bem...
Mas a culpa é minha por ter deixado isso assim por muito tempo, eu deveria ter levado esse carro a no mínimo uns 20 dias atrás no meu mecanico, bom, mas ficar pensando no passado, nos erros, e no que poderia ter feito, não vai resolver meu PRESENTE, servirá de lição para mim, mas agora tenho que tocar o barco pra frente...
Repito, não era barulho INTERNO no motor, muito menos barulho DO motor, o motor rodava liso como sempre, no motor mesmo só está com problemas da entrada de água nos cilindros 2 e 3, que isso sim me preocupa, e o tucho de vela no terceiro cilindro... Esses dois defeitos podem condenar meu cabeçote.
Rafaelo escreveu:nao faz mais sentido retifica esses cabeçote fase 2 podendo comprar um com menos de 10k rodados ou ate mais novos ainda e com toda a tecnologia embarcada. eu coloria o fase 3 roletado nao vai dar problema algum. nao precisa adaptar como muitos ainda pensam por falta de informaçao. é so trocar o cabeçote.

discordo totalmente do diego. se o leo que "era pra dar problema" sendo uma IE ultra mega ultrapassada nao deu... nao é no EFI que vai dar, o comando é original, a graduaçao nao muda praticamente de efi pra mpfi nao é nisso que muda. e tem outra, so os beneficios de ter um acionamento mais leve do motor compensa tudo. e digo mais quebrar um carreia no roletado é quase impossivel de tao leve que ele é.

Vinicius é uma pena ter acontecido isso, provalvemente travou o rolamento do tensor e explodiu la dentro tudo. o ruido provalvemente vinha dele e nao do coxim. bom agora é esperar pra ver oque deu de estrago tomara que nao tenha empenado a gaiola com o tranco.

ah coxim axxios é original. so nao tem a grife GM em cima. os meus sao axxios.
Rafaelo eu sou da mesma opinião que você, não tem porque mais ficar batendo na mesma tecla, sofrendo atrás de cabeçote "próprio" do monza, sendo que os mais novos, tendo uma quilometragem muito menor e com garantia muito maior são garantias de sucesso, e ainda com um ganho tremendo... Podendo o carro ficar mais doce de pegar, com lenta em fase fria melhor, com rendimento de giro melhor, podendo melhorar o consumo, consequentemente poluição...

Sou totalmente da mesma forma de pensar que você, e não tenha dúvidas que eu vou atrás disso, irei verificar com meu mecanico isso... Só gostaria de saber de qual corsa que tem aquela peça de acoplamento do distribuidor com o comando roletado...
Iria trabalhar de onibus pelo resto do ano para ter um cabeçote desses... Baita de um investimento...

E também ao contrário do Diego não acho a injeção do monza chata, tão pouco ruim... Acho ela uma excelente central de injeção da época que os engenheiros da GM REALMENTE trabalhavam em cima de algo, fizeram um motor a alcool de 2 litros que tem um consumo EXCELENTE, pelo conforto que o carro proporciona, o que temos hoje é a engenharia cagada de praticamente TODAS as montadoras... as porcarias dos flex ridículos, SEMPRE eu fui contra, desde 2004 eu sou contra carro flex...
Acho a Multec 700 uma verdadeira central milagrosa, pois tira suco de pedra com somente 1 bico, e passou nos testes de poluição sem a necessidade de colocar catalisador no monza... Precisa dizer algo...?

Liguei numa auto peças que fazem cabeçotes a base de troca e lá tinha um para monza injetado com primeira retifica, o cara tá pedindo 500, achei puxado... vamos ver se consigo achar algum roletado por aqui... vai ser osso eu tentar ir atrás dessas coisas, nesse tempo de chuvas, e sem carro...

Vou ver com meu mecânico, dependendo se o cabeçote estiver intatico pelo acidente de hoje, vou mandar ele que deixe da maneira que está, queimando água mesmo, e ao invés disso, partir na busca de um roletado, e aí sim, eu monto um cabeçote todo fora do carro, e depois só mando montar no carro... daí com o acoplamento já em mãos, ficará fácil..
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Não to dizendo pra vc correr atras de um cabeçote de MONZA.... eu mesmo comprei os de astra/vectra, etc... porém não é roletado. Comprei NOVO, 0km, na caixa GM.... paguei 500 nele + 60 das válvulas e retentores novos tb.

Quando me referi a IE, não quis dizer que ela não presta, é boa dentro da sua proposta... mas ela realmente é limitada, muito; tenta converter um monza a gasolina, pra álcool alterando apenas o bico e ponto (fazendo isso num efi) sei que isso n tem nada a ver assunto em questão, é apenas um exemplo... já vi muita gente que fez isso, mas até hj ainda não vi nenhum ficar BOM de verdade... agora faz isso num mpfi ou até mesmo num carburado... Mpfi Tem muita margem pra modificações e aperfeiçoamentos, diferente do EFi, que é limitado àquilo que vem de fábrica, ou pouca coisa além disso....
Ainda tem a questão do corte do comando, para uns é muito simples fazer, para outros talvez não seja tão simples.... sem falar que se cortar errado, PODE alterar de alguma forma o funcionamento do motor ou até mesmo colocar o comando a perder... se perder o comando, será que o cara responsável pelo serviço vai querer pagar? Sem querer ser cético, mas já sendo... queria ver um EFi com o cabeçote roletado funcionando beleza, pra realmente ver e acreditar que não tem efeitos colaterais...rs
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
vrsilva

Diego, o fato da conversão do EFI não ser fácil somente trocando bico como você disse, está relacionado ao fato da central ser do tipo malha aberta e não fechada, ou seja, ela não tem retorno do que ela está fazendo... Porque? Porque não tem sonda lambda, caso totalmente diferente dos MPFI... Mesmo carburado tem compensador por meio de vácuo... A EFI realmente SÓ peca por não ter lambda, e isso não tem solução...
Eu até acho que tenha, como por exemplo, colocar uma lambda e fazer uma interface que de acordo com a leitura, alterar a tensão nos terminais do CO2, retirando assim o potenciômetro e adicionando esse controlador a parte, mas teria que ser desenvolvido e envolveria MUITO tempo de pesquisa e testes...
Outra coisa, não tem correção do ponto por temperatura do ar admitido, no EFI pouco importa o ar admitido, tanto é que a panela do filtro de ar, abre passagem para o ar quente do escape para ajudar na fase fria, e a captação de ar é bem "meia-coxa"...
Mas eu digo que ela é milagrosa, justamente pela "incapacidade" do sistema, e MESMO assim faz MUITO melhor que muito motor com central digital de 16bits nova... Simplesmente porque o que REALMENTE manda, é o que está dentro da memória da UCE...

Diego, você também não está acompanhando o tópico do LeoCastro, onde ele achou uma peça ORIGINAL do corsa que faz o acoplamento NATURAL do cabeçote ROLETADO com o distribuidor... ou seja, JÁ TEM PRONTO DA GM... Custa BARATÍSSIMO...

Não tem que fazer rasgo NENHUM no comando cara... Leia lá o tópico dele...

Quem dera eu achar um cabeçote NOVO por 500... nem pensaria muito...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Vinicius esse teu cabeçote, sofreu com empenamento leve e talvez ainda ta empenado, sofreu com torçao agora da correia, uma torçao(quebra de correia) nunca é bom, isso laceia a polia e pode criar tensao na gaiola. em fim... e tem outra o teu cabeçote caso precise retificar vai custar o mesmo que achar um roletado. dae sim que ja nao vale mais apena em querer recuperar algo que ja sofreu muito. mais vai com calma, analiza primeiro e nao deixe de procurar um roller de alta E.M

hoje em dia se acha roletados de zafiras 2012 zero zero zero.... pra que perde dinheiro retificando algo antigo que sofreu na cabeça hehehehe. e esses cabeçote novo(convencional) custa uma fortuna totalmente fora de cogitação sua compra pelo menos eu penso assim. so com a economia de um sistema mais leve o pessoal ja paga. senao deu nada, nao troque, se deu problema manda um abraço pra ele... e ache um no FV desses do motor N20XF 2009 a 2012 é a fase 3 do familia 2.

500,00 tu compra um roletado com sorte. a peça conversora é dos corsa EFI. pede do leocastro talvez ele compra e faz a peça pra ti e te vende. ta ae do teu lado SP/MG

Diego, se o medo é pelo combustivel devido o comando tb nao tem logica. se tu prestar atenção vai notar que o cabeçote N20XF é alcool e gasolina é flex e tambem nao tem a ver com duraçao de comando isso é via ECU. como falei antes, nao tem com que se preocupar, é so trocar um pelo outro e quem nao acredita nas palavras dos usuarios aqui que instale no seu carro e veja a diferença. todas as pessoas que conheço que trocaram sentido pelo menos 1 ponto positivo. mais é isso.

ainda nao intendi qual tua preocupaçao com isso. :? é a coisa mais simples do mundo fazer a troca.

Diego, nao precisa corta o rasgo, acho que tu nao leu o topico do leocastro pelo visto, leia com atenção novamente caso nao tenha feito. eu ate ja atualizei o meu topico sobre o assunto. existem 3 caminhos pra contorna isso.
*fazer o rasgo na fresa(so cortam errado quem da a coordenada errada :) )
*fabricar uma peça conversora.
*comprar a peça conversora Corsa EFI.

por falta de opção que nao é.

Vinicius tem toda razao. o cabeçote roletado gera menos poluente pq gera menos carga no motor :D olhem oque o leo falou nem usou e ja notou uma melhora. como ja era previsto e ja tinha alertado disso tb.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Belíssimo Monza. Não o tinha visto ainda.

E torcendo para que o acontecido não tenha afetado negativamente motor!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
vrsilva

Rafaelo não quebrou a correia, eu olhei pela fissura da capa... tanto é que o motor nem girou mais por conta do rolamento travado..
Responder