Taxa de compressão - Combinações

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Leonarjoe 2.0
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 204
Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Taxa de compressão - Combinações

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

Galera, li no tópico sobre o cabeçote do Vectra-Astra 09/.. que aumenta a taxa de compressão, potência po e ter dutos e roletes e tal. Li lá tb que a junta do cabeçote da S10 2.4 fllex tb influencia nisso, mas após ler várias vezes não ficou claro se ela é mais fina ou mais grossa. Sei que a taxa do Monza carburado é 8,8:1 e do injetado 9,2:1. O Vectra MPFI (acho que 95/..) acho que tem 9,6:1
No Monza o que diferencia o alcool da gasolina são os pistões, certo?
O que difere o Monza do Vectra 95 fisicamente tirando a injeção? Os pistões tb? Ou cabeçote mais baixo e junta mais fina?
E a junta da S10? É mais fina ou grossa que a do Monza?
Vontade de colocar o cabeçote não falta, mas essas adaptações me tiram o sono. Prefiro um pouco mais de taxa num motor "original".
93' SL/E completo
2.0 Gas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxa de compressão - Combinações

Mensagem não lida por Rafaelo »

Leonarjoe 2.0 escreveu:Galera, li no tópico sobre o cabeçote do Vectra-Astra 09/.. que aumenta a taxa de compressão, potência po e ter dutos e roletes e tal. Li lá tb que a junta do cabeçote da S10 2.4 fllex tb influencia nisso, mas após ler várias vezes não ficou claro se ela é mais fina ou mais grossa. Sei que a taxa do Monza carburado é 8,8:1 e do injetado 9,2:1. O Vectra MPFI (acho que 95/..) acho que tem 9,6:1
nao é 9.6:1... ta se referindo ao topico que montei do motor N20XF(cabeçote)? esse cabeçote de fabrica é mais baixo que o convensional, 2 decimos de mm. a taxa é 9.2:1 é a mesma do vectra A ate pq é o mesmo motor :smt023

se tu colocar esse cabeçote roletado a taxa vai pra 9.4:1 em um motor injetado familia 2 ou 9:1 motor carburado fase 2. isso nao difere de junta nao... como expliquei ele é mais rebaixado de fabrica STD. esse motor original nao usa junta de S10 usa junta de motor flex metal. pelo menos o meu que é todo original o motor completo é assim. oque tu deve ter lido é o seguinte. que a junta da s10flex é foleada e removendo as folha aumenta mais ainda a compressao. mais isso nao tem a ver com o aumento da compressao do cabeçote. o cabeçote em si que ja é mais rebaixado de fabrica.
Leonarjoe 2.0 escreveu:No Monza o que diferencia o alcool da gasolina são os pistões, certo?
sim,cabeçote identico.
Leonarjoe 2.0 escreveu:O que difere o Monza do Vectra 95 fisicamente tirando a injeção? Os pistões tb? Ou cabeçote mais baixo e junta mais fina?
nao existem diferenças,se trata do mesmo motor. EFI é o mesmo motor que o vectra A,astra A,omega 2.0 A. cabeçote iqual, junta iqual, taxa iqual, bloco iqual, tudo iqual....
Leonarjoe 2.0 escreveu:Vontade de colocar o cabeçote não falta, mas essas adaptações me tiram o sono. Prefiro um pouco mais de taxa num motor "original".
adaptaçao? nao exitem adaptaçoes :wink: é so tirar um e colocar o outro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leonarjoe 2.0
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 204
Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Taxa de compressão - Combinações

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

O comando tem que fzr a fresa. Blz.
Mas a gaiola nova nao tem o furo largo aonde e se encaixa o distribuidor. Ou teria uma tampa? E os prisioneiros aonde se afroxa pra alterar o ponto do carro? Isso tem na gaiola nova? E o comando novo? Cabe na gaiola antiga? Desculpa de repente a chuva de pergunta objetiva, pq pra mim, facilita o entendimento. E lá o bonde já estava andando.. Hauhauhauh
93' SL/E completo
2.0 Gas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxa de compressão - Combinações

Mensagem não lida por Rafaelo »

Leonarjoe 2.0 escreveu:O comando tem que fzr a fresa. Blz.
sim tem que fazer um serviço de precisao em uma maquina industrial fresadora. ou pode fazer uma adaptaçao :D meter um disco la e corta tudo errado hehehe
Leonarjoe 2.0 escreveu:Mas a gaiola nova nao tem o furo largo aonde e se encaixa o distribuidor. Ou teria uma tampa?
como falei la no topico se trata da mesma "gaiola" tecnicamente falando(dimensoes,layout) so difere o sistema de ventilaçao. é so colocar o distribuidor e tirar a tampa isso nao mudou.
Leonarjoe 2.0 escreveu:E os prisioneiros aonde se afroxa pra alterar o ponto do carro? Isso tem na gaiola nova? E o comando novo? Cabe na gaiola antiga?
nao tem pq nao utilizam... mais os furos estao la com rosca e tudo mais. mais uma vez sem adaptaçao é so comprar os prissioneiros e instalar la e tirar a tampa de proteção. super simples a gaiola antiga ate cabe. mais eu sempre recomendo que utilizem a gaiola original desse motor devido o sistema de lubrificaçao ser outro. mais nada impede de usar a antiga so acho desnecessario. ate pq uma nova dessa é nova ne.
Leonarjoe 2.0 escreveu:Desculpa de repente a chuva de pergunta objetiva, pq pra mim, facilita o entendimento. E lá o bonde já estava andando.. Hauhauhauh
é la ta ate acha oque precisa vai demorar pra ler hehehe.

se tem duvidas é so mandar :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leonarjoe 2.0
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 204
Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Taxa de compressão - Combinações

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

Brigadão, irmão! Então é plug n' play tirando a fresa no cmd.
E o óleo? Se botar 5w30, embaixo não vai bater e fumar? O motor do meu não é zero. Os dutos de descarga tiveram alguma alteração no diâmetro ou não?
93' SL/E completo
2.0 Gas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxa de compressão - Combinações

Mensagem não lida por Rafaelo »

Leonarjoe 2.0 escreveu:Brigadão, irmão! Então é plug n' play tirando a fresa no cmd.
CNC pra isso nao é apropriado. como esse serviço é simples de baixa complexidade em fresa convensional faz o serviço de rasgo perfeito sem erro algum. com as mesma caracteristica de com rasgo. é so saber fazer,o mais complicado é fazer o gabarito depois na maquina o operador insere os dados e a maquina faz o corte. um amigo meu fez e nao custou caro.
Leonarjoe 2.0 escreveu:o óleo? Se botar 5w30, embaixo não vai bater e fumar? O motor do meu não é zero. Os dutos de descarga tiveram alguma alteração no diâmetro ou não?
é obrigatorio usar oleo 5w30 de preferencia o original acdelco. bater nao vai pelo menos a parte de cima nao, se o teu atualmente nao esta rajando e fumando nao creio que vai ter maiores problema nesse sentido em usar um oleo mais fino, mais isso nao é garantia. a galeria do escape nao teve mudanças.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Taxa de compressão - Combinações

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo, só pra eu entender o que o amigo está questionando...

Ele está perguntando sobre a instalação do cabeçote roletado, ou o convencional do vectra A?
Em ambos os casos é necessário abrir o rasgo pro distribuidor?
Num motor a alcool teria algum ganho em termos de desempenho no caso do roletado?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxa de compressão - Combinações

Mensagem não lida por Rafaelo »

pelo que entendi ele que instalar o roletado no EFI. o cabeçote atual dele EFI é o mesmo MPFI vectra A so muda a tampa. se ele tem uma taxa atual de 9.2, com o roletado STD vai pra 9.4:1 utilizando a mesma junta etc.

como o vectra A é o mesmo motor do EFI ja tem la o rasgo. ate pq esse motor usava distribuidor MPFI antigo vectra A, bobina asfaltica simples.

somente em comandos que possuie bobina dupla wasted spark, é que nao possuim rasgo. assim como o N20XF

o custo é alto pra baixa recompesa. so vale apena se tive que retificar o cabeçote. tem sim ganho ele melhora a eficiencia mecanica,a durabilidade das peças é alongadas como correia,tensor,bateria,motor de arranque,partida frias mais faceis,etc,etc ja que é tudo mais leve. tem ganho sim quanto nao sei te dizer ate pq nunca vi alguem colocar o carro antes ou depois no dinamometro e fazer uma analize cientifica da coisa toda. teoricamente existem ganhos
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder