Radiador ou bomba d´agua?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Radiador ou bomba d´agua?

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Verificou se a tampa do reservatório de expansão está deixando vazar pressão?
se quando tira a tampa para testar,nao acha vazamento.
mais provavel o defeito estar nela.
meu carro estava deste jeito e depois de muito procurar,descobri por acaso e nunca mais sumiu agua.
boa sorte amigo :smt023
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A mesma ferramenta que se usa para caçar vazamentos, se usa para testar a tampa.
Fique atento! É comum tampas novas apresentarem defeitos. Tampas novas também devem ser testadas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
henry_
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por henry_ »

então vrsilva,

a bomba estava "zoada" mas não a ponto de não chegar a refrigerar, foi trocar ela e as outras coisas que eu tinha citado que resolveu o armar da ventoinha e não desarmar mais, antes havia trocado somente a VT e o sensor dela e não havia resolvido.

qdo eu tinha dito que eu achava que o oleo tinha agua, é pq eu nõa havia visto antes como realmente fica agua com o oleo, mas 3 outras pessoas tinham visto e falaram que estava normal, incluindo os 2 mecanicos...

então é o que eu havia falado, mesmo trocando tudo isso a ventoinha está armando de 2 em 3 minutos e a temperatura sempre fica na "indicação do meio" ai a ventoinha arma, ela baixa, da 2/3 min ela sobe novamente, mas vou ver se consigo checar amanhã pelas velas se vejo ferrugem, mas da última vez que o mecanico tinha mexido nao tinha pelo que me lembro...

então o radiador também não é, eu e o primeiro mecanico tinhamos pensado nisso, mas ele esta ou totalmente desativado ou funcionando, porque não tem nenhum vazamento interno.

kraudyu, então eu já tinha pego a primeira tampa antiga que tinha estava deixando vazar pressão, mas tava saindo agua junto,ai troquei por essa nova, nem cheguei a observar isso nessa nova.

jesuino,

vou ver isso amanha também vou compra uma outra tampa para ver se pode ser o problema, porque o mecanico já fecharam, agora só em janeiro, entõa vou ter que fazer o teste caseiro mesmo rs

carlos,

dá pra conseguir testar por aquela ferramenta? vou tentar comprar outra tampa amanhã se naõ conseguir achar, na outra semana vou no mecanico pra pedir pra ele testar a tampa, porque antes ele só testou o sistema caçando vazamento.

e não sei se o mecanico anterior tinha testado a tammpa, vou ver isso amanhã e já da vela enferrujada, mas é quase certeza da junta nao ter queimado, valeu :)
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Ta baixando quanto de água e em quanto tempo?

Com relação a ventoinha, com o carro parado, já aquecido, e no calor que estamos, é totalmente normal ela rearmar de 3 em 3 minutos, isso é normal, andando que não deve ser tão rápido assim.
Faça um teste em rodovia, com o motor aquecido, depois de ter ligado a ventoinha pelo menos uma vez, pegue uma rodovia e trafegue a 120km/h e veja se a temperatura se mantém no 1/4 da escala. Se puder pegar a rodovia com a ventoinha ligada melhor ainda.

A água do sistema está limpa, chegou a fazer a sangria né, e quando fez saiu água suja? Já limpou o radiador?
Se teve sujeira marrom ou laranja na água é bem provável que algo esteja oxidando, pode ser no motor ou no radiador, e isso é bem perigoso e compromete a eficiência do sistema de refrigeração.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

carlos,

dá pra conseguir testar por aquela ferramenta? vou tentar comprar outra tampa amanhã se naõ conseguir achar, na outra semana vou no mecanico pra pedir pra ele testar a tampa, porque antes ele só testou o sistema caçando vazamento.

e não sei se o mecânico anterior tinha testado a tampa, vou ver isso amanhã e já da vela enferrujada, mas é quase certeza da junta não ter queimado, valeu
Sim. Como disse a mesma ferramenta que se usa para caçar vazamentos, aquela de aplicar pressão e tem o manômetro, se usa para testar a tampa. Acopla a tampa à ferramenta e se verifica a que pressão ela abre à válvula.
É comum comprar tampas novas com defeito.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
henry_
Membro GL (Ní­vel 2)

ta baixando de 2/2 dias as vezes até na primeira utilização após colocar agua no carro...

então o problema que antes não estava nem tão calor e está assim, isso que é estranho, antes de ter esse problema ele não estava assim....
vou ver se consigo fazer o teste e pegar uma rodovia, o problema que com esse fim de ano esta lotado as estradas, vou ter que fazer só nos próximos fds, mas eu lembroo que quinta fui pra guarulhos, peguei um trecho da dutra na ida, ele ligou a ventoinha umas 3/4x após já estar com o motor aquecido, mas na volta que o motor tinha ficado frio e já peguei direto a dutra pra voltar, ligou 1x somente.

sim foi feito sangria umas 3/4x sim saiu agua suja, e foi limpo o radiador sim..a agua ta meio marrom, rosado mas bem claro por causa do aditivo...

beleza vou fazer os testes carlos, mas só vou conseguir no próximo fds o mecânico está fechado e eu estou tbm sem chave de vela....

feliz 2013 para todos :)
henry_
Membro GL (Ní­vel 2)

ainda não consegui ver as velas se está enferrujada, vou ver se consigo a chave de vela ou se levo no mecânico essa semana, mudei o horário de trabalho então estou com menos tempo para leva-lo....

ontem eu cheguei em casa e com a ventoinha funcionando, abri o capo, VI que a tampa não segurou a pressão e estava jogando água para fora, creio que tenha secado o reservatório, como estava quente e já era noite desliguei o carro e irei checar quando chegar em casa, EU estou achando que tem muita pressão no sistema de arrefecimento e nem a tampa está conseguindo segurar, algo me diz isto, pelos sintomas que o carro está tendo, como posso saber se realmente o carro está com esse excesso de pressão?

PS.: notei outra coisa mas creio que não esteja ligado ao sistema de arrefecimento, qdo passo dos 2,5 rpm o carro eqto acelero está fazendo um barulho de metal em atrito, alguém sabe o que seria isso??? essa semana vou ver se levo no mecânico para ver esse barulho e de novo o vazamento.

Carlos, tem algum mecânico de sp que vc conhece e que conheça bem de monza e sua enjoação? pq to desistindo já quase do monza, 4 meses com o carro e a 2 meses esse problema direto e nenhum dos dois mecânicos conseguiram resolver....
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Henry seu problema literalmente é achar um mecanico bom, barulho de metal é muito subjetivo, pode ser que seu esticador de carreia esteja dando fim de curso e fica fazendo uns barulhos de metal batendo, o meu está assim, o barulho acontece em marcha lenta, e por volta dos 2000 rpm, depois que sobe disso para, e abaixo disso também não faz... O barulho é bem semelhante ao de tucho ruim também...

A tampa do reservatório ruim não faz vazar toda a água, o sistema trabalha sobre pressão mesmo, se a tampa não estiver conseguindo segurar a pressão do sistema, aí sim, vai vazar bastante água, mas a tampa em boas condições joga pra fora somente a água excedente do limite do reservatório...

Se tem água suja é porque tem oxidação, e pode ser no cabeçote, tem grandes chances de estar indo água nos cilindros, porém não é pra baixar tanto assim queimando, e com certeza tem vazamento em algum lugar desse sistema.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder