ALTENADOR DO MONZA 89/9O
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: ALTENADOR DO MONZA 89/9O
Como disse, já expliquei em outros tópicos como fazer. Não procurou... Se mede da seguinte forma:
Com motor bem aquecido, temperatura normal de uso, motor funcionando, farol baixo e desembaçador ligados ou outro consumidor elétrico ativado.
Medir tensão entre os bornes positivo e negativo da bateria.
Medir tensão na saída do alternador para negativo da bateria.
Tem que ter a mesma tensão. Se na saída do alternador for maior que a tensão no positivo da bateria o chicote positivo está com defeito.
Medir tensão agora entre positivo da bateria e carroceria. Tem que ter a mesma tensão. Se tiver diferença superior a 1v o chicote ou fixação do terra está com defeito.
O mesmo teste deve ser feito com negativo do multi teste no motor e na carroceria. Tensão superior a 1v cabo ou fixação com problemas.
Sem consumo ou motor desligado, ou ainda, medir continuidade não vai encontrar defeito em aterramentos.
Abs,
Carlos Freire
Com motor bem aquecido, temperatura normal de uso, motor funcionando, farol baixo e desembaçador ligados ou outro consumidor elétrico ativado.
Medir tensão entre os bornes positivo e negativo da bateria.
Medir tensão na saída do alternador para negativo da bateria.
Tem que ter a mesma tensão. Se na saída do alternador for maior que a tensão no positivo da bateria o chicote positivo está com defeito.
Medir tensão agora entre positivo da bateria e carroceria. Tem que ter a mesma tensão. Se tiver diferença superior a 1v o chicote ou fixação do terra está com defeito.
O mesmo teste deve ser feito com negativo do multi teste no motor e na carroceria. Tensão superior a 1v cabo ou fixação com problemas.
Sem consumo ou motor desligado, ou ainda, medir continuidade não vai encontrar defeito em aterramentos.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
outra coisa amigo.
como esta o comportamento da lampada do painel?
acende e nao apaga?
pode ser alguma coisa nela tambem.
posta para podermos opinar melhor :smt023
como esta o comportamento da lampada do painel?
acende e nao apaga?
pode ser alguma coisa nela tambem.
posta para podermos opinar melhor :smt023
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Galera, ja troquei aquela peça pretinha atras do alternador... Botei a 034! ja reforcei aterramento e o positivo do alternador Fiz um video para vcs visualizarem o que acontece... Se alguem puder me ajuda... Ahh, meu alternador é o Bosch de 75A
Vcs acham que pode ser a ponte retificadora?
http://www.youtube.com/watch?v=eZ0Efh6SUac
To com medo que isso queime meu modulo HEI que é original ainda da GM de fábrica...
Abraços!!
Vcs acham que pode ser a ponte retificadora?
http://www.youtube.com/watch?v=eZ0Efh6SUac
To com medo que isso queime meu modulo HEI que é original ainda da GM de fábrica...
Abraços!!
Atual Monza Club 2.0 EFI 94 Azul - Etanol
Ex Monza SL/E 2.0 EFI 93 Cinza - Gas/GNV
Ex Monza SL/E 1.8 Carburado 85/86 - Etanol
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Para mim esse problema é do alternador, que deve ser desmontado e revisado, avaliado a fim de reparar o defeito.
Repare que além de oscilar a tensão, não está enviando carga. Ele chega no máximo a 13V, quando o mínimo seria 13,5v e ideal entre 13,8 e 14,2V.
Com relação ao terra, não é só colocar do negativo da bateria para carroceria e sim colocar também do motor para carroceria. A parte maior do cabo de aterramento é mais fácil de apresentar problemas e fez apenas na parte menor.
Abs,
Carlos Freire
Repare que além de oscilar a tensão, não está enviando carga. Ele chega no máximo a 13V, quando o mínimo seria 13,5v e ideal entre 13,8 e 14,2V.
Com relação ao terra, não é só colocar do negativo da bateria para carroceria e sim colocar também do motor para carroceria. A parte maior do cabo de aterramento é mais fácil de apresentar problemas e fez apenas na parte menor.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
A parte do terra do motor eu já revisei... Vou desmontar o alternador e abri-lo para ver se encontro um possível problema... Mas tem alguma coisa em especifica para que eu verifique? Isso já aconteceu com alguem?
Abraços!!
Abraços!!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
bbanjos escreveu:A parte do terra do motor eu já revisei... Vou desmontar o alternador e abri-lo para ver se encontro um possível problema... Mas tem alguma coisa em especifica para que eu verifique? Isso já aconteceu com alguem?
Abraços!!
Quando disse terra do motor seria reforçar o cabo do motor para carroceria como fez nos outros cabos.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
Vou faze-lo amanha para teste... Mas em medições eu cheguei a colocar o multimetro na propria carcaça do alternador e continuou assim... Vou tirar o alternador, lixar os contatos, limpa-lo bem, tirar todo aquele residuo velho de carvão gasto dentro... Ver se tem alguma solda com mau contato... Mas alguma dica do que eu possa ser feito? Algum teste em ponte retificadora, sei la...
Abraços!
Abraços!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Medir o estator, medir o rotor, medir a ponte retificadora (diodos), no final, depois de montado medir tensão de saída do alternador.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP