Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar consumo

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar consumo

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Primeiro aviso, só vale para EFI, Monza, Kadett, Blazer e S10, pois são os que trabalham em malha aberta e sem roda-fônica.

Sabendo agora que:
1) podemos diagnosticar problemas de ponto (vide viewtopic.php?f=3&t=24807 )
2) podemos usar o scanner para diagnosticar muitos defeitos dos sensores ( vide viewtopic.php?f=50&t=22823 )
3) além de poder usar a opção serial original também podemos usar a opção USB (vide viewtopic.php?f=14&t=24823)
4) podemos avaliar problemas com falha de ignição, ou defeito geral em 1 ou mais cilindros pela avalição da variação do avanço (vide viewtopic.php?f=14&t=248270) .

Analisando tudo o que vi nos gráficos, acho que é possível regular o motor para um consumo otimizado com o auxílio do scanner (reduzir, melhorar, otimizar o consumo ou aumentar o rendimento por litro).

Antes é necessário saber se o motor está sem problemas verificando principalmente os problemas relacionados com o item 4.

Se tudo estiver normal a regulagem seria assim:

A) Primeira parte regular ponto pelo vácuo máximo do MAP

- Ligue o scanner com o ElanScan (Serial ou USB não importa)
- Ligue o carro, o motor deve estar quente acima de 80ºC, veja com o scanner no ElanScan on-line é direto a temperatura está em Coolant temp
- Deixe todos os acessórios ligados, o ventilador do motor não pode ligar ou tem que ficar ligado o tempo todo, se tiver ar condicionado deixe-o ligado)
- deixe o motor na lenta

(Explico: a regulagem deve ser com o maior regime de carga possível com o motor produzindo a menor potência possível para maximizar a variação do MAP e facilitar a identificação do máximo)

- tecle F1 para começar a comunicação e F2 para começar a logar
- solte o distribuidor (marque a posição original caso queira voltar ao que era antes)
- fique de olho nos valores do MAP, que no ElanScan on-line aparece no item BatteryVolts,
- fique de olho nos valores do Consumo, que no ElanScan on-line aparece no item Flags 12,
- gire o distribuidor para frente e para trás até que o valor do MAP atinja o máximo e o consumo o mínimo, eles fica oscilando, vejam o valor máximo médio, anote o tempo em que achou a posição perfeita
- salve o log em ECU e em XLS
(Lembre que o ventilador do motor não pode ligar ou tem que ficar ligado o tempo todo, se tiver ar deixe-o ligado)

- trave o distribuidor
- analise o log se quiser para confirmar se a sua seleção foi realmente a melhor, repita se quiser.

Assim devemos chegar ao máximo de eficiência em relação ao ponto, pelo menos na lenta, o ideal seria fazer isso num dinamômetro em regime de torque máximo e verificar se não haverá pré-ignição, como não temos dinamômetro depois de acertar o ponto, podemos conferir em uma subida bastante íngreme, em 3ª marcha à 2500 RPM pisar fundo e verificar se o motor não grila, se grilar, recuar pouco a pouco no sentido horário até parar. Isso vai depender do estado do motor, da compressão e se é álcool ou gasolina.

B) Segunda parte regular o potênciometro de CO observando o MAP e o consumo

- Ligue o scanner com o ElanScan (Serial ou USB não importa)
- Ligue o carro, o motor deve estar quente acima de 80ºC, veja com o scanner no ElanScan on-line é direto a temperatura está em Coolant temp
- Deixe todos os acessórios ligados, o ventilador do motor não pode ligar ou tem que ficar ligado o tempo todo, se tiver ar condicionado deixe-o ligado)
- tecle F1 para começar a comunicação e F2 para começar a logar
- fique de olho nos valores do Consumo, que no ElanScan on-line aparece no item Flags 12,
- fique também de olho nos valores do MAP, que no ElanScan on-line aparece no item BatteryVolts,
- gire o parafuso do potenciômetro de CO, ele aparece no ElanScan on-line em Spark Advance (anote o valor original caso queira retornar ao original)
- observe quando o valor do consumo é o mínimo sem que o valor do MAP diminua, anote o tempo em que achou a posição perfeita
- salve o log em ECU e em XLS
- analise o log se quiser para confirmar se a sua seleção foi realmente a melhor, repita se quiser.

(Lembre que o ventilador do motor não pode ligar ou tem que ficar ligado o tempo todo, se tiver ar deixe-o ligado)

Pronto é só testar, para ter certeza, o bom era achar um trecho sem tráfego de cerca de 1 ou 2 kilômetros, rodar com o carro logando com o ElanScan antes das alterações, anotando os valores do consumo total do percurso que está disponível na segunda aba do interpretador off-line, repetir o teste 3 vezes para ter uma média. Depois repetir o mesmo teste com a regulagem efetuada e comparar.

Segundo eu calculo, se o consumo for o mínimo a emissão também será, seria interessante conferir isso com um analisador de gases do escapamento.

Então é possível que esta regulagem ajude a fazer passar pelos teste do DETRAN, tranformando um reprovado em um aprovado feliz.

Quando possível vou testar no meu, que lembro, está a 124 km da minha casa.

Lembrando como usar o scanner está explicado em viewtopic.php?f=50&t=22823
MonzaClub20EFICHZ

Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar con

Lista de tópicos relacionados ao Scanner Diagnóstico Automotivo para Monza, Kadett, Blazer e S10 com central Multec 700:

Tópico base:
viewtopic.php?f=50&t=22823

Montagem da versão USB do scanner:
viewtopic.php?f=14&t=24823

Análise do Motor pelo Scanner – Principal item - Gráficos do avanço descrição detalhada:
viewtopic.php?f=14&t=24827

Análise geral do motor sem força via scanner:
viewtopic.php?f=3&t=24807

Tópicos anteriores:

Construção do Scanner
viewtopic.php?f=14&t=7886&start=0&hilit ... C3%B3stico

Versão funcional e sem dados comparativos, aprendendo a usá-lo.
viewtopic.php?f=50&t=14671

Usando por meio do EFI Live (não freeware)
viewtopic.php?f=50&t=20029
Análise de deficiência do EFI LIve e a vantagem dos códigos de erro:
viewtopic.php?f=50&t=20029&start=50#p282488

Ativando o Código Lampejante e Manual
viewtopic.php?f=47&t=7336

Material didático sobre a injeção do EFI da época do lançamento
viewtopic.php?f=47&t=7335
MonzaClub20EFICHZ

Carro regulado hoje, fiquei girando o distribuidor e na análise do log o melhor ponto para a questão vácuo x consumo x avanço x IAC (motor de passo - fluxo de ar da marcha lenta) no meu caso (motor 2.0 álcool) o valor do avanço ótimo foi de 1,8, bom até 1,5 ( no modo on-line ver o valor de Air/fuel ratio). O valor do on-line no MAP deve estar em 5,5 (BatteryVolts), oscilando com mínimo 5,5 e máximo 6,1 com média de 5,8, acimao ponto estará muito adiantado. Conferi com o teste da ladeira íngrime e não ocorreu nada de pré-ignição.

O potenciômetro de CO foi para o mínimo 1,21V.

Andei com o carro e ficou excepcional, responde fácil, rápido, sem tossir e com muita força mesmo com o CO no mínimo

Conforme falei o motor estava quente, acima de 93ºC.

Uma coisa inesperada, no modo on-line não dá para ver os valores do consumo em Flags 12, só em off, mas pode-se olhar Voltage comp.? que apesar de picos estranhos tem as médias iguais

log: http://www.baixa.la/arquivo/3901626
henez
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por henez »

Boa Noite Carlos.

Só para constar,o log que você passou esta dando um erro,segue print screen da falha.

Imagem

Depois que clica em depurar.

Imagem

Att. Henrique Martinez

Edit:Desconsidere,pensei que deveria abrir com o Depurador,mas o que você passou é o próprio.Me enrolei aqui,mas já me achei.
MonzaClub20EFICHZ

Isso mesmo, a macro só roda se o nome do arquivo for Multec700Scan.xls, caso contrário trava, e o log como falou já está pronto.
henez
Membro SR (Ní­vel 4)

Bom...depois de uma analise,notei que no meu log(o que o Carlos fez durante o encontro domingo)o meu Monza esta com um consumo L/H abaixo do Monza do Carlos, mas, pode até ser um consumo abaixo, mas creio eu que é ineficiente, pois, mesmo "consumindo menos", ele não esta "sabendo" aproveitar este combustível, em outras palavras, não adianta o carro ter uma mistura muito pobre para tentar uma economia, pois em qualquer aclive ou esforço extra, ele vai acabar gastando mais tempo para realizar a atividade,e então,essa mistura pobre gera um consumo rico.

Não sei se ficou claro a todos, mas pretendo, em companhia do Carlos,explicar melhora essa parte, pois creio eu que é a parte mais crucial que todo Monzeiro almeja, mas quem quiser se aventurar e comentar o que pensa,estamos ae para ajudar.

Mas Carlos, só para salientar, vou anotar todos os valores do meu antes do ajuste que você passou, para caso ele fique com algum problema, eu volte ele para onde estava, mas pretendo fazer isso só no final de semana, e até pretendo fazer um vídeo demonstrando toda a operação.

Att. Henrique Martinez
MonzaClub20EFICHZ

Esqueceu de um detalhe no consumo, o meu é álcool e o teu gasolina, diferença óbvia no consumo!
henez
Membro SR (Ní­vel 4)

Bem lembrado Carlos.

Mas analisando meu Log com o do Kayan, noto que mesmo com o Modulo de Economia (imagino que ele tenha) o consumo do dele é um pouco acima do meu, então a minha teoria que o meu esta sem gasolina ainda é correta.

Então vem a duvida:Sera que primeiro preciso colocar o potenciômetro do CO em 2 volts e depois regular o ponto ou isso não interfere em nada?
Responder