Ignição CDI e as mitos da cmracing

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ignição CDI e as mitos da cmracing

Mensagem não lida por vrsilva »

E cade o monza?

Eu penso da seguinte maneira.

O Eduardo vem no fórum, participa a muito tempo, ele PREPAROU o motor dele, e COLOCOU o módulo de ACORDO com a PREPARAÇÃO dele, deu certo. O que ele fez? O grande favor de compartilhar com o fórum, o que ele fez, e ainda compartilha a sua receita. Em nenhum momento foi dito que o módulo teve ganhos em motores originais ou standard.
Dizer por dizer, se baseando em livros, "estudos" e muito menos por documentação técnica de fabricante, não quer dizer nada, muitas vezes a teoria não comprova a pratica, mas A PRATICA SIM, COMPROVA A TEORIA.

Deixa quieto Rafaelo... acho que isso vai acabar só quando o kiko ganhar sua bola quadrada.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
nizer
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por nizer »

vrsilva escreveu: Deixa quieto Rafaelo... acho que isso vai acabar só quando o kiko ganhar sua bola quadrada.

x2.. também penso que isso tudo aqui não está levando a lugar algum.
Pra mim já ficou provado que alguma melhora deu no meu carro, por isso disse que se alguem quiser vir aqui em curitiba e testar fique a vontade...

agora opinião sobre produtos cada um tem a sua.

Minhas considerações finais a respeito de um amplificador de centelha:

em um carro original...

1 - Evita falhas de centelhamento.
2 - Aumenta a durabilidade da vela pois evita formação de depositos de carvão.
3 - Mantem os dutos mais limpos pois não descarrega gases resultantes de uma queima não completa.

Agora se estou certo ou errado se estudei ou não o suficiente não entrarei no merito e nem em discussões pois este é o ultimo post que farei sobre este assunto, pois pelo que entendi aqui neste tópico é que não podemos ter uma opinião diferenciada sem termos estudado a fundo e ter amplos conhecimentos sobre o que estamos usando...

E só pra constar.... tem gente que não gosta muito do Batman sabia ?? e por acaso alguem que prefere o Batman e acha ele super legal foi criticado por isso ??

abraços a todos e fiquem com Deus...

ps. voto pela exclusão do tópico, não agregou nada a ninguem
Quem está atrás apenas dos elogios não está disposto a ouvir a verdade
Tópico do Monza Preto....
viewtopic.php?f=33&t=20046
Monza na ROFORMA....
viewtopic.php?f=43&t=23806
PROCURO CB DO MONZA EFI...
kankan
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por kankan »

vrsilva escreveu:Deixa quieto Rafaelo... acho que isso vai acabar só quando o kiko ganhar sua bola quadrada.
Ele já ganho, FIM hehehehehe
http://www.youtube.com/watch?v=-44IcKr1grQ
Quem tem monza tem tudo
Imagem
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

darkknight escreveu:
500EF escreveu:Não estão desgastadas. Agora que estou chegando a 10% da vida delas...

As velas originais do cruze são de material nobre (provavelmente iridium). O manual só prevê que sejam avaliadas pela concessionária na revisão dos 100.000km. Antes disso eles não vão nem olhar para elas... 

E realmente, elas não sofreram nenhum desgaste no período, já que conferi o gap tanto quando as tirei para colocar a fita isolante, quanto agora para remover. Lembrando que rodei o tempo todo com elas originais. Não alterei nem o gap.
É Rettore, este gap original é mais um fator pelo qual eu duvido muito que o resultado apresentado por você e sentido pela sua esposa tenha uma comprovação em medições sérias e científicas.
Então quando você aumentar este gap nem precisará de turbina ou de um vtec como nos hondas...
Acho que pelo gráfico que já postei para você anteriormente perceberá que não terá melhora alguma abrindo este gap.
500EF escreveu:Independente de qualquer coisa, entre o antes e depois de tirar a ignição do carro, nenhum outro fator foi alterado.
Tomei o cuidado até de perguntar se ela havia abastecido o carro nos dias anteriores e ela disse que a última vez havia sido na semana anterior (realmente eu não tinha postado este detalhe antes, então entendo que levantou a possibilidade, como eu também levantei. Mas não existiu).
Rettore, eu não quis dizer que o combustível tenha sido trocado, mas você não pode garantir a qualidade do mesmo correto?
Sendo o combustível adulterado o faiskator sim fará diferença, mas lembrando que desta forma o motor estará trabalhando fora de suas especificações.
Note o combustível já poderia estar adulterado antes.... entendeu......

500EF escreveu:Realmente não foi minha intenção (e nem tinha como ser), usar a percepção da patroa como argumento técnico. Mas demonstra que na prática, pelo menos para mim, nos 5 carros meus em que usei ignição, ficou muito clara a diferença que faz.
Rettore conheço pessoas que tem carros preparados e que não percebem diferenças de torque na casa de 2kgf, qual seria a percepção da sua esposa?
Acho que para isto que existe dinamômetro.
500EF escreveu:O mesmo já havia acontecido quando instalei a ignição mais fraca (indutiva) no vectra 2.2 16v e ela percebeu nitidamente o ganho de torque ao dizer que passou a subir o morro em terceira onde antes tinha que puxar a segunda.
Rettore, este tipo de depoimento é com um caráter muito relativo e de uma análise muito complexa.
500EF escreveu:É óbvio que não tenho como afirmar de forma generalizada que isso vai acontecer com a mesma intensidade em todos os carros do mercado, nem precisar quantos % deu nos meus carros. Mas posso afirmar que não é algo que possa se desprezar, já que foi sempre tão perceptível nas minhas experiências (quando uma mulher chega a notar é porque mudou muito... para melhor ou para pior).
Rettore este tipo de exagero é descabido, daqui a pouco a ignição estara dando o desempenho de um turbo.
Mas lembrando do seu vectra ele era taxado não? Isto influencia os resultados.
500EF escreveu:Sempre obtive. Inclusive no cruze quando ainda estava praticamente 0 km (tinha lá seus 3.000 km rodados) e eu instalei a ignição.

Agora quando for instalar de volta, vou aproveitar para aumentar o gap das velas (ainda não entendi o motivo do original ser de míseros 0,6mm... parece gap de carro turbo num carro com 10,5:1 de taxa...)...

Mesmo porque, já fiz a revisão (óleo e filtros) na sexta-feira e a patroa já perguntou que dia vou recolocá-la... hehehe
Rettore, este tema “gap das velas” é muito importante, ele envolve muitas coisas, quer abrir um tópico para isto?
1- Você sabe o que acontece quando se aumenta o gap das velas em 1mm?
2- Geometria da câmara e o formato da vela?
3- Ponto de ignição?
4- Área de trabalho negativo?
Lembra que la no fórum mais técnico ….. ele nunca falou sobre como uma injeção de fábrica trabalha e ninguém lá sabia que a injeção trabalhava em closed loop e open loop e quando este assunto surgiu la nos nossos debates do xpeedclub ele foi obrigado a falar bem agora que estou levantando este ponto e talvez você possa pegar estas informações com ele, ai irá descobrir porque este gap de 0,6, mas se ele passar as informações corretas e não as deturpadas.
No vectra a ignição veio com o motor ainda original. Depois vieram taxa e álcool.

Na Blazer foi o contrário. Primeiro taxa e álcool e depois ignição (do meg top, compradas já usadas, nestes dois casos). :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Poderia me dizer qual é e deixar as coisas claras?
use sua mente de universitario para ver uma coisa que ate faxineiro ja viu.
Já percebeu o tamanho da sua imaturidade com estas palavras?
sou imaturo,mas sei respeitar as pessoas que mereçem,e isto nao se aplica a sua pessoa,ok?
Onde falei pessoalmente de você ou da sua família?
que familia? voçe e tao covarde que se esconde atras de um apelido e de uma foto e vem falar em familia?
tem medo de que? voçe deve ser daqueles que para sair de casa tem que verificar na rua se nao tem ninguem passando?

e se gosta de resposta para suas perguntas,começa respondendo algumas que ficaram pendentes ai em cima.
vou postando por aqui,pois este topico esta podre mesmo e voçe nao somou nada para ninguem por aqui mesmo.

faz assim,finge que sua internet caiu,junta suas trouxas e pega descendo senhor sabe tudo
rafa_fv

Mensagem não lida por rafa_fv »

Boa tarde a todos, estava fazendo algumas pesquisas e acabei me deparando neste tópico, é meio tarde mais espero que ainda estejam acompanhando.
Não sou muito a favor da forma como o "dark" vem se expressando, pois ele está um pouco exaltado nos comentários, mas técnicamente tenho que concordar com ele no que vc's apelidaram de 'ignição inteligente' e com os outros dados técnicos.
Resolvi colocar este post, pois vi que gerou muita polemica o fato da tensão nos terminais da vela variar de acordo com a abertura do gap, mas realmente a tensão varia diretamente em relação ao gap; independente de vc usar platinado, ignição indutiva ou capacitiva (CDI). Não é 'modulção' como o colega -rafaelo- denominou, tudo ocorre devido as leis da fisica que regem a eletricidade em especial a lei de Ohm - E = R*I - (E = tensão / R=resistencia/ I=corrente) e ao fato do sistema apresentar uma impedância(resistencia) variavel. Como assim impedância variavel, simples, enquanto não ocorrer o sentelhamento a impedancia será muito maior, pois o dielétrico do ar não foi rompido (não iniciou o arco) e a partir dai passa a ter uma impedancia muito menor porque o ar está ionizado.
Tá e o que isto tem haver com a 'ignição inteligente'. Tudo, pois até ocorrer a centelha a impedancia do ar é muito maior que a do resto do circuito (bobina+cabos de ignição+distribuidor) e como a tensão e proporcional a resistencia(E=R*I) praticamente toda tensão gerada está presente nos eletrodos da vela, já com o ar ionizado a coisa muda a impedancia do ar cai e consequentemente a tensão nos eletrodos também. Vale lembrar também que até o rompimento do dielétrico do ar a corrente no circuito é praticamente igual a 0 (zero) e cresce bruscamente com a ionização do ar, fazendo com que a tensão na saida da bobina também caia, similar com o que ocorre em transformadores em vazio e em carga.
Desta forma o que o dark mencionou sobre a tensão aumentar com o aumento do gap, está correto. Porem este aumeto da tensão está limitado a quanto o sistema foi projetado para atingir com o circuito aberto(tensão maxima na saida da bobina/transformador). Existe uma folga em qualquer sistema original, para garantir que até certo ponto o desgaste do sistema.
Espero ter colaborado.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafa, na boa, você choveu no molhado, o que você disse não é favor do nosso querido amigo que sumiu graças a Deus, e sim a favor do que eu e o Rafaelo estavamos dizendo o tempo todo...

Quem dizia que a vela era inteligente era o queridinho aí... Eu e o Rafaelo a todo instante estavamos falando que quem manda tensão é o sistema de ignição, e o sistema precisa de força o suficiente para vencer a resistência de inércia do ar... ou seja, tudo isso que você disse...
Se aumentarmos o GAP da vela, é OBVIO que o sistema de ignição precisa ser suficiente para conseguir centelhar 100% das vezes.

Sinceramente, você só ressucitou um tópico falecido, que tinha um propósito de trollar o fórum, nem monza o cara tinha, e veio aqui arrumar briga com o Eduardo Retore, que usa os módulos da CMRacing em vários dos carros que ele tem, incluindo o Cruze dele... O Eduardo Retore não é um cara idiota a ponto de fazer modificações que piore um carro como o Cruze...
Ele apenas deu os relatos dele com o sistema de upgrade que ele vem fazendo nos carros dele, e esse zé mané entrou num dos tópicos dele, e começou a trollar e inflamar uma discussão sem fundamentos, e depois abriu esse tópico aqui pra querer se fazer de o senho da verdade...

Você leu o tópico inteiro? Todos os posts?
Pois acho que não, pois entendeu a história invertida...

Quer um conselho?
Deixa esse assunto pra lá que não levará a lugar nenhum...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
rafa_fv

Mensagem não lida por rafa_fv »

vrsilva, sim eu li todos os posts desde o começo antes de postar alguma coisa, inclusive vi outros deslizes de conceito só que não eram tão importantes e não comentei nada, também entendi tudo de forma correta. Eu percebi que o dark estava p da vida com o Cesar Marques, e comentei que não concordo com a sua postura.
Porem pelo que li percebi que o Rafaelo é um pessoa que se interessa muito por este assunto e como ele está com um conceito errado de que a tensão nos eletrodos não varia independente da abertura do eletrodo, ou seja, a tensão maxima que um conjunto de ignição (modulo + bobina/transformador) pode atingir com o circuito aberto é uma coisa, já a maxima tensão entregue nos eletrodos é outra e está dependo do gap da vela.
Me desculpe qualquer coisa, pois minha unica inteção foi ajudar a sanar está duvida de conceito.
Trancado