Rodas 17"P e Pneus ( Qual melhor tamanho indicado )

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Rodas 17"P e Pneus ( Qual melhor tamanho indicado )

Mensagem não lida por Rafaelo »

os freios do monza é o mesmo projeto de um corsa de 900kg e com potencia quase iqual na versao 1.6 mpfi, problema que o monza é sim um subdimensionamento nos freio de fabrica nao tem como negar isso, porem isso so é sentido quando se usa os freios de verdade. por exemplo na serra, supercarga, altas velocidade acima de 120 km/h e pisar de uma vez. nesse sentido de extremo o monza vai sentir especialmente com rodas maiores. porem como ja falamos aqui em só e sentido em determinadas situaçoes, e nao todo.

ir ate o banco,mercado,freiar ao ver um quebra mola em velocidades menores que 80 km/h pode ter um aro 20 que nao vai sentir diferença alguma, a nao ser que o freio ja esteja ruim. agora se for acelerar rapido e querer freiar rapido ae a coisa muda de figura. os carros esporte podem falar isso, pesados + velocidade + roda maiores = freios maiores.

oque determina um freio ser maior é calculado o peso e a velocidade do veiculo no projeto. o vectra B 16V pro exemplo tem 288mm/ 286mm pq alem de pesado 1380kg tem potencia. meu omega 6 cil tem 1500kg peso pesado e acelerada feito kart e chega quase 250km/h e tem 300mm na frente. ambos rodas 15" e mesmo assim nao é exelente de freio, teria que ter ao meu ver 335mm como as BWM da mesma categoria de carro.

ah travar a roda é uma coisa freiar sem o freio se cansar é outra coisa totalmente diferente.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Nelson osorio »

Pessoal, so esclarecendo uma coisa.. claro que exagerei um pouco, e falei de uma situãção extrema. E outra, estava usando pneus 225 50 17, bolachudão, rsrs. ai vc soma com freios nao novos, descida, 100 km /h, o negocio vai agravando.... é complicado sim. Claro que para passear, idas e vindas, curtas distancas, sem problemas, usei as rodas por quase 1 ano.... Mas para quem gosta de uma direção um pouco mais ofensiva, vc nao sente o carro "na mão"...
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Entendi como funciona esse negocio entao. é bem complexo, não sabia q o freio do monza eh tao ruim assim. kkk
o monza pesa uns 1200kg não eh? ja tinha decidido colocar os pneus mesmo, agora q vi isso, vou preferir os pneus 2 vezes. sahuhaushuasuhashu

Futuramente vou mecher nos meus freios tmb. :)
dai sim colocarei as rodas 17. :)
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
kankan
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por kankan »

Ficha técnica - Monza SL/E 2.0

Motor: dianteiro, transversal, de quatro cilindros em linha, injeção eletrônica, sem catalisador. Cilindrada: 1.998 cc. Diâmetro e curso dos pistões 86 x 86 mm. Taxa de compressão 9,2:1. Potência máxima (líquida) 110 cv a 5.600 rpm; torque máximo (líquido) 16,4 kgf.m a 3.000 rpm. Transmissão: transversal, câmbio manual de cinco marchas à frente e uma à ré, com as seguintes relações: 1ª) 3,55; 2ª) 1,95; 3ª) 1,28; 4ª) 0,89; 5ª) 0,71; ré 3,33. Diferencial, 4,19. Tração dianteira. Direção: hidráulica, pinhão e cremalheira, 3,5 voltas de batente a batente. Suspensão: dianteira tipo Mcpherson com braço de controle triangular, mola helicoidal e amortecedor hidráulico; estabilizador. Traseira: eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor hidráulico e estabilizador. Freios: disco na dianteira e traseira, servofreio, duplo circuito em diagonal. Rodas e pneus: rodas de liga-leve 6 x 13 polegadas. Pneus 185/70 SR 13. Dimensões: comprimento total 4.336 mm; largura 1.668 mm; altura 1.346 mm; distância entre-eixos 2.574 mm; bitola dianteira/traseira 1.406 mm; altura livre do solo 170 mm. Capacidades: combustível, 57 litros. Peso: 1.123 kg. Aerodinâmica: Cx 0,39. Área frontal, 2,26 m2.

Bom além do peso ta ai a ficha técnica.
Quem tem monza tem tudo
Imagem
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Realmente colocou a ficha técnica mas de uma maneira que nem tenho coragem de ler... se colocasse mais organizado era melhor...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Vou pedir licença pro kankan pois dei uma organizada para melhor visualização da ficha
Ficha técnica - Monza SL/E 2.0

Motor: dianteiro, transversal, de quatro cilindros em linha, injeção eletrônica, sem catalisador.
Cilindrada: 1.998 cc.
Diâmetro e curso dos pistões 86 x 86 mm.
Taxa de compressão 9,2:1.
Potência máxima (líquida) 110 cv a 5.600 rpm;
torque máximo (líquido) 16,4 kgf.m a 3.000 rpm.
Transmissão: transversal, câmbio manual de cinco marchas à frente e uma à ré, com as seguintes relações: 1ª) 3,55; 2ª) 1,95; 3ª) 1,28; 4ª) 0,89; 5ª) 0,71; ré 3,33. Diferencial, 4,19.
Tração dianteira.
Direção: hidráulica, pinhão e cremalheira, 3,5 voltas de batente a batente.
Suspensão: dianteira tipo Mcpherson com braço de controle triangular, mola helicoidal e amortecedor hidráulico; estabilizador. Traseira: eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor hidráulico e estabilizador.
Freios: disco na dianteira e traseira, servofreio, duplo circuito em diagonal.
Rodas e pneus: rodas de liga-leve 6 x 13 polegadas. Pneus 185/70 SR 13.
Dimensões: comprimento total 4.336 mm; largura 1.668 mm; altura 1.346 mm; distância entre-eixos 2.574 mm; bitola dianteira/traseira 1.406 mm; altura livre do solo 170 mm.
Capacidades: combustível, 57 litros. Peso: 1.123 kg.
Aerodinâmica: Cx 0,39. Área frontal, 2,26 m2.
Mais acho que toda a alteração no carro para almenta a segurança é valida mais desde que seja bem feita claro. O problema do Brasil é que achamos que modificação de carros é igual "velozes e furiosos" que os carras rebaixao turbinao e saem correndo feito locos e a policia atraz, pior que nao é so o povao que ve assim mais a policia, os politicos entre outros.

So pra ter uma ideia, se vc quiser almenta a potencia do seu carros ela so pode ser feita ate 10% a mais doque o de fabrica, porem se vc criar um carro na garagem da sua casa e colocar um motor v12 eles permitem ai vc registra o carro como um prototipo e anda nas ruas.
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Ueh, como vou fazer entaoo? como meu motor?
Não vou poder legalizar?

Meu 140CV ?
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:Mais acho que toda a alteração no carro para aumenta a segurança é valida mais desde que seja bem feita claro. O problema do Brasil é que achamos que modificação de carros é igual "velozes e furiosos" que os carras rebaixao turbinao e saem correndo feito locos e a policia atraz, pior que nao é so o povao que ve assim mais a policia, os politicos entre outros.
disse tudo. o problema que a maioria querem fazer coisa de matao,que sai barato, que usam materiais inapropriados, nao usam engenharia em absulutamente em nada e isso é um risco nao so pra ele como pra aos que estao em volta. oque tem de cara nesse brasil com motores de ' 300cv turbo' com freios originais e rodas grandonas nao da pra acreditar sao muitos. e isso eu ate acho certo uma lei mais pesada pra esse tipo de coisa pq poem muita gentem risco por ele to Ca.... se der errado ou nao. ou fazem da maneira certa com laudo,tecnicos que autorizam a modificaçao, em tudo legalizado e aprovando(oque existem em alguns setores) é valido. agora fazer do modo que agente ver por ae ja nao aprovo nao... so bastante radiacal nesse aspecto.
LeandroConstantino escreveu:So pra ter uma ideia, se vc quiser aumenta a potencia do seu carros ela so pode ser feita ate 10% a mais doque o de fabrica, porem se vc criar um carro na garagem da sua casa e colocar um motor v12 eles permitem ai vc registra o carro como um prototipo e anda nas ruas.
nao precisa ser prototipo, existe um modo de fazer isso inclusive com laudo tecnico aprovando o aumento de potencia. so nao sei se ainda existe.

esse tipo de coisa nunca que vao conseguir alegar que teu carro esta com mais potencia ou nao. especialmente os aspirado originais. oque interessa é se o documento esta em dia, se o numero de motor é registrado no documento. apenas isso. agora se tiver um turbo no capo é guincho na certa, ah nao ser se for legalizado.

eu por exemplo comprei o motor completo na agencia GM com NF no meu nome, pra legalizar é so levar a NF, fazer um atestado no cartorio(fui eu que instalei) e ja é cadastrado o novo motor pagando as taxas e documentaçao do carro, nao precisa nem tirar o numero do bloco ja vem a etiqueta na NF heheheh por isso que prefiro comprar na concessionaria novo, essas coisa alem de mais garantido é menos burocratico.na NF nao descremina potencia,cilindrada,etc,etc só o numero do motor que ainda por cima é numero de repociçao GM. poderia ser um 1.6 no meu caso que nao tem como alegar que seja 2.0 depois de montado e com a NF.

conheço gente que legalizou um motor adaptado esse sim ADAPTADO de omega 4.1 em um chevette. entao qualquer coisa pode

fica tranquilo Ronaldo da sim, e existe outras maneiras de fazer isso como por exemplo so cadastrando o bloco como fez o Leo o dele era roubado e comprou um motor parcial e legalizou sem problemas e o bloco nem é do carro dele e de outro modelo GM que serve no monza sem adaptar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder