Rodas 17"P e Pneus ( Qual melhor tamanho indicado )
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Rodas 17"P e Pneus ( Qual melhor tamanho indicado )
claro, isso é pura engenharia. nao existe rodas grandes com freios minisculos como é do monza. todo aumento de diametro de uma roda, os freios tem que ser proporcional a esse diametro.
pode notar, carros projetados pra rodas grandes tem freios "grandes" nunca o contrario. quando colocar um roda 17" em freio de monza o carro vai demorar bem mais pra freiar que se tive-se com a roda 13. isso esta relacionado ao torque, é uma relaçao da fisica que nao lembro que parte dela hehehe.
freios a disco nas 4 rodas nao tem relaçao alguma com isso. como expliquei, quanto maior o raio maior será o disco pra freia-lo, entao pelo menos tu tem que colocar os freios do vectra 256mm e 270mm atras pra freiar com segurança e eficiencia.
trocar um roda pra fica bunitinho e esquecer a parte tecnica nao é um caminho sábio.
tu tem um projeto do motor em andamento pq vai querer trocar as roda agora? termina uma coisa primeiro pra começar outra. so o custo de rodas,pneu,freios termina o motor.
pode notar, carros projetados pra rodas grandes tem freios "grandes" nunca o contrario. quando colocar um roda 17" em freio de monza o carro vai demorar bem mais pra freiar que se tive-se com a roda 13. isso esta relacionado ao torque, é uma relaçao da fisica que nao lembro que parte dela hehehe.
freios a disco nas 4 rodas nao tem relaçao alguma com isso. como expliquei, quanto maior o raio maior será o disco pra freia-lo, entao pelo menos tu tem que colocar os freios do vectra 256mm e 270mm atras pra freiar com segurança e eficiencia.
trocar um roda pra fica bunitinho e esquecer a parte tecnica nao é um caminho sábio.
tu tem um projeto do motor em andamento pq vai querer trocar as roda agora? termina uma coisa primeiro pra começar outra. so o custo de rodas,pneu,freios termina o motor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1993
Estava desejando essa aqui olha. mas o vendedor acabou de falar q o offset dela eh 25, então acho q nem rola ela mais.
Rodas Tsw Trackstar, Furação 4x100
Offset: 25 PCD: 98 Tala: 7 Polegadas

Rodas Tsw Trackstar, Furação 4x100
Offset: 25 PCD: 98 Tala: 7 Polegadas

É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1993
Blz então rafaelo..... Vou seguir seu conselho e vou deixar as rodas pro futuro. dai já mecho nos freios tmb. 
Final de semana agora estourou meu pneu dianteiro, lado motorista. mas foi sucegado, o carro continuou na pista, dai tive aquele velho problema por causa do som.
Tive q ligar pro meu cunhado pra ele levar o estep husahuas, fiquei quase uma hora na rodovida. mas deu tudo certo.
Depois desse sofrimento, aprendi a tirar a caixa de som, que eu pensei que nao saia.
Por enquanto estou rodando com meu Step, q é uma roda original do monza.
Achei q a roda ficou muito pra dentro, vou postar uma foto aqui pra vcs ver se eh assim mesmo.
to com muito dinheiro empatado nesse projeto mesmo, Acho que vou terminar ele primeiro mesmo.
Final de semana agora estourou meu pneu dianteiro, lado motorista. mas foi sucegado, o carro continuou na pista, dai tive aquele velho problema por causa do som.
Tive q ligar pro meu cunhado pra ele levar o estep husahuas, fiquei quase uma hora na rodovida. mas deu tudo certo.
Depois desse sofrimento, aprendi a tirar a caixa de som, que eu pensei que nao saia.
Por enquanto estou rodando com meu Step, q é uma roda original do monza.
Achei q a roda ficou muito pra dentro, vou postar uma foto aqui pra vcs ver se eh assim mesmo.
to com muito dinheiro empatado nesse projeto mesmo, Acho que vou terminar ele primeiro mesmo.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
-
Nelson osorio
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Com crteza amigo. O caminho é esse mesmo, termine seu projeto do motor, e seja feliz!! rsrs
quanto ao negocio que o rafaelo falou, eu já senti na pele, rsrsrs. Rodas 17 com freios originais requer uma dirigibilidade bemmm mais segura, digamos assim. Se vc deixar para acelerar e frear o carro como se estivesse de roda original 13, vc enche umas traseiras por ai... Eu sem experiencia (nunca havia andado de carro com aro grande), no começo me dava até pânico na hora de frear no sinal, a sensação de insegurança nos freios é grande.... Agora estou com rodas originais GM aro 14, e sou felizzz!!!!
quanto ao negocio que o rafaelo falou, eu já senti na pele, rsrsrs. Rodas 17 com freios originais requer uma dirigibilidade bemmm mais segura, digamos assim. Se vc deixar para acelerar e frear o carro como se estivesse de roda original 13, vc enche umas traseiras por ai... Eu sem experiencia (nunca havia andado de carro com aro grande), no começo me dava até pânico na hora de frear no sinal, a sensação de insegurança nos freios é grande.... Agora estou com rodas originais GM aro 14, e sou felizzz!!!!
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
é verdade Nelson, esse efeito só é sentido quando esta em velocidade moderada a alta, velocidade X massa = problema hehehe se nao tiver freios que comporte o diametro da roda nao vai freiar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
LeandroConstantino
- Membro SL/E (Nível 3)
Acho que ta tendo um pouco de exagero, eu estou rodando no meu monza com rodas 17 e pneus 205/45/17 da maxxis, quanto ao freio sim notei diferença no seu comportamento mais nada comparado com o Nelson osorio em falar que fico comedo de para em um farol vermelho acho muito a diferença que há é em velociadade altas acima de 80/100km pra isso tem que haver um cuidado maior mais o carro nao fica sem freio com se esta colocando, ja estou em andamento com o meu projeto de melhorar os freios do meu monza, ja tenho medade do sistema comprado e guardadinho pretendo compra o sistema dianteiro ate mes que vem, o meu monza é de uso diario e nunca tive um susto por conta dos freios toda vez que preciso pisar forte eles respondem.
Que há diferença, há porem o carro nao fica sem freio, o comportamento do carro muda sim mais acho que o motorista tem que se adaptar ao carro pq se nao todo mundo ja teria se matado com os carros que tinhamos antigamente no Brasil, principalmente aqueles caminhoes antigos
Que há diferença, há porem o carro nao fica sem freio, o comportamento do carro muda sim mais acho que o motorista tem que se adaptar ao carro pq se nao todo mundo ja teria se matado com os carros que tinhamos antigamente no Brasil, principalmente aqueles caminhoes antigos
-
vrsilva
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Acontece que muitas pessoas, podem estar com os freios debilitados e ao colocar rodas grandes potencializa o problema drasticamente, dando a impressão que o problema é das rodas maiores, sendo que, na verdade é o sistema que está ruim. O meu antigo monza tinha um freio muito forte, freava muito bem, era tão sensivel quanto de carro novo, mas era um freio revisado certinho. O meu monza novo como faz pouco tempo que peguei ele, não tive tempo de dar um "pega" nos freios, mas ele está borrachudo no começo eu estranhei muito, pois parecia que o carro não parava, pois está precisando de uma força bem maior para parar o carro. O antigo era pneu 185/70/13 o novo é 185/65/14, ou seja mudou quase nada, porém o problema está evidente que é o freio que está precisando de manutenção preventiva...
Então é muito importante que antes mesmo de colocar rodas grandes, revisar todo o sistema de freios, inclusive os traseiros, mesmo que a tambor, estes tem sua importancia também, tem pessoas que acham que os freios traseiros só servem pro freio de mão o que é um erro, os freios devem estar equilibrados, freando por iguais, ou seja dianteiros iguais os traseiros e vice versa, acontece que a eficiencia do freio a tambor é menor que do sistema a disco, mas não quer dizer que não tem potencia de frenagem.
Então é muito importante que antes mesmo de colocar rodas grandes, revisar todo o sistema de freios, inclusive os traseiros, mesmo que a tambor, estes tem sua importancia também, tem pessoas que acham que os freios traseiros só servem pro freio de mão o que é um erro, os freios devem estar equilibrados, freando por iguais, ou seja dianteiros iguais os traseiros e vice versa, acontece que a eficiencia do freio a tambor é menor que do sistema a disco, mas não quer dizer que não tem potencia de frenagem.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
LeandroConstantino
- Membro SL/E (Nível 3)
Com certeza vrsilva se os freios nao tiverem OK nem com rodas de carrinho de mao vao parar