estou querendo turbinar o meu ... as peças precisam ser forjadas ??? em média qual o consumo ???
Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
-
Paulo Cesar Sousa
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
boa tarde !!!! lindo carro !!!!
estou querendo turbinar o meu ... as peças precisam ser forjadas ??? em média qual o consumo ???
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Meu motor é original.Paulo Cesar Sousa escreveu:boa tarde !!!! lindo carro !!!!
estou querendo turbinar o meu... as peças precisam ser forjadas ???
Quanto pretende de potência?
Motores turbo bem feitos são bastante eficientes.em média qual o consumo ???
Mas consumo depende muuuuito do peso do pé direito. Andando normalmente, acompanhando o trânsito, tenho feito perto de 6 km/l rodando aqui dentro no álcool. O que eu acredito que ele faria se fosse um original à álcool também.
Antigamente tinha médias melhores. Mas o trânsito piorou muito de uns anos para cá.
Agora, se afundar o pé, a coisa que você menos estará preocupado vai ser o consumo... hehehe :smt030
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
saul jorge
- Membro Class (Nível 5)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1993
- Injeção: EFi
Monza muito lindo e conservado! nem parece que é turbo
.Sera que gasta muito para deixar um monza efi com 250,280 cvs ?
Abraços
Abraços
- 500EF
- MODERADOR
Galera, dá uma ajudinha ao mexânico de fim-de-semana aqui...
Lembram que eu tinha comentado sobre um barulhinho chato que vinha do lado das correias?
Fiz um pequeno vídeo mostrando como ele é:
http://www.youtube.com/watch?v=-limdz0-Pb8
Claro que o áudio não fica perfeito na filmagem, mas acho que dá para perceber bem o tic-tic chato... O barulho do motor em si saiu bem distorcido (o ronco bravo foi demais para a pobre câmera do celular), mas até que o tic-tic-tic chato ficou bem semelhante ao real.
A impressão que eu tive é que ele vem do compressor do ar-condicionado, que nem está ligado, já que eu quase não usava mesmo e metade do espaço original do condensador foi tomado pelo intercooler. Um dia ainda ligo de volta, só para manter a originalidade, mas não é prioridade agora.
Pensei em correr atrás de uma correia de monza com direção hidr. e sem ar-condicionado amanhã, para não ficar girando o compressor por nada. Mas aí pensei melhor... O compressor só deve ser tracionado quando o ar estiver ligado e com carga de gás. Aí dei uma borrifadinha de nada com WD40 na parte da polia dele que fica em contato com a correia e na lenta o barulho sumiu na hora. Claro que o WD uma hora acaba saindo e o barulho volta.
Fiz um segundo vídeo mostrando como o barulho some com o WD (neste eu já tive que acelerar para o barulho aparecer, porque na lenta, sumiu):
http://www.youtube.com/watch?v=aZz-18rVcVQ
A minha bomba da direção foi revisada (além dela estar com vazamento, a mangueira estourou e melecou tudo, por isso ainda está tudo lambrecado ali em volta) e pelo que me lembro a correia foi trocada. Mas pode ser marca capeta. A solução para isso é a troca da correia por outra original ou tem algo mais que eu possa/deva fazer (mandar eu ficar jogando WD na correia não vale... hehehe)?
Lembram que eu tinha comentado sobre um barulhinho chato que vinha do lado das correias?
Fiz um pequeno vídeo mostrando como ele é:
http://www.youtube.com/watch?v=-limdz0-Pb8
Claro que o áudio não fica perfeito na filmagem, mas acho que dá para perceber bem o tic-tic chato... O barulho do motor em si saiu bem distorcido (o ronco bravo foi demais para a pobre câmera do celular), mas até que o tic-tic-tic chato ficou bem semelhante ao real.
A impressão que eu tive é que ele vem do compressor do ar-condicionado, que nem está ligado, já que eu quase não usava mesmo e metade do espaço original do condensador foi tomado pelo intercooler. Um dia ainda ligo de volta, só para manter a originalidade, mas não é prioridade agora.
Pensei em correr atrás de uma correia de monza com direção hidr. e sem ar-condicionado amanhã, para não ficar girando o compressor por nada. Mas aí pensei melhor... O compressor só deve ser tracionado quando o ar estiver ligado e com carga de gás. Aí dei uma borrifadinha de nada com WD40 na parte da polia dele que fica em contato com a correia e na lenta o barulho sumiu na hora. Claro que o WD uma hora acaba saindo e o barulho volta.
Fiz um segundo vídeo mostrando como o barulho some com o WD (neste eu já tive que acelerar para o barulho aparecer, porque na lenta, sumiu):
http://www.youtube.com/watch?v=aZz-18rVcVQ
A minha bomba da direção foi revisada (além dela estar com vazamento, a mangueira estourou e melecou tudo, por isso ainda está tudo lambrecado ali em volta) e pelo que me lembro a correia foi trocada. Mas pode ser marca capeta. A solução para isso é a troca da correia por outra original ou tem algo mais que eu possa/deva fazer (mandar eu ficar jogando WD na correia não vale... hehehe)?
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
Diego Paiva
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Eu acho que não é a correia... esse monza tem esticador na correia? OU a tensão da correia é dada pelo ajuste do compressor do ac? Pode ser tbm o rolamento do compressor, ou ainda, ou tensor da correia dentada.
Abs.
EDIT: Vi agora o vídeo do WD40... realmente pode ser o rolamento do compressor. Mesmo sem ele estar armado, o rolamento externo gira sempre que o motor está em funcionamento. Tira a correia e experimenta girar o compressor com a mão. Veja se o rolamento da polia tem folga, etc. Se for ele, é simples resolver. O rolamento novo custa uns 50 pila e qualquer casa de AC consegue trocar o rolamento com o compressor no lugar mesmo, pois tem espaço. Vai ser necessário só tirar a correia, p/ realizar esse procedimento.
Abs.
EDIT: Vi agora o vídeo do WD40... realmente pode ser o rolamento do compressor. Mesmo sem ele estar armado, o rolamento externo gira sempre que o motor está em funcionamento. Tira a correia e experimenta girar o compressor com a mão. Veja se o rolamento da polia tem folga, etc. Se for ele, é simples resolver. O rolamento novo custa uns 50 pila e qualquer casa de AC consegue trocar o rolamento com o compressor no lugar mesmo, pois tem espaço. Vai ser necessário só tirar a correia, p/ realizar esse procedimento.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
- 500EF
- MODERADOR
Pelo que vi lá, é igual ao alternador. Solto o parafuso do suporte do compressor, estico e aperto o parafuso novamente.Diego Paiva escreveu:Eu acho que não é a correia... esse monza tem esticador na correia? OU a tensão da correia é dada pelo ajuste do compressor do ac? Pode ser tbm o rolamento do compressor, ou ainda, ou tensor da correia dentada.
Esta foi minha primeira impressão, já que nitidamente o barulho vem do lado do compressor do ar e não da bomba da direção.Pode ser tbm o rolamento do compressor, ou ainda, ou tensor da correia dentada.
Mas quando borrifei o WD, tive o cuidado de espirrar apenas um pouquinho, e com o jato bem direcionado nas estrias da polia, para não mascarar algum possível problema interno do compressor, que está desligado e com o bocal aberto (pode ter caido bastante sujeira ali) e na lenta, foi só um jatinho e o barulho foi embora instantaneamente... Pena que não filmei este e aí tive que fazer outro com a rotação mais alta...
Tirar a correia parece ser simples. Mas ela também não deve ser cara. Dependendo, já pego uma de marca conhecida ou original para trocar...Abs.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
rodrigobmx
- Membro GLS (Nível 6)
- Modelo: - SELECIONE --------
Cara teu carro está lindo!!
Parabens!!
Noto que vc segue o conceito do carro original mas te pergunto sem ofensas é claro:
Vc nao pensa em colocar um jogo de rodas no minimo 15 polegadas?
Ao meu ponto de vista, nao que precise mas daria um up no visual... :smt023
Parabens!!
Noto que vc segue o conceito do carro original mas te pergunto sem ofensas é claro:
Vc nao pensa em colocar um jogo de rodas no minimo 15 polegadas?
Ao meu ponto de vista, nao que precise mas daria um up no visual... :smt023
- 500EF
- MODERADOR
Nao posso (e acho que nem se pudesse faria, por causa da originalidade), porque com a suspensão dura, se colocar rodas maiores, nao vou ter amortecimento nenhum... Aí que vai virar uma pedra mesmo... Hehehe
Quanto ao problema do barulho da Correia, troquei-a por uma nova (continental). Por enquanto tudo certo. Vamos ver.
Ah! A polia do compressor girou livremente sem a Correia. parece que esta tudo certo com ele e era a Correia mesmo...
Quanto ao problema do barulho da Correia, troquei-a por uma nova (continental). Por enquanto tudo certo. Vamos ver.
Ah! A polia do compressor girou livremente sem a Correia. parece que esta tudo certo com ele e era a Correia mesmo...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.