Ajuda com o motor
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Ajuda com o motor
Olá galera do fórum! Tenho um monza 90 sl/e 2.0 gasolina e o que está acontecendo é o seguinte: Meu motor está com bom funcionamento, com bastante força e o meu carro está andando muito, porém, andei notando fumaça saindo pelo cano de descarga e resolvi dar uma olhado no motor. tirei a tampa do filtro de ar e reparei que o meu carburador estava todo sujo de óleo por cima. Com o motor ligado vi que do motor está vindo uma fumaça branca (com cheiro de óleo) para o carburador. O filtro de ar, a caixa do filtro de ar e a parte superior do carburador estão sujos de óleo que está vindo com esta fumaça do motor. Qual é o problema do meu motor? Ele está queimando óleo? Por onde devo começar para resolver isso?
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: GNV
- Injeção: Carburador
Re: Ajuda com o motor
bruno_nog,
Isso tá parecendo problemas com o sistema de ventilação forçada do monza. Quando foi a ultima vez que esse sistema foi limpo?
Isso tá parecendo problemas com o sistema de ventilação forçada do monza. Quando foi a ultima vez que esse sistema foi limpo?
-
- Membro SL (Nível 1)
Tem exatamente 1 ano que estou com esse carro e não fiz essa limpeza ainda.
-
bruno_nog,
Tem um tópico muito bom aqui no fórum de como deve ser feito essa limpeza, é algo relativamente simples. Se quiser pode fazer em casa, se não tiver segurança suficiente pra fazer pode levar ao reparador de confiança e orientá-lo para o serviço ser feito de forma correta.
http://forum.monzeiros.com.br/viewtopic.php?f=14&t=6681
No próprio manual do monza fala que é necessário fazer essa limpeza de 10 em 10 mil km, mas muito mecanicos falam que é besteira isso, e acabam não querendo fazer esse tipo de serviço.
Nesse site aqui poderá baixar o manual do monza 90, caso não possua:
http://www.monzaclube.com/manualpr/manu ... ario.shtml
Abraço e fica com Deus.
Tem um tópico muito bom aqui no fórum de como deve ser feito essa limpeza, é algo relativamente simples. Se quiser pode fazer em casa, se não tiver segurança suficiente pra fazer pode levar ao reparador de confiança e orientá-lo para o serviço ser feito de forma correta.
http://forum.monzeiros.com.br/viewtopic.php?f=14&t=6681
No próprio manual do monza fala que é necessário fazer essa limpeza de 10 em 10 mil km, mas muito mecanicos falam que é besteira isso, e acabam não querendo fazer esse tipo de serviço.
Nesse site aqui poderá baixar o manual do monza 90, caso não possua:
http://www.monzaclube.com/manualpr/manu ... ario.shtml
Abraço e fica com Deus.
-
- Membro SL (Nível 1)
Cara eu estive dando uma olhada no carro e essa mangueira que vai do cabeçote até a caixa de ar não é a original como nas fotos. Ela parece que foi adaptada porque ela não tem aquela mangueira que vai para o coletor de admição. Ela é uma mangueira que vai direto do cabeçote para a caixa de ar.
-
Nesse caso aconselho colocar a mangueira original na posição correta, segue link da mangueira:
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=9422

Pode procurar em autopeças da sua cidade que creio que não seja difícil de encontrar.
Essa derivação que vai no coletor de admissão é que fornece vácuo para o sistema de ventilação forçada, fazendo com que o mesmo funcione de maneira correta.
Abraço e fica com Deus.
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=9422
Pode procurar em autopeças da sua cidade que creio que não seja difícil de encontrar.
Essa derivação que vai no coletor de admissão é que fornece vácuo para o sistema de ventilação forçada, fazendo com que o mesmo funcione de maneira correta.
Abraço e fica com Deus.
-
- Membro SL (Nível 1)
será esse o meu problema?
-
Creio que sim bruno_nog,
O mau funcionamento do sistema de ventilação positiva provoca excesso de vapores dentro do motor, que contamina o óleo e tem como um dos sintomas o aparecimento de óleo na caixa de ar e filtro de ar.
Só não sei afirmar se isso também acarretaria a fumaça que mencionou. Como o sistema de ventilação forçada do seu monza está incorreto e provalvemente o filtro blowby está entupido sugiro que siga as instruções do tópico que indiquei e realize a limpeza, após isso fica mais fácil identificar se há algum problema a mais.
Abraço e fica com Deus.
O mau funcionamento do sistema de ventilação positiva provoca excesso de vapores dentro do motor, que contamina o óleo e tem como um dos sintomas o aparecimento de óleo na caixa de ar e filtro de ar.
Só não sei afirmar se isso também acarretaria a fumaça que mencionou. Como o sistema de ventilação forçada do seu monza está incorreto e provalvemente o filtro blowby está entupido sugiro que siga as instruções do tópico que indiquei e realize a limpeza, após isso fica mais fácil identificar se há algum problema a mais.
Abraço e fica com Deus.