Monza bebendo demais óleo do motor ralo

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
xclaytonnx
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Monza bebendo demais óleo do motor ralo

Mensagem não lida por xclaytonnx »

Amigos, to com um probleminha me acompanhando há umas semanas no meu monza carburado, seguinte, meu carro tem cabos e velas novos, mas tem apresentado um problema sério de queima, além de beber exageradamente, tipo 2 a 3 km/L o carro ta fumaçando meio escuro, tipico de fumaça de queima excessiva, um amigo disse que eu deveria verificar a bomba, pois muitos já apareceram na oficina dele com o diafragma da bomba furado, causando vazamento pra dentro do motor, verifiquei a vareta e vi o oleo dissolvido e muito acima do nivel maximo é uma pena estar gripado e nao poder sentir o cheio pra ver se é gasolina, alguem ja teve um problema parecido? sabem dizer se foi de fato a bomba ou outros fatores?
Conheça meu "RedBull" 1986: viewtopic.php?f=2&t=23293
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza bebendo demais óleo do motor ralo

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

xclaytonnx,

Não sei como é regulada a pressão dos carburados, mas um irmão meu já teve problema parecido num pálio, o regulador de pressão apresentou problema e ficou beberrão!
Abre a panela do filtro de ar e vê se as agulhas do carburador não estão injetando mais do que o normal!
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

xclaytonnx
Qdo ocorre um furo no diafragma, geralmente o combustível vaza por um dreno na bomba, próprio para isso.
A finalidade desse dreno é alertar o proprietário do carro sobre o problema no diafragma.
Por esse dreno, em alguns motores, pode ocorrer também vazamento de óleo, causado pelo rompimento do anel de vedação de óleo da bomba. Não sei se no Monza isso ocorre, mas no Chevette é comum.
Um furo no diafragma, além desse vazamento pelo dreno, pode fazer o combustível penetrar no cárter, diluindo o óleo lubrificante.
Mas, nesse caso, a mistura não fica rica e não sai fumaça preta no escapamento.
Fumaça preta é sinal de mistura rica, mistura essa que é fornecida pelo carburador.
Nesse caso pode estar ocorrendo um vazamento de combustível da cuba, por falha em uma das várias juntas do carburador, ou o nível de combustível na cuba pode estar alto demais, por defeito da bóia, regulagem da bóia (nos carburadores onde é possível regular), defeito na válvula agulha de entrada de combustível no carburador, por empeno em algum componente do carburador, que, mesmo com juntas novas e aperto correto, vaza.
Já sobre a regulagem da pressão citada pelo colega aí em cima, os carburadores dos nossos carros usam a pressão atmosférica sobre o combustível da cuba e medidas de giclês para dosar a quantidade de combustível. A pressão das bombas mecânicas é contante, regulada pela pressão da mola do diafragma.
Existem carburadores de pressão constante, esses permitem regulagem da pressão, da mesma forma que os motores com injeção eletrônica, mas eu nunca vi um carro nacional com esse tipo de carburador.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
xclaytonnx
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por xclaytonnx »

Amigos, resolvi o problema, o carburador não prestava mesmo, tive que efetuar a a troca por um em melhores condições, instalei tambem um desborbulhador com retorno, o carro melhorou muito, obrigado pelas dicas e pela atenção vlw!
Conheça meu "RedBull" 1986: viewtopic.php?f=2&t=23293
Responder