Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

E que tal 41 kgfm a 1300 rpm?

É o que a BMW 335i inline 6 biturbo entrega.

(Uma pena que não foram suficientes para fazê-la se distanciar do meu monza véio... Saindo de uns 60 até pelo menos até uns 200 ~ 220 km/h... uahahahaha).

A tendência no momento é a evolução das turbinas. Fabricantes têm investido pesado no desenvolvimento para melhorar ainda mais a eficiência.

E com o retorno da era turbo à F1, acho que podemos esperar ainda mais nos próximos anos. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:E que tal 41 kgfm a 1300 rpm?
É o que a BMW 335i inline 6 biturbo entrega.
isso nao tem nada a ver com turbina e sim de uma pecinha chamado comando variavel programavel. isso ja é feito de proposito pra mascarar o embalo da turbina que ocorre a +-1900 rpm nesses modelos. como ja ate falei isso aqui, uma polia regulavel tem o mesmo efeito é so adiantar tudo e virar um "trator de lenta" :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Como o Rafaelo ja disse turbo e compressores sao coisa distintas entre si porem com o mesmo objetivo, o problema que no nosso pais tudo para carros é caro desde uma lampada ate turbo ou compressores, um amigo meu foi turbina o carro dele e eu acompanhei todo o pocesso de intalação e pra fazer direitinho ele gastou R$4000,00 eu nao acho barato esse valor (desculpa nao tenho a configuração marca e etc mais posso verificar depois) um compressor na net esta por volta de R$6000,00 entao a diferença entre preços nao esta antando tao fora visto a difusao do turbo em comparação com o compressor no Brasil.

Agora vc colocar dois carros um do lado do outro e ver que sai na frente acho relativo pois isso depende de muitos fatores com piloto, carro (pesoXpotencia) condiçoes da pista (se o asfalto é abrasivo ou nao se a pista esta muito suja ou nao) enfim eu acho que os dois tem os seu pontos positivos e negativos, turbos mais baratos a estalação e compressores a manutenção.

Espero tanto um quanto o outro fiquem mais barato no Brasil e sempre bom ter alternativas idependentes se dou preferencia a o tipo A ou B
500EF
MODERADOR

Rafaelo escreveu:isso nao tem nada a ver com turbina e sim de uma pecinha chamado comando variavel programavel. isso ja é feito de proposito pra mascarar o embalo da turbina que ocorre a +-1900 rpm nesses modelos. como ja ate falei isso aqui, uma polia regulavel tem o mesmo efeito é so adiantar tudo e virar um "trator de lenta" :smt023
É ruim, hein?

A BMW M3 4.0 V8 aspirada só consegue entregar este mesmo torque a 3800rpm.

41 kgfm a 1300 rpm num 3.0 inline 6 aspirado nem se você desse duas voltas nos comandos com as polias reguláveis... hehehe :smt005
LeandroConstantino escreveu:Como o Rafaelo ja disse turbo e compressores sao coisa distintas entre si porem com o mesmo objetivo, o problema que no nosso pais tudo para carros é caro desde uma lampada ate turbo ou compressores, um amigo meu foi turbina o carro dele e eu acompanhei todo o pocesso de intalação e pra fazer direitinho ele gastou R$4000,00 eu nao acho barato esse valor (desculpa nao tenho a configuração marca e etc mais posso verificar depois) um compressor na net esta por volta de R$6000,00 entao a diferença entre preços nao esta antando tao fora visto a difusao do turbo em comparação com o compressor no Brasil.
Pelo jeito ele gastou 4.000 para turbinar e não só com a turbina.

Turbinas nacionais custam em torno de 1000.

Mas se quiser investir mais e pegar coisa melhor, por muito menos que os 6000, você traz lá de fora uma turbina top, que vai durar mais que o monza, se bem dimensionada e instalada. :smt023
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

500EF escreveu:Pelo jeito ele gastou 4.000 para turbinar e não só com a turbina.

Turbinas nacionais custam em torno de 1000.

Mas se quiser investir mais e pegar coisa melhor, por muito menos que os 6000, você traz lá de fora uma turbina top, que vai durar mais que o monza, se bem dimensionada e instalada. :smt023
Sim 500EF ele gastou esse valor pra turbina com tudo so nao sei oq ele usou tenho que pergunta pra ele
Rafaelo
MODERADOR

LeandroConstantino escreveu:um compressor na net esta por volta de R$6000,00 entao a diferença entre preços nao esta antando tao fora visto a difusao do turbo em comparação com o compressor no Brasil.
a nivel de indios sim. mais posso importar um M45 por apenas 90-150,00 dolar e com frete vai pra 200 dolar. e chega nas minhas maos por menos de 800,00 reais. la fora isso é barato nao é como aqui querem tirar vantagem ate em fita isolante. e convenhamos de 800,00 vale apena, sem falar nos outros modelos. ja vi ate por 90,00 dolar um kit completo M62 me coçei aquele dia mesmo que nao fosse instalar.

na questao compressor o mais caro é a fabricaçao do coletor em aluminio reforçado, o resto é molezinha. nao precisa mexer no oleo,no escape,valvulas,regulagem,suplementar,etc. um acerto na IE com compressor geralmente é mais simples que no turbo pq nao tem regulagem alguma, ele tem um comportamento muito parecido com aspirado por ser mais linear em todas as faixa de operaçao e isso facilita muito, e tem outra tem menos variaveis tudo nele é resumido. tambem nao precisa de suplementar, apenas injetores de maior vazao e um ajuste nos mapas sao o suficiente pra instalaçao. ja vi casos em IE (stock) que só foi instalado o compressor o resto a IE se auto ajustou.
LeandroConstantino escreveu:Agora vc colocar dois carros um do lado do outro e ver que sai na frente acho relativo pois isso depende de muitos fatores com piloto, carro (pesoXpotencia) condiçoes da pista (se o asfalto é abrasivo ou nao se a pista esta muito suja ou nao)
concordo, nos dragster rancing oque faz um piloto campeao nao é o motor é a largada. aqueles milisegundos de delay ate começar a sair. nao existe ultrapassagem nessa classe, a nao ser uma falha mecanica ou falta de tração. isso serve de ilustraçao no caso dos mini. é nitidamente o cara deixou a turbina embalada e o compressor saiu na lenta. seria mais prudente ter colocado em pista de dragster com 2 piloto desse proposito. como toda materia sempre tem um pouco de falhas,amadorismo,manipulações,etc a min nao me engana nao :)
LeandroConstantino escreveu:enfim eu acho que os dois tem os seu pontos positivos e negativos, turbos mais baratos a estalação e compressores a manutenção.
disse tudo.
Rafaelo
MODERADOR

500EF escreveu:É ruim, hein?

A BMW M3 4.0 V8 aspirada só consegue entregar este mesmo torque a 3800rpm.
e oque tem a ver isso. tu acha que todo motor é iqual a outro? proposito?publico? qual seria o sentido trazer torque a 1200 rpm em um motor V8 desse? faz sentido? pra min nao sao 2 coisa totalmente diferentes. um aspirado outro turbo, um 6 linha outro v8
500EF escreveu:41 kgfm a 1300 rpm num 3.0 inline 6 aspirado nem se você desse duas voltas nos comandos com as polias reguláveis... hehehe :smt005
turbina alguma consegue ter comportamento de compressor isso é fisico dela mesmo as GV roletada de duplo fluxo. e nao sao nem 1300 sao meros 1200rpm conforme o site da bwm. dificil acreditar que a turbina vai ta com a pressao max atingida a meros 1300 adicionando torque, nao tem fluxo algum de gases nesse momento e a inercia ta muito baixa pra despejar todo o torque total.

a parte logica me diz o seguinte, se a turbina começa a criar carga(essa turbina top de hoje) a 1850 rpm eles tende a produzir mais volume de ar pra ela, entao logicamente chamam o torque mais cedo no comando variavel. e se observar vai ver que ate 2850 rpm tem torque iqual depois cai ate 5000 rpm. fica claro que adiantaram o torque :smt023
500EF
MODERADOR

Rafaelo escreveu:turbina alguma consegue ter comportamento de compressor isso é fisico dela mesmo as GV roletada de duplo fluxo. e nao sao nem 1300 sao meros 1200rpm conforme o site da bwm. dificil acreditar que a turbina vai ta com a pressao max atingida a meros 1300 adicionando torque, nao tem fluxo algum de gases nesse momento e a inercia ta muito baixa pra despejar todo o torque total.
Já parou para pensar porque duas turbinas num inline 6?

Uma deve ser microscópica, para já estar soprando muito com o motor ainda na marcha-lenta. A outra é para empurrar potência em giros altos.

Acha mesmo que se pegar este carro e tirar as turbinas eles vão conseguir chegar a 41 kgfm nele aspirado só mexendo nos comandos? Sem chance...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Trancado