Nunca coloquei nenhum carro em dinamômetro. Ainda mais de rolo... Acho pouco ou nada confiáveis... Muitas perdas envolvidas, muitos fatores de correção...Rafaelo escreveu: tem os dados de ganho efetivos(dinamometro confrontaçao stock X amplificador) no teu cruze? ou ainda nao colocou no rolo pra ver? quando fizer me mostre tá nao esqueça quero ver ele sair 144 cv alcool pra 155 cv... e torque 18,9 kgfm (álcool) pra 20 dae ate eu compraria um pra mim. assim justificaria os 600 mangos e nao so pra limpar a camara e dutos pq isso o original faz muito bem tb.
Vou repetir um "causo" que eu acho que já contei por aqui também...
Não sei se é casado, mas quando a patroa chega a notar algo diferente no carro é porque mudou muuuuuuito. Se bobear, elas andam com pneu vazio e não percebem nada.
Quando meu vectra 2.2 1v ainda era 100% original, coloquei nele o módulo mais fraquinho da CMRacing (o indutivo, que vem embutido no MEG, gerenciador para turbo... Eu sei, ele é aspirado, então só usei a parte da ignição dele... Eu tinha idéia de um dia turbiná-lo e apareceu uma oportunidade de pegar o módulo usado barato aqui na minha região e eu abracei...).
Fiz isso e abri o gap das velas para 1,4mm, isolei tudo e entreguei o carro para a patroa (ela rodava nele... Uso diário, levar menino na escola, etc.).
Quando cheguei em casa perguntei se tinha notado algo diferente no carro e ela disse que estava ficando mais tempo com a mesma marcha. Eu não entendi direito e pedi para explicar. Aí ela disse: Sabe esta subida aqui da rua? Antes eu começava a subir e tinha que puxar a segunda. Mas hoje eu subi de terceira até aqui em cima. O que você fez no carro? Turbinou ele? Você não sossega mesmo, já fuxicou no monza agora vai mexer no meu também? etc.
Para mim, isso vale mais que qualquer pedaço de papel impresso em dinamentirômetro decalibrado que tem por aí, entendeu? :smt023
Arrisco a dizer que quase todas as reclamações que se vê pela internet com relação à CMRacing começaram com erros de instalação.eu sei quem ta falando. o pior que nao acreditam que melhoramento da eficiencia termica é uma real situaçao seria a mesma coisa que negar o COP em uma ferrari,lambo,bwm,etc. entao pq motores turbinados tem um ignição aprimorada e motores de alto desempenho ne? hehehe.
Outra parte é de gente que já viu ou leu alguém falando mal e sai repetindo.
Já cansei de discutir em outros fóruns por aí por causa disso.
Aliás, aqui mesmo apareceu um tempos atrás falando que era cmracing era lixo, que a ignição tinha furado o pistão do carro do amigo do amigo... Lembram disso?
Fizeram um encontro / curso com a turma aí da região no ano passado (o zé bob, que é aí de perto também, foi). Se quiser, fico de olho e aviso quando tiver outro.estou sabendo agora, jurava que era ae em MG.
A galera não tem preconceito com ninguém. Nos encontros aqui em SP, tem dois irmãos que vão com carros com fueltech e são respeitados.
Ah! Arrancada é WOT o tempo todo... Poucos segundos... Não precisa muita coisa para funcionar assim.aqui no sul tem muita coisa a respeito fulltreco por exemplo rsrsrsr brincadeira ela faz o papel dela muito bem pra pista. agora pra motor stock original falta comer muito capim
Se fosse para circuito, aí já complicava (teve uma copa uns tempos atrás, não lembro se era copa montana, com fueltech + turbo e quebrou tanto carro que cancelaram... lembra disso?).
Um motor mal gerenciado, andando por 30 minutos em WOT, giros sempre acima de 5000 rpm, não termina a corrida... Pelo menos não nas primeiras colocações...
Você não chegou a ver este trabalho? Eu postei aqui no fórum na época.ta mais é como te falei comportamento pode mudar mais e os ganhos onde fica nessa historia? ganhos concreto aumento de torque real,potencia,etc quanto foi o ganho? mudança da faixa isso ja sabia que muda. ganhou ganto 3cv? 30cv? tem que justificar o investimento Eduardo...
Lembro que ele mediu coisa de 8% de ganho em torque e potência na curva toda.
E tinha coisa para melhorar na instalação dele. Nas fotos do próprio trabalho você vê velas que estavam centelhando de lado (perde muita eficiência assim), por exemplo.
disso eu nao discordo ate pq precisa de um base cientifica no meio senao vira farofada sem conteudo algum e pior sem credibilidade. poder energético melhora traz beneficios mais em situações especificas onde a taxa é muito pesada por exemplo. [/quote]Este mesmo engenheiro já fez outras publicações científicas sobre ignições em teses acadêmicas. O cara sabe do que está falando.
Eu diria que aí os ganhos são maiores. Mas, mesmo nos originais, ele existe. Foi medido pelo Eng. e eu não tenho dúvida pela minha experiência nos meus carros. Muda muito mesmo.
Na Blazer, primeiro eu fiz o upgrade mecânico (taxa 13:1 + álcool - catalizador). Virou outro carro.
e depois coloquei a ignição (novamente, módulo de turbo comprado de segunda mão, usando somente a ignição mais fraquinha indutiva). Virou outro carro novamente. O treco ficou com torque de caterpilar. Eu saio de quebra-molas em quarta-marcha sem fazer força.
E não pense que a média e alta também não melhoraram. Se antes ela morria aos 4800rpm, agora cresce forte até os 5500rpm.
O Cezar da CMRAcing está viajando. Quando chegar vou ver se ele acha as fotos que tirou da medição com osciloscópio da ignição podre original do cruze.cade a prova tecnica? quanto foi esse ganho? faça 3 puxada pos ventoinha no dyno teu motor é novo entao os valores vao esta iqual ao original nem precisa desmontar nada é so mandar ve assim mesmo, nem teste de controle precisa. eu no teu lugar fazia isso e queimaria a lingua de muita gente inclusive a minha
Pode ser moderna, 4 bobinas e tudo, mas em tensão, corrente e tempo, é uma porcaria.
Só isso já explica o ganho nítido que senti...