O cinto de segurança travou
-
fabio_souza
- Membro SR (Nível 4)
- Modelo: - SELECIONE --------
O cinto de segurança travou
Pessoal,aconteceu a seguinte situação,o passageiro do meu monza na hora de colocar o cinto de segurança o puxou até o fim de seu percurso,mas deve ter puxado com muita força e o mesmo travou,não volta mais ao lugar eu puxei e puxei e não destrava de geito nenhum.Gostaria de saber como devo proceder agora.Meu monza é um caixote :smt023
Eu não tenho um carro,tenho um MONZA!
-
eltonfernandos
- Membro SL/E (Nível 3)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: O cinto de segurança travou
Cara provavelmente o mola q faz o cinto voltar soltou ou quebrou, pra verificar vc tera q soltar o parafuso q segura o cinto, na base da coluna, creio q seja igual no tubarão, na base da coluna tem um parafuso q segura a ponta do cinto e tbm segura o conjunto retratil do cinto, depois vc solta os parafusos da capa protetora. Cuidado na hora de abrir pq se a mola estiver tensionada ela vai pular pra fora, e pode machucar, abra bem devagar com bastante cuidado, preste atenção na posição da mola e das partes plasticas pra poder montar corretamente depois. Se estiver apenas soltado, basta prende-la novamente no eixo, mas se tiver quebrado complica; vc pode tentar dobrar o ponta da mola de modo a prende-la no eixo, assim como eu fiz no meu, mas ja te adianto que naum eh facil pq a mola quebra facil, e se der certo naum dura muito.... o meu durou 2 meses.....
Ja faz tempo q eu mexi no cinto do tuba, e naum lembro mto bem os detalhes, mas naum eh dificil.
Se estiver quebrado compensa mais compra um novo:
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=12105 .Naum sei se esse te serve, pois no anuncio diz ser p/ 4 portas....
Este outro eh o modelo certo:
http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CL ... 4&CP=22558
Boa sorte!
Abs :smt023
Ja faz tempo q eu mexi no cinto do tuba, e naum lembro mto bem os detalhes, mas naum eh dificil.
Se estiver quebrado compensa mais compra um novo:
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=12105 .Naum sei se esse te serve, pois no anuncio diz ser p/ 4 portas....
Este outro eh o modelo certo:
http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CL ... 4&CP=22558
Boa sorte!
Elton Fernando
Monza Classic SE 1991
Monza: Só tendo um para entender...
Monza Classic SE 1991
-
fabio_souza
- Membro SR (Nível 4)
Obrigado por me orientar Elton,amanhã mesmo vou dar uma olhada no real estado dessa mola,espero que ela só esteja solta 
-
eltonfernandos
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1991
- Injeção: MPFi
Só tome cuidado na hora de abrir, a mola eh do tipo espiral,
desse tipo:

E se ela estiver tensionada ela vai pular hora q abrir, podendo machucar.
Tbm pode ser apenas o eixo travado, mas a hipotese mais provavel eh q seja a mola msm.
desse tipo:

E se ela estiver tensionada ela vai pular hora q abrir, podendo machucar.
Tbm pode ser apenas o eixo travado, mas a hipotese mais provavel eh q seja a mola msm.
Elton Fernando
Monza Classic SE 1991
Monza Classic SE 1991
-
lucaspogg
- Membro Class (Nível 5)
seus cintos estao bons ainda? se nao, use a busca e veja um pessoal que adaptou o do vectra! ficaram show de bola =)
"Monza, a perfeita relação entre homem e maquina."
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
Na minha opinião aconteceu o seguinte:
No Monza até 1992 tem um pré tensionador para que se deixe uma folga e o cinto não fique apertando o corpo quando afivelado. É um item de conforto. Para soltar, deve puxar e soltar que volta ao normal. Para mim o que aconteceu é que acionou a trava desse pré tensionador e como não tem mais curso para puxar e soltar essa trava, ficou preso.
Terá de abrir o mecanismo do cinto e soltar a trava manualmente.
Esse pré tensionador foi extinto de todos os veículos a partir de 1993 por não ser seguro em caso de capotamento. Assim, todos os veículos a partir de 1993 não conta mais com esse recurso.
Abs,
Carlos Freire
No Monza até 1992 tem um pré tensionador para que se deixe uma folga e o cinto não fique apertando o corpo quando afivelado. É um item de conforto. Para soltar, deve puxar e soltar que volta ao normal. Para mim o que aconteceu é que acionou a trava desse pré tensionador e como não tem mais curso para puxar e soltar essa trava, ficou preso.
Terá de abrir o mecanismo do cinto e soltar a trava manualmente.
Esse pré tensionador foi extinto de todos os veículos a partir de 1993 por não ser seguro em caso de capotamento. Assim, todos os veículos a partir de 1993 não conta mais com esse recurso.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
fabio_souza
- Membro SR (Nível 4)
O problema do cinto foi resolvido,era exatamente oque o Carlos disse,ele acionou a trava do pré tensionador,soltei ela e tudo voltou ao normal.Quero agradecer a todos os amigos monzeiros que fizeram seu comentario para ajudar a resolver o problema :smt023