Up nos freios - 500 EF Turbo
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No último e-mail que recebi da powerbrakes, antes de confirmar a compra, ele citou que os monzas mais novos já vêm com esta mola, e também disse que esta pastilha serve também nos demais...
"As pastilhas para dos Monza acima de 95 possuem as molas fixadas na própria pastilha e servem em todos os modelos, que são as que nós fornecemos para simplificar o estoque."
Vou tentar levar o carro para fazer as trocas na segunda bem cedo... aí posto aqui os resultados...
"As pastilhas para dos Monza acima de 95 possuem as molas fixadas na própria pastilha e servem em todos os modelos, que são as que nós fornecemos para simplificar o estoque."
Vou tentar levar o carro para fazer as trocas na segunda bem cedo... aí posto aqui os resultados...

Eduardo Rettore
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- Carlos A. Freire
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Só como informação... as pastilhas de freio do Monza, são as mesmas de 82 a 96. Tenho um GLS 96 e posso confirmar isso, pois eu mesmo faço o freio dos meus carros. As molas das pastilha no caso do Monza, são do tipo haste e são encaixadas no ressalto da pastilha e vão encostar na pinça.500EF escreveu:No último e-mail que recebi da powerbrakes, antes de confirmar a compra, ele citou que os monzas mais novos já vêm com esta mola, e também disse que esta pastilha serve também nos demais...
"As pastilhas para dos Monza acima de 95 possuem as molas fixadas na própria pastilha e servem em todos os modelos, que são as que nós fornecemos para simplificar o estoque."
Vou tentar levar o carro para fazer as trocas na segunda bem cedo... aí posto aqui os resultados...
Nas pastilhas mais modernas, tem um molas de três vias no centro de uma das pastilhas, e uma mola (parecida com arame) no lado de fora da pinça.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Up nos freios - 500 EF Turbo
Pessoal,
Atualizando o tópico, fui até a oficina para fazer a instalação das pastilhas no carro.
Chegando lá, pedi para avaliarem o modelo das pastilhas, pois se estivessem erradas eu teria que ver com o fabricante como fazer para trocar.
Só de bater o olho, o rapaz disse que estavam erradas.
Gelei...
Perguntei se ele estava dizendo isso só por causa das molas ou se tinha mais algum problema.
Ele disse que as pastilhas de monza não vêm com molas. Só as dos Kadetts e Corsas.
Pedi a ele que fizéssemos uma tentativa, usando as pastilhas sem as molas (parecem uns grampos) do carro.
O resultado foi este:




O encaixe ficou perfeito. Eles só me alertaram para a possibilidade de com o tempo estas molas perderem um pouco da pressão e as pastilhas ficarem batendo. Pois, segundo a experiência deles, nos carros mais novos que usam pastilhas com molas, costuma dar este problema...
Além disso, trocamos o fluido velho (que estava com uma cor bem feia já) pelo DOT 5.1, ganhei de brinde uma tampinha nova para o reservatório (a minha estava com uma trinca) e uma regulagem no freio-de-mão.
As pastilhas traseiras (Fras-le) ainda estão boas e os 4 discos praticamente novos.
Claro que nos primeiros km tenho que pegar mais leve até as pastilhas assentarem, mas acho que agora vou ter freio para segurar bem o carro....
Atualizando o tópico, fui até a oficina para fazer a instalação das pastilhas no carro.
Chegando lá, pedi para avaliarem o modelo das pastilhas, pois se estivessem erradas eu teria que ver com o fabricante como fazer para trocar.
Só de bater o olho, o rapaz disse que estavam erradas.
Gelei...
Perguntei se ele estava dizendo isso só por causa das molas ou se tinha mais algum problema.
Ele disse que as pastilhas de monza não vêm com molas. Só as dos Kadetts e Corsas.
Pedi a ele que fizéssemos uma tentativa, usando as pastilhas sem as molas (parecem uns grampos) do carro.
O resultado foi este:




O encaixe ficou perfeito. Eles só me alertaram para a possibilidade de com o tempo estas molas perderem um pouco da pressão e as pastilhas ficarem batendo. Pois, segundo a experiência deles, nos carros mais novos que usam pastilhas com molas, costuma dar este problema...
Além disso, trocamos o fluido velho (que estava com uma cor bem feia já) pelo DOT 5.1, ganhei de brinde uma tampinha nova para o reservatório (a minha estava com uma trinca) e uma regulagem no freio-de-mão.
As pastilhas traseiras (Fras-le) ainda estão boas e os 4 discos praticamente novos.
Claro que nos primeiros km tenho que pegar mais leve até as pastilhas assentarem, mas acho que agora vou ter freio para segurar bem o carro....

Eduardo Rettore
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Re: Up nos freios - 500 EF Turbo
Atualizando... Por enquanto rodei apenas cerca de 100 km com as pastilhas novas.
Ainda estou fazendo os procedimentos recomendados pelo fabricante para o assentamento das pastilha "red" (modelo de competição que eu comprei), que incluem freadas médias e fortes, partindo de velocidades que vão de 100 até 180 km/h.
Hoje fiz os procedimentos das frenagens mais fortes, a primeira foi trazendo o carro de 180 km/h até uns 120 km/h sem deixar as rodas travarem. Nesta hora, o freio chegou a feder queimado, e como era de se esperar, apesar do pedal ter ficado mais "molenga", continuava com capacidade de frenagem. Andei mais alguns quilômetros (uns 3 +/-) para deixar o sistema esfriar um pouco, e novamente iria fazer outra freada forte, acelerei até os 180 km/h e quando eu ia freiar até os 100, vi que o trânsito na rodovia estava totalmente engarrafado. Ou seja, eu ia precisar parar o carro.
Tive que freiar mais forte que o recomendado, e tinha acabado de dar uma freiada forte. Fiquei com receio e já me preparei para "pendurar na caixa" e já fiquei com a mão pronta para dar uma puxadinha de leve no freio-de-mão (nestas situações de aquecimento, o freio traseiro, por sofrer menos esforço, fica mais frio que os dianteiros, e uma puxadinha de leve ajuda muito a parar o carro), se fosse o caso.
Mas, por incrível que pareça, consegui parar o carro só pisando com força no pedal. Obviamente, novamente veio o cheiro de queimado, o pedal ficou mais "molenga", mas consegui parar o carro sem grandes dificuldades... :smt023
O fabricante pede para repetir este procedimento mais 3 vezes para o assentamento total da pastilhas de competição. Mas mesmo elas não estando assentadas ainda, já vi que o funcionamento é bem superior ao das originais. Com as antigas, eu jamais iria conseguir fazer duas freadas como estas com um intervalo tão pequeno. Com certeza teria ficado sem freio já no final da primeira, e ia ter que fazer alguns malabarismos para fazer o carro parar totalmente na segunda...
Senti firmeza nas "red"... hehehe :evil:
Ainda estou fazendo os procedimentos recomendados pelo fabricante para o assentamento das pastilha "red" (modelo de competição que eu comprei), que incluem freadas médias e fortes, partindo de velocidades que vão de 100 até 180 km/h.
Hoje fiz os procedimentos das frenagens mais fortes, a primeira foi trazendo o carro de 180 km/h até uns 120 km/h sem deixar as rodas travarem. Nesta hora, o freio chegou a feder queimado, e como era de se esperar, apesar do pedal ter ficado mais "molenga", continuava com capacidade de frenagem. Andei mais alguns quilômetros (uns 3 +/-) para deixar o sistema esfriar um pouco, e novamente iria fazer outra freada forte, acelerei até os 180 km/h e quando eu ia freiar até os 100, vi que o trânsito na rodovia estava totalmente engarrafado. Ou seja, eu ia precisar parar o carro.
Tive que freiar mais forte que o recomendado, e tinha acabado de dar uma freiada forte. Fiquei com receio e já me preparei para "pendurar na caixa" e já fiquei com a mão pronta para dar uma puxadinha de leve no freio-de-mão (nestas situações de aquecimento, o freio traseiro, por sofrer menos esforço, fica mais frio que os dianteiros, e uma puxadinha de leve ajuda muito a parar o carro), se fosse o caso.
Mas, por incrível que pareça, consegui parar o carro só pisando com força no pedal. Obviamente, novamente veio o cheiro de queimado, o pedal ficou mais "molenga", mas consegui parar o carro sem grandes dificuldades... :smt023
O fabricante pede para repetir este procedimento mais 3 vezes para o assentamento total da pastilhas de competição. Mas mesmo elas não estando assentadas ainda, já vi que o funcionamento é bem superior ao das originais. Com as antigas, eu jamais iria conseguir fazer duas freadas como estas com um intervalo tão pequeno. Com certeza teria ficado sem freio já no final da primeira, e ia ter que fazer alguns malabarismos para fazer o carro parar totalmente na segunda...
Senti firmeza nas "red"... hehehe :evil:
Eduardo Rettore
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Re: Up nos freios - 500 EF Turbo
mas, desconsiderando o fading... elas freiam melhor numa primeira freada???
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Re: Up nos freios - 500 EF Turbo
Estão segurando mais sim, apesar de ainda não estarem assentadas direito (como disse só rodei uns 100 km com elas).
Mas tem um detalhe importante, não sei se posso dar todos os créditos da melhora em frenagens normais por elas serem de competição ou se por ter trocado as antigas, que já estavam gastas, por estas que estão novas... :smt017
Mas tem um detalhe importante, não sei se posso dar todos os créditos da melhora em frenagens normais por elas serem de competição ou se por ter trocado as antigas, que já estavam gastas, por estas que estão novas... :smt017
Eduardo Rettore
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Re: Up nos freios - 500 EF Turbo
Acho que os freios não perdem as suas propriedades se estiverem dentro da sua vida útil. Se fosse assim, com 1 semana de uso, mesmo as suas de corrida não estariam mais 100% e assim adiante. Então a troca seria feita muito antes, minha pastilha está no fim da vida, passou do ponto de trocar, antigo dono irresponsável, vou trocar agora elas, mas o carro ainda freia muito bem, segura bem, em alta velocidade (140km/h) ele segura bem firme para reduzir para 40km/h sem travar. O freio é feito sempre do mesmo material, mas tem um limite aonde fica ferro com ferro bem dizendo ai perde frenagem.500EF escreveu:Estão segurando mais sim, apesar de ainda não estarem assentadas direito (como disse só rodei uns 100 km com elas).
Mas tem um detalhe importante, não sei se posso dar todos os créditos da melhora em frenagens normais por elas serem de competição ou se por ter trocado as antigas, que já estavam gastas, por estas que estão novas... :smt017