jesuino b ferreira escreveu:o aquecedor atua cerca de 7 a 8 minutos(se tiver válvula termostática funcionando) quando o motor está frio em temperatura ambiente. O relé desliga a resistência quando a temperatura do refrigerante atinge 83ºC
bom amigo,com esta informaçao do nosso amigo valdir e com este produto ou similar
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... brinde-_JM
se consegue fazer um alerta visual e desligar a resistençia na temperatura certa sem muita complicaçao.
mas estava aqui pensando. :smt021
este medidor e um rele de 05 pinos se consegue fazer o que o sistema fique quase original.
instala ele e regula para o alerta ocorrer em 83 graus.
entao vamos as ligaçoes e se alguem tiver uma ideia que funcione pode postar pois este sistema de aqueçimento original tambem nao funçiona no meu carro e estou querendo colocar.
pino 85 negativo
pino 86 vai ligar o que sai do medidor e fazer o alerta (que neste caso nao precisa estar ligado).ou deixa somente o leds dele mesmo piscando se quiser.
pino 30 positivo pos-chave com fusivel.
pino 87A saida para a resistençia.
e o pino 87 nao vai usar.
o que vai aconteçer.
quando a temperatura chegar em 83 graus vai energizar o pino 86 que vai retirar energia do pinho 87A e a resistençia vai desligar.
se existisse algum equipamento que funcionasse somente com o motor funcionando ficaria perfeito,pois nao acionaria a resistençia somente ao acionar a chave.
mas na minha opiniao e para começar um projeto e poder fazer melhorias nele,acho que esta de bom tamanho.
vamos ver mais ideias :smt023
Jesuino,
O projeto é muito bom, porém não disponho de R$ 79,00, fora o frete, rs! Como tenho 2 relés, vou tentar projetar um tempo RC, com capacitor e resistor. Na verdade vou tentar colocar 2 relés com dois tempos tempos RC: um tempo que manterá o contato NA( normalmente aberto) acionado (fechado), de 7 a 8 minutos-
relé principal; e outro, de tempo para se acionar o contato NF( normalmente fechado) acima de 8 minutos-
relé auxiliar, situação em que se tornará aberto o contato NF. É só para se ter a garantia de que o relé irá se deligar, tendo em vista que a bobina do relé principal estará em série com o contato NF do relé auxiliar. E tudo com idicação visual de acionamento do aquecedor no painel! Para se evitar de acionamentos acidentais do aquecedor com o motor já quente, colocarei uma chave liga-desliga em série com o circuito da bobina do
relé principal. Ou seja, o controle é todo manual!!! Mas, sem dúvida, a idéia é muito boa para quem tem a possibilidade de comprar o dispositivo que mencionara.
Abs,
Julio Cesar