Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Sheldonn, nunca soube qual é a escrita correta grimpagem / crimpagem / climpar / etc... desde meus cursos de rede que escuto esses termos. nao sei dizer qual o correto. me parece que é crimpagem, portugues nunca foi meu forte rsrsrs e nem vai ser... hehehe
saiu o bendito, viu que ele saiu com a trava aberta? tu nao chegou a enfiar ela pra dentro(trava). as vezes tem que fazer bastante força com a chave empurrando pra baixo e ao mesmo tempo pra dentro escondendo a trava. e as vezes precisa bater na borda do termial pra empurrar ele pra sair. cada conector é um jeito diferente de travamento de terminal, tem alguns que sai por cima.
quando eu desmontei o conector Bosch do ABS8.0 pra fazer a crimpagem e soldagem novamente nos meus fios da instalaçao era uma briga... a trava so pode ser empurrada com uma agulha de tao fino. entao agulha + alicate = perigo. esse teu é um dos mais faceis pro incrivel que pareça, so perde pro faston padrao.
uma dica coloque oleo pra ajudar a tirar e recolocar. e nao esqueça de lavar com um pincel e solvente por dentro do conectores. senao me engano existe esse terminal na rainha das 7
saiu o bendito, viu que ele saiu com a trava aberta? tu nao chegou a enfiar ela pra dentro(trava). as vezes tem que fazer bastante força com a chave empurrando pra baixo e ao mesmo tempo pra dentro escondendo a trava. e as vezes precisa bater na borda do termial pra empurrar ele pra sair. cada conector é um jeito diferente de travamento de terminal, tem alguns que sai por cima.
quando eu desmontei o conector Bosch do ABS8.0 pra fazer a crimpagem e soldagem novamente nos meus fios da instalaçao era uma briga... a trava so pode ser empurrada com uma agulha de tao fino. entao agulha + alicate = perigo. esse teu é um dos mais faceis pro incrivel que pareça, so perde pro faston padrao.
uma dica coloque oleo pra ajudar a tirar e recolocar. e nao esqueça de lavar com um pincel e solvente por dentro do conectores. senao me engano existe esse terminal na rainha das 7
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 11324
- Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Sheldonm, vc fez o mais difícil, que era remover o chicote e o conector quebrado... Pq ainda vai recorrer ao eletricista? Faça tudo vc mesmo 

Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1308
- Registrado em: 15 Dez 2006, 00:12
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Rafa andei pesquisando e ao que tudo indica o termo correto é crimpar. Realmente tirar esse conectores é um verdadeiro parto, mas ainda bem que com muita paciência e assistência consegui remover o danado e assim faremos com todos que necessitarem ser removidos. Obrigado pela dica de limpar os contatos com pincel solvente, acredito que aguarás seja o mais indicado para isso, pois o Thinner derrete o plástico da tomada. O que você me diz a respeito?Rafaelo escreveu:Sheldonn, nunca soube qual é a escrita correta grimpagem / crimpagem / climpar / etc... desde meus cursos de rede que escuto esses termos. nao sei dizer qual o correto. me parece que é crimpagem, portugues nunca foi meu forte rsrsrs e nem vai ser... hehehe
saiu o bendito, viu que ele saiu com a trava aberta? tu nao chegou a enfiar ela pra dentro(trava). as vezes tem que fazer bastante força com a chave empurrando pra baixo e ao mesmo tempo pra dentro escondendo a trava. e as vezes precisa bater na borda do termial pra empurrar ele pra sair. cada conector é um jeito diferente de travamento de terminal, tem alguns que sai por cima.
quando eu desmontei o conector Bosch do ABS8.0 pra fazer a crimpagem e soldagem novamente nos meus fios da instalaçao era uma briga... a trava so pode ser empurrada com uma agulha de tao fino. entao agulha + alicate = perigo. esse teu é um dos mais faceis pro incrivel que pareça, so perde pro faston padrao.
uma dica coloque oleo pra ajudar a tirar e recolocar. e nao esqueça de lavar com um pincel e solvente por dentro do conectores. senao me engano existe esse terminal na rainha das 7
Terei que levar a uma auto elétrica Diego para comprar o terminal meu caro. Não possuo nenhum terminal aqui então como levarei ao eletricista pedirei para ele crimpar o terminal para mim, mas continuarei fazendo tudo aqui em casa. Pedirei para ele me ensinar direitinho como fazer essa crimpagem e depois é só remontar os fios, mas isso acontecerá comigo ao lado presenciando tudo.Diego Paiva escreveu:Sheldonm, vc fez o mais difícil, que era remover o chicote e o conector quebrado... Pq ainda vai recorrer ao eletricista? Faça tudo vc mesmo
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
sim, aguaraz é fraco pra isso tem que ser thinner. pode usar nao tem problema, ja usei em muitos tipos de conectores e todos eles sao projetados pra suportar abrasivos quimico com o thinner,gasolina,alcool etc. pode ir no thinner mesmo que nao vai derreter nada. os conectores sao feitos de nylon que nada afeta o thinner
so lave ele depois e seca ele, e um pouco de oleo ajuda previnir oxidação e facilita a entrada dos terminais.
so lave ele depois e seca ele, e um pouco de oleo ajuda previnir oxidação e facilita a entrada dos terminais.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1308
- Registrado em: 15 Dez 2006, 00:12
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Ótimo Rafaelo. Vamos limpar os conectores com Thinner mesmo. Nesse caso terei que comprar uma latinha de Thinner para limpar os contatos e outra de Aguarás para limpar os fios. Outra questão importante que gostaria de levantar aqui é a respeito do limpa contatos. Depois que limpar os contatos com o Thinner ainda existe a necessidade de utilizar o limpa contatos para melhorar a superfície ou somente com o Thinner resolvo o problema? Outra questão importante é a respeito dessa lubrificação com óleo; seria o ideal usar o WD-40 para isso, senão o que poderia utilizar? Aguardo contato Rafa. Abraços.Rafaelo escreveu:sim, aguaraz é fraco pra isso tem que ser thinner. pode usar nao tem problema, ja usei em muitos tipos de conectores e todos eles sao projetados pra suportar abrasivos quimico com o thinner,gasolina,alcool etc. pode ir no thinner mesmo que nao vai derreter nada. os conectores sao feitos de nylon que nada afeta o thinner
so lave ele depois e seca ele, e um pouco de oleo ajuda previnir oxidação e facilita a entrada dos terminais.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
sim, sempre é bom depois da limpeza passar o limpa contatos. ele elimina qualquer residuo, alem de proteger. nao é obrigado seu uso, senao um oleo limpo e uma enxugada faz o mesmo papel de proteçao. correto sempre oleo fino dae ele penetra em tudo. aquele micro oleo,oleo de maquina,wd40,etc.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1308
- Registrado em: 15 Dez 2006, 00:12
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Senhores hoje temos um update que encaminha a resolução do problema envolvendo o chicote da porta traseira.
Embora aqui em casa a gente tenha 4 carros quando um pára é a maior complicação do mundo para conseguir pegar outro carro para sair, pois ninguém pára quieto em casa, então quando deu um tempinho finalmente consegui sair de casa para levar o chicote a uma auto elétrica para fazer a crimpagem do novo terminal no fio que estava rompido.
Pode parecer algo simples e realmente é muito simples, mas para mim é a resolução de uma questão que me deixou muito chateado e me deu muita dor de cabeça, no entanto como aprendi ao longo dos anos aqui no fórum monzeiros e em diversos outros fóruns que visito, paciência é uma virtude daqueles que desejam entrar nesse mundo da restauração/reforma automotiva. Não adianta se desesperar e querer resolver tudo no mesmo dia, pois você não vai conseguir e irá somente se frustar, então o grande lance é ter paciência e se manter perseverante e é exatamente assim que estou agindo.
Então sem mais delongas e sem muita conversa, confesso que falo demais, vamos às fotos do serviço. Procurei documentar tudo na medida do possível somente para mostrar a vocês e motivar os amigos que queiram dar um trato nos seus carros. Seguem as fotos:
Aqui todas as pecinhas acondicionadas no bagageiro do carro para levar à auto elétrica:


Aqui você podem ver as peças colocadas em cima da mesa do eletricista. Percebam que embora muito simples a oficina dele é bem limpa e organizada:


Passamos agora a ver o eletricista, Pereirinha, crimpando o terminal no fio. Isso me deu uma felicidade tão grande que vocês nem imaginam:



Por fim o resultado de todo o serviço ao longo desses dias. Uma visão geral do chicote reparado:


E agora um close na tomada com o terminal fêmea devidamente colocado:


Por enquanto é só meus caros. O próximo passo é limpar o chicote com aguarás, limpar os terminais com Thinner, libruficar os terminais com WD-40, reencapar o chicote com o conduíte corrugado e deixar tudo pronto para montagem. A previsão da conclusão desse serviço é até o final da semana. Vamos acompanhando o tópico que as novidades estão vindo, embora lentamente, mas estão vindo. Um abraço a todos e vamos comentar.
Embora aqui em casa a gente tenha 4 carros quando um pára é a maior complicação do mundo para conseguir pegar outro carro para sair, pois ninguém pára quieto em casa, então quando deu um tempinho finalmente consegui sair de casa para levar o chicote a uma auto elétrica para fazer a crimpagem do novo terminal no fio que estava rompido.
Pode parecer algo simples e realmente é muito simples, mas para mim é a resolução de uma questão que me deixou muito chateado e me deu muita dor de cabeça, no entanto como aprendi ao longo dos anos aqui no fórum monzeiros e em diversos outros fóruns que visito, paciência é uma virtude daqueles que desejam entrar nesse mundo da restauração/reforma automotiva. Não adianta se desesperar e querer resolver tudo no mesmo dia, pois você não vai conseguir e irá somente se frustar, então o grande lance é ter paciência e se manter perseverante e é exatamente assim que estou agindo.
Então sem mais delongas e sem muita conversa, confesso que falo demais, vamos às fotos do serviço. Procurei documentar tudo na medida do possível somente para mostrar a vocês e motivar os amigos que queiram dar um trato nos seus carros. Seguem as fotos:
Aqui todas as pecinhas acondicionadas no bagageiro do carro para levar à auto elétrica:


Aqui você podem ver as peças colocadas em cima da mesa do eletricista. Percebam que embora muito simples a oficina dele é bem limpa e organizada:


Passamos agora a ver o eletricista, Pereirinha, crimpando o terminal no fio. Isso me deu uma felicidade tão grande que vocês nem imaginam:



Por fim o resultado de todo o serviço ao longo desses dias. Uma visão geral do chicote reparado:


E agora um close na tomada com o terminal fêmea devidamente colocado:


Por enquanto é só meus caros. O próximo passo é limpar o chicote com aguarás, limpar os terminais com Thinner, libruficar os terminais com WD-40, reencapar o chicote com o conduíte corrugado e deixar tudo pronto para montagem. A previsão da conclusão desse serviço é até o final da semana. Vamos acompanhando o tópico que as novidades estão vindo, embora lentamente, mas estão vindo. Um abraço a todos e vamos comentar.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
que bom que deu tudo certo. se tem uma coisa nessa vida que me encomoda é emenda! pra mim serviço bem feito é assim mesmo, nao tem outra maneira. a segurança de um serviço bem feito é a confiança que vai te durar anos e anos sem encomodar novamente. o bom que se precisar de outro serviço ja sabe quem pode te ajudar agora, quando revisar o chicote.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.