Up nos freios - 500 EF Turbo

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Up nos freios - 500 EF Turbo

Mensagem não lida por 500EF »

Como vocês devem estar acompanhando no tópico com as fotos do meu carro, estou pensando em aproveitar o momento em que eu tiver que trocar minhas pastilhas de freio e fazer um "up" no sistema para ajudar a segurar o carro em condições de tocada mais esportiva.

O grande limitador no meu caso é que não pretendo abrir mão da originalidade na estética, e portanto, o upgrade terá que caber dentro das rodas 13".

Estou em contato com o pessoal da Multifreios (muito bem recomendados pelo Eng. fabricante do módulo de gerenciamento do meu turbo) e da powerbrakes.

Abaixo segue o anúncio da multifreios.

Imagem

Pastilhas Racing ( item imprescindível para alta performance )

Normalmente uma pastilha original começa a perder eficiência de freio ( chama-se FADE ) a partir de 200°C. Veja mais em nosso site.

Podem ser utilizadas com os discos originais.

Nossa linha Racing é indicada para veículos de Alta Performance :

- Competição - Pista (provas de bateria e longa duração)
- Rally
- Off Road
- Arrancada
- Turbo
- Nitro
- Automáticos (maior exigência dos freios)
- Blindados (peso maior)
- Carros originais que tenham deficiência no sistema de freios

pois possuem um coeficiente de atrito 45% maior que as originais, e não perdem eficiência de freio até 750°C.

A diferença de desempenho é brutal.

-----------------------------------------------------------------------------------

Pastilha para Corsa (Acho que a nossa é igual a esta, não é?)

Imagem

-----------------------------------------------------------------------------------

Kits para veículos nacionais e importados, desenvolvidos para veículos que necessitam de um freio realmente eficiente.

Discos ranhurados do mesmo tamanho dos originais:

As ranhuras tem a função de manter a superfície do disco sempre livre dos gases e resíduos gerados pelas pastilhas no ato de frenagem, proporcionando assim um grip ainda maior das pastilhas com os discos, além de um visual mais esportivo.

Imagem

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Existem também os discos da Fremax, da linha Fremax Tuning.
Mais detalhes:
http://www.fremax.com/produtos/produtos.asp

obs.: Nunca testei, nem ouvi falar deles (nem bem nem mal, só sei que existem).

Para manter no aro 13", as opções são poucas mesmo :cry:

- Discos e apstilhas projetados para alta performance;
- Fluído de freio DOT5.1.
Editado pela última vez por RicardoDS em 12 Jan 2008, 00:26, em um total de 1 vez.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Mas este projeto do 500 EF acho que vai suprir bem o turbo mantendo os aros 13 sem problemas. Como não vai estar em temperaturas brutais sempre, não vai ser um grande problema.
500EF
MODERADOR

Pessoal, recebi as respostas da Multifreios e da Powerbrakes.

Além disso, conversei com o Eng. fabricante do gerenciador e ele me disse que as pastilhas Powerbrakes são equiparáveis às da Multifreios.

Ele me disse também que não vê necessidade de trocar os discos pelos frisados. Mesmo porque, os meus eu sei que são Varga enquanto os frisados deles, vai saber o que usaram como base para fabricar... :wink:

Portanto, pela experiência que ele tem com os milhares (isso mesmo, já montou mais de 3.000 carros turbo com o gerenciador dele), a simples troca das pastilhas originais pelas "racing" já vai resolver o problema de "fading".

Vou colocar aqui os preços e alguns comentários que recebi dos 2 fabricantes por e-mail:

--------------------------------------------------------------------------------------
MULTIFREIOS

[email protected]

BOA TARDE EDUARDO!

MUITO BONITO O MONZA PENA QUE NÃO TEM UMA FOTO DA USINA DA BARATA
TODO ORIGINAL POR FORA DEVE DEIXAR A GURIZADA
IRADA!
REALMENTE O MONZA EM FUNÇÃO DO SEU PESO E A PEQUENA DIMENÇÃO DAS RODAS ALIADO A PASTILHAS DE DIMENÇOES PEQUENAS DEIXA A DESEJAR NOS FREIOS QUANDO NUMA TOCADA MAIS SEVERA

MAS O CARRO E MARAVILHOSO E NOS FREIOS NOS DAMOS UM JEITO

PASTILHAS RACING NOS TEMOS ,SO PRECISO SABER QUAL A MARCA DA TUA PINÇA DE FREIO

DEVE MELHORAR EM FRENAGEM UNS 35% E UNS 80% EM EFICIENCIA DE USO SEVERO CONSTANTE OK?

PASTILHAS MULTIFREIOS RACING PERFORMA-SE DIANTEIRAS R$ 220,00
PASTILHAS TRASEIRAS MULTIFREIOS RACING PERFORMA-SE R$ 180,00
DISCOS DIANTEIROS SLOTADOS R$ 330,00 O PAR
DISCOS TRASEIROS SLOTADOS R$ 310,00 O PAR

QUALQUER DUVIDA MANDA E-MAIL OU LIGA
0XX 51 9985 6045

ABRAÇOS
RONALDO NIQUE http://www.multifreios .com.br

--------------------------------------------------------------------------------------
POWERBRAKES

[email protected]

Boa tarde,

Mantendo-se as rodas originais o melhor que podemos oferecer seria os discos frisados dianteiros por R$ 113,00 o par e pastilhas dianteiras race de 700° por R$ 90,00. ( é nessas que estou de olho... :wink: )

Provavelmente você não ficará mais sem freio.

É este conjunto que montamos em alguns Corsa de corrida que fornecemos e que funciona a contento.

Embora o freio traseiro seja menos esforçadoe não necessite de muitas melhorias, temos também discos frisados para a traseira por R$ 155,00 e pastilhas de 550° por R$ 50,00.

Um abraço,

Sergio Rodrigues
11 5181-5627
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Paulo CC

Mensagem não lida por Paulo CC »

a Fremax é a maior fabricande de discos de freio na america do latina toda, na verdade a maioria dos discos embalados com outras marcas são deles, apenas são terceirizados,
a fabrica da fremax fica em joiville, eles fabricam discos de freio pro mundo todo inclusive bmw, audi e mercedes
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Mas trocando somente as pastilhas por estas já dão diferença??
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
500EF
MODERADOR

O que acontece nos sistemas de freios originais é que o primeiro item a "abrir o bico" são as pastilhas. (se você usar DOT 4 ou superior, é claro, senão o Fluido também "abre o bico").

Portanto, este é o primeiro ponto a ser melhorado.

Aí, elas vão continuar freiando mesmo acima dos 500 graus. Aí vai ser o DOT 4 que não vai aguentar.

Por isso, com pastilhas que resistam a esta temperatura + óleo que resista a altas temperaturas (DOT 5.1), já deve solucionar o problema do "fading" após algumas frenagens mais fortes consecutivas, que é o que está me incomodando hoje... :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
500EF
MODERADOR

Pedi mais algumas informações para o Sérgio, da Powerbrakes.

Entre elas, perguntei qual era a marca do disco que utilizavam como base para fabricar os "slotados" (ou frisados).

Vejam a resposta dele:

Algum de vocês conhece estas marcas de fabricantes de discos de freio?

----------------------------------------------------------------------

POWERBRAKES

Com as pastilhas de rua o sistema não ultrapassa 450°C, pois ao redor dessa temperatura ocorre o fading destas pastilhas, enquanto que com as pastilhas race essa temperatura limite de fading chega a 700°C.

Mas esta temperatura só vai ser atingida com uma utilização impossível de ser feita com as pastilhas de rua.

Os discos são discos de reposição que nós usinamos, normalmente das marcas Vigorelli ou MDS.

O fluído indicado seria o Dot 5.1 mesmo.

Um abraço,

Sergio Rodrigues
11 5181-5627
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder