Manutenções monza do timm

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
timm_65
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 339
Registrado em: 17 Jan 2009, 15:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Manutenções monza do timm

Mensagem não lida por timm_65 »

Ola pessoal, vou organizar aqui neste tópico todos os serviços realizados no meu monza. No momento estou trocando a junta do cabeçote, pq estava aparecendo meleca de oleo no reservatorio do radiador, uma especie de gosma oleosa, éééca :lol: . Pra começar retirei as velas e me deparei com isso:
Imagem

Um cabo de vela do 2 cilindro esta oxidado e na hora de tirar do distribuidor rompeu-se. Fiz a troca da junta há 3 anos e 5 meses, juntamente com velas e cabos. Rodei 18000km nesse periodo. Sera que esqueci das manuntençoes?

Me surpreendi com o estado dos pistoes, é normal aquelas ovulaçoes?

Imagem

Imagem

Imagem

Como faço pra limpar essa sujeira toda? se cair ali dentro do cilindro nao é perigoso?

Imagem

Estado do cabeçote. Vou mandar pra retifica, axo que é preciso fazer assento de valvulas e mais alguma coisa ali?

Imagem

Ja li bastante tutorial no site, inclusive do monzamon, mas sempre surgem duvidas, como sou um pouco leigo, preciso da ajuda dos companheiros.

Vou aproveitar e trocar os tuchos, estavam batendo muito. É preciso trocar as escoras e balancins tbm ne?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O comando me parece estar bom, nao esta riscado, acho melhor levar pro cara da retifica dar uma olhada, o que vcs acham?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Olhei a junta do cabeçote e me pareceu nao estar queimada, nao percebi por onde o oleo se misturou na agua? alguem tem um a dica?
Se alguem puder me adicionar no msn pra trocar uma ideia rapida no fim de semana, me mande uma MP por favor.
Vamos torcer pra que volte a funcionar :smt023
Atual VCD 98 azul trindade perolizado

Fotos ex-monza: viewtopic.php?f=33&t=7993
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2318
Registrado em: 19 Jul 2010, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manutenções monza do timm

Mensagem não lida por filipenogueira »

caramba amigo, que lameira que ta seu motor....então cara...infelizmente não vou poder te ajudar muito mas isso vai dar uma trabalheira danada, mas posso te dizer uma coisa...misturar óleo e água não necessariamente é junta queimada, pode ser alguma galeria corroída que abriu passagem entre água e óleo e misturou...mas boa sorte e vou acompanhar a manutenção do teu monzão. Abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
jeffmonza
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 501
Registrado em: 20 Mar 2009, 02:08
Cidade: innumas
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Manutenções monza do timm

Mensagem não lida por jeffmonza »

essa eu quero acompanhar! boa sorte ae amigão
Jefferson Carlos
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manutenções monza do timm

Mensagem não lida por vrsilva »

Cara sem querer te desanimar mas isso aí é motor para serviço completo no mínimo... cabeçote vai gastar pouco, coisa de uns 400 reais resolve bem ele... o bloco que é o problema, tem que ver se não empenou, ovalizou as camisas, aneis de pistão, etc... Ainda bem que parou na hora certa... ir agua no reservatório não é nem um pouco normal.. é muito anormal... Boa sorte na empreitada aí...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Manutenções monza do timm

Mensagem não lida por Rafaelo »

é o negocio nao ta bunito como tinha te falado por MP e deu pra ver agora. faça o mais barato agora que é a retifica do cabeçote, se funcionar otimo se nao funcionar tem que retificar o bloco. dependendo do custo troque o bloco por um novo atual que é mais negocio.

mas faça primeiro o mais facil e barato que e a parte de cima. passe o dedo na camisa do cilindro e a parede do bloco, isso fica bem no topo do cilindro do bloco se sentir que tem depressao é um mal sinal.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
timm_65
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 339
Registrado em: 17 Jan 2009, 15:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manutenções monza do timm

Mensagem não lida por timm_65 »

Tem depressao sim, passei a unha e ta pegando na borda quase no final do cilindro

Como eu faço pra limpar o bloco e os pistao?


Edit: levei o cabeçote na retifica, o cara me passou o valor de 260,00. aproveitando as valvulas. Ele vai olhar e ver se nao tem mais nada de ruim.
Atual VCD 98 azul trindade perolizado

Fotos ex-monza: viewtopic.php?f=33&t=7993
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manutenções monza do timm

Mensagem não lida por vrsilva »

Aproveitar as valvulas tudo bem, mas nada de aproveitar os aneis retentores de valvulas, no meu fizeram isso, tive que abrir o cabeçote denovo só para trocar un joguinho sem vergonha de retentores, que custam nem 20 reais... só a mão de obra de abrir ultrapassa o valor desses aneis... manda ele trocar tudo que é reparo do cabeçote... selos e tudo mais...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Manutenções monza do timm

Mensagem não lida por Rafaelo »

isso ae leva as peças, kit retentor,vedande comando, manda da um passe no cabeçote,limpeza e assentamento da valvula, limpeza dos tuchos tb. pra limpeza use diesel estopa limpa e ta pronto, nao esqueça de ir girando o motor pra poder lavar tudo depois que lavou aplicar ar comprimido se tiver. e pra finalizar molha o dedo com oleo e deixa lubrificado a parede do cilindros.

provavelmente esta desgastado a camisa. mas so vai saber quando montar denovo e medir com o manometro cada cilindro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder