filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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Raphael Ventura
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

acho que isto é praticamente impossível, pois seria muito mais facil para o ar, sair pelo suspiro da vareta de óleo, que não fica vedada, uma solução mais simples seria dar a partida com a tampa do óleo fora, durante os primeiros segundos de operação do motor pois nestes momentos os tuchos ainda não estão lubrificados e ele não expulsa óleo pelo bocal. nunca ouvi falar disso, e acho pouco provável de acontecer com o monza.
Raphael Ventura
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Carlos A. Freire
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Raphael Ventura escreveu:acho que isto é praticamente impossível, pois seria muito mais facil para o ar, sair pelo suspiro da vareta de óleo, que não fica vedada, uma solução mais simples seria dar a partida com a tampa do óleo fora, durante os primeiros segundos de operação do motor pois nestes momentos os tuchos ainda não estão lubrificados e ele não expulsa óleo pelo bocal. nunca ouvi falar disso, e acho pouco provável de acontecer com o monza.

Entre o óleo no carter, pescador mergulhado no óleo, filtro e bomba, está vedado, não deve haver ar e não vai sair pelo respiro nesse momento. Se entrar ar antes da bomba de óleo, ela não puxa, como ocorre com a bomba d'água. Quando terminar o circuito é o que vai sair pelo respiro. Então, sua hipótese de respiro e tampa de óleo não se aplica a essa condição.

Pouco ar até se consegue puxar, mas muito é complicado para bomba puxar.

Como disse, nunca vi acontecer com Monza, mas aconteceu comigo no Passat, e nunca tinha ocorrido. Após esse fato eu tomo cuidado e coloco óleo no filtro em qualquer carro que tem essa possibilidade de colocar óleo no filtro.


Abs,

Carlos Freire
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dutra s a
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por dutra s a »

bom, segundo os comentarios relatados ate aqui, o que me parece e ate bastante obvio é,
preencher o filtro de oleo para entao troca-lo, e como o professor freire citou eu nunca testemunhei menos ainda no monza,mas
considerando o que meu mecanico disse e pelo fato de experiencias que teve , mesmo antes de te-lo como mecanico, acho possivel sim , e ate em qualquer carro mesmo com a modernidade de hoje.

caso haja curiosidades o dr, roberto foi ,inspetor geral de provas em interlagos (muito indesejado por competidores kkk) considerado por engenheiros, preparador de karts da propria equipe e dos estrelas que seriam os pilotos de formula 1 e indy, preparador e montador de kits turbos etc......isso tudo so 20 anos !!

entao nao vejo porque nao acreditar nele , pois nao estou fazendo comercial dele nem nada,ele ate teve kadets originais e turbo e acha legal o forum do monza, mas tai uma coisa que pode ate ser considerado ricos invisiveis nas oficinas ,pois ele afirma pode sim correr o risco de estourar
ate amanha irei verificar mais detalhes para ajudar a todos aqui.
abs estamos ai
Editado pela última vez por dutra s a em 16 Abr 2012, 18:52, em um total de 1 vez.
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waldir
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por waldir »

Carlos Freire,
não duvido do seu relato pq ele é calcado em experiências profissionais contínuas, além de conhecimento teórico e assim como os mecanicos que recomendam o procedimento de enchimento previo do filtro (canja e água benta não faz mal a ninguém :D

E vc se referiu ao velho Passat quando a tecnologia de filtragem não era o que é hoje.

E pelo processo a bomba não vai puxar ar, ela pelo depósito do carter via pescador vai "empurrar" óleo e o volume de ar despressurizado da caneca do filtro vai subir para a torre e será sugado para queima. Porém, como consta no vídeo abaixo a aplicação de filtro inadequado à pressão da bomba, seja por subdimensionamento à pressão ou qualidade e ou defeito, poderá romper a caneca melecando tudo... conf. consta no video da Mann abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=-IuKhmrrcVc

Abs
waldir
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Rafaelo
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por Rafaelo »

ta no manual de reparo, encher o filtro antes de colocar. ate a rosca e uma lambida nos labio de oleo. LOL

tanto monza como vectra C. ou seja nao mudou nada e vale pra todos o enchimento antes, é bastante obvio que se deve encher antes, a bomba so pega pressao na lenta, antes ela anda seco. se nao tiver oleo no filtro vai demorar muito pro motor puxar o oleo e isso pode danificar muita coisa. sempre se deve encher com oleo pra evitar o delay da bomba.

quando for fazer a troca de filtro ele sempre vai estar cheio ou melhor preenchido.

outra coisa, na bomba existem 1 retentor esfericos na tomada do filtro(depois de sugado ainda no corpo da bomba) ele retem o oleo pra quando desligar o motor o oleo nao cair pro carter pelo pescador. só esse pouco de oleo nao é o suficiente pra puxar a coluna de oleo do carter em um filtro seco(novo).

nao tem nem oque discutir é basico da fisica. eu mexo com aquario e meus filtros sao canister quando lavo eles tem que fazer funcionar com agua dentro da mangueira e aqua dentro do filtro senao ele trabalha seco e nao "pega". é o mesmo principio do carter de oleo se tem ar nao vai pegar e se pegar vai demorar pra expulsar todo ar de dentro que o mesmo é eleminado pela ventilação do carter.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Carlos A. Freire
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir,

muito bom o vídeo. Eu já tinha assistido esse e outros da Mann.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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teste
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por teste »

Muito bom o video mesmo... mas ai galera esse man filter e bom?
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
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dbzronaldo
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Não sabia disso.. Vivendo e aprendendo..
vlw galera pela informação...
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

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