:smt024 Seguinte galera, tava voltando da faculdade, e meu monza começou a fazer um barulho estranho, e ruim de dar partida, só pisando no acelerador, testei os cabos de vela e as velas, notei que só está funcionando o cilindro 3 e 4, no 1 e 2 não chega eletricidade nas velas, mas os cabos são novos e estão funcionando, ja troquei a bobina impulsora e continua na mesma, to suspeitando da bobina de ignição, a corrente chega no 3 e 4 , mas 1 e 2 nada, nunca foi trocada, e estou usando uma bateria moura de 60ah,
se for mesmo a bobina de ignição que marca acham melhor? a delphi é boa ou procuro da GM mesmo?
agradeço a atenção!
Usando a lógica e bom senso, pela descrição da mensagem o problema está na tampa do distribuidor, desde que a avaliação foi feita e tenha certeza de que os cabos e velas estão bons e não chegam faísca nas velas do 1º e 2º cilindro.
Qualquer defeito na bobina impulsora, bobina de ignição, módulo HEI e rotor vai apresentar problemas em todos os cilindros, já que a alimentação entra na tampa do distribuidor e de lá vai para cada cabo de cada cilindro. Se dois funcionam, indica que a tensão está chegando na tampa e não vai para dois deles.
Como foi que testou os cabos de velas? Além de medir continuidade, tem que verificar se não está "roubando corrente" ou deixando vazar alta tensão.
Carlos tireri todas as velas e coloquei nos cabos, desliguei a bomba de combustível e dei a partida, as velas 3 e 4 estão soltando faisca como devem, trocando os cabos e testando cada saída da tampa do distribuidor da tudo ok, mas não chega aos cabos mais compridos 1 e 2, pensando aqui, creio que a bobina não está fornecendo corrente suficiente para suprir todas as velas, os cabos testei com um multímetro, (resistência) 20k como ja tinha visto aki no Monzeiros, são novos desse modelo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ate-91-_JM
Se chega tensão boa, faísca forte e azulada nas velas 3 e 4 a bobina e tudo mais está boa. O problema só pode ser na tampa do distribuidor ou nos cabos.
Se tirar os cabos das velas 1 e 2, diretamente no terra (GND), sem as velas, há faísca forte e azulada ou não?
Com relação a cabos novos e velas novas não quer dizer que não há problemas. Um amigo com Monza Club 94 passou por isso e relatei o caso aqui no fórum. Peças novas podem apresentar defeitos.
poxa vlw Carlos, as faiscas da 3 e 4 estão amarelas e não azuis, (corrente fraca então), como ja testei outro modulo HEI que tinha trocado e tava dando a mesma coisa creio que só pode ser a bobina de ignição, que joga tensão para o rotor>>>>Velas, e como os cabos 3 e 4 são curtos, é mais fácil de chegar corrente, mesmo que ela seja fraca, concorda?
tire o distribuidor,cabos da equação. ligue uma vela aterrada no negativo fazendo um COP. vela direto na bobina e refaça o teste. talvez a tensao ta caindo antes mesmo de chegar nas velas.
Os cabos de velas e as velas devem ser testados com um multímetro, de preferência quentes. Se houver dúvida sobre sua 'saúde', convém substituir logo por um jogo novo.
Qto a testar centelha com a vela fora, nunca ouvi falar nesse teste.
A folga das velas é muito pequena para impedir que a centelha salte, mesmo com problemas na bobina. Isso porque no momento em que a centelha salta, dentro do cilindro, a compressão aumenta em muito o poder isolante do ar.
Existe um equipamento para testar a centelha, mas usando-se uma chave de fenda pode-se fazer um teste perfeito.
Começa-se com uma folga bem pequena e vai-se aumentando, até que a centelha pare de saltar.
Deve saltar uma centelha azul e na mesma distância em todos os cabos.
Estou achando 20k uma resistência alta demais para um jogo de cabos novos.
Eu comprei um jogo da Magneti Mareli que tem alta resistência e nem instalei o mesmo. Preferi deixar os velhos (NGK), cuja resistência está muito abaixo disso, apesar de anos de uso.
Bobina, principalmente a do EFI, seria a última coisa a trocar. Rodei 30 anos com meu Chevette, com bobina asfáltica, recebendo 400 volts no primário, sem problemas. Deve estar rodando assim até hoje, 5 anos na mão de outro dono.
E como disse o Carlos Freire, se ela estivesse com problema, não escolheria 2 cilindros para sacanear.
O mesmo do módulo HEI. Ele chaveia o primário da bobina, não chavearia só 2 cilindros.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ