Aditivo do radiador

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Aditivo do radiador

Mensagem não lida por WizardMaster »

Deus que me livre Cassio...ainda bem que venho usando aditivo a algum tempo e nda de vazamentos até agora.
Mas vou ter que atrazar este trampo por enquanto. estou engrenado na troca do meu carter estava mais crítica a situação.
Mas a próxima brincadeira será essa!
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 49&t=22363

Abs.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Falando em radiador, eu estava pensando e fiquei curioso querendo saber qual é o tempo que o sistema leva para resfriar o motor a partir do momento que liga a ventoinha...

Por exemplo o meu liga com o ponteiro no painel proximo do meio da escala, e desliga proximo de 1/4 da mesma, e religa quando atinge a primeira condição. Esse intervalo de ligado e desligado que eu gostaria de saber qual é o tempo aceitavel para esses intervalos, claro que aqui o tempo anda bem quente ultimamente, mas a ventoinha está permanecendo ligada durante uns 5 minutos e desligada ela fica uns 8 ou 10, dependendo do transito, pois se ficar parado ela liga em menor tempo coisa de 6 minutos ou 5...

Gostaria de saber se esta dentro do padrão de funcionamento ou se deveria resfriar mais rapidamente e demorar mais para religar. Detalhe que não utilizo o liquido aditivo, apesar disso fiz limpeza do radiador e do sistema completo e o radiador aparentemente está com um ótimo fluxo dagua... fiz isso em novembro/2011...
Fico no aguardo das informações.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva,

não dá para afirmar que 8 minutos desligada está normal pq há influência da temperatura do ar externo vs velocidade do veículo e carga.

O importante é que a UCE aciona a ventoinha em 101ºC e desliga em 91ºC e se a VT acompanhar é ótimo.

Como vc não usa aditivo sua água começaria a ferver em 106ºC devido o sistema pressurizado. Se com aditivo ferveria em 118ºC além de reduzir a curva de aquecimento/tempo e neutralizar o liquido evitando o efeito galvânico.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

É sim Waldir realmente depende muito das condições, esta noite mesmo está praticamente um inferno de tão calor que está, e a ventoinha permaneceu por 5 minutos ligada e rearmando a cada 2 minutos, ou seja quase o tempo todo ligado, claro que peguei muito transito. Mas normalmente eu estava observando e ela leva mais ou menos esses tempos que eu postei em dias frescos, e condições de transito boa, meu trajeto para o trabalho é 70% plano, 10% decida e o restante subida, ou seja para ir a ventoinha quase nem arma, até porque demanhã é mais fresco, mas agora a tarde eu busco a noiva no trabalho dela, e sempre vamos a lugares e o transito em sorocaba, até umas 20h é muito tenso, e nesse horario de pico a ventoinha arma bastante vezes e com intervalos bem proximos.

Mas a ventoinha SEMPRE arma quando o ponteiro atinge a metade da escala (troquei o sensor pois o antigo queimou deu uma diferença na leitura) e desarma proximo de 1/4, é sempre assim, pode demorar para baixar mas baixa, e sempre rearma no mesmo ponto.

Uma técnica que estou usando últimamente é a seguinte: Meu carro está sem gás de A/C por vários motivos um deles é vazamentos, como não pretendo arrumar tão logo por falta de verba (Processo de casamento e compra de AP) vou ficar sem o luxuoso A/C do monzão. Porém o recurso da alavanca está me servindo justamente para esses dias quentes, pois eu deixo a alavanca do ar na posição de gelar, porém o compressor não liga por falta de pressão, mas a ventoinha liga no primeiro estágio, e eu estou andando assim, oque acontece que o ponteiro de temperatura estabiliza numa marca entre o 1/4 e a metade, dificilmente ele arma no segundo estágio.
É prejudicial fazer isso, ou o sobe e desce da temperatura é mais bem vinda?

Vou providenciar logo para colocar aditivo, mas estou com medo pois está com vazamento, quando foi feito retifica no cabeçote, foi trocado todas as mangueiras de tras do coletor de admissão, e a de baixo do radiador, a que vai na VT não foi, acho que foi todas menos ela e as que vão no reservatório, como o carro ferveu na ocasião que teve que ser feita a retifica, pode haver a hipotese da tampa do reservatório não estar segurando a agua e estar vazando ali quando a agua entra em ebulição?
Poi logo quando peguei o carro da retifica estava vazando bem, coisa de uma semana e a agua estava no nivel do tubo que leva a agua para baixo aquele fino, e de semana em semana tinha que ficar enchendo, até menos as vezes. Levei no mecanico e ele disse que as mangueiras atras do coletor precisavam de aperto e realmente estava vazando, pois bem o vazamento reduziu eu diria uns 30%, mas ainda continua sumindo agua desconfio da tampa. Ele me disse também de um produto que seve para colocar junto da agua e que esse produto corre junto da agua mas não se dilui, e ele vai "tapando" os possiveis vazamentos, é realmente recomendavel usar tal produto?

No mais obrigado novamente pela prestatividade deste fórum que é realmente uma escola de monza... abraços!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva,

o meu funciona semelhante ao seu. Marcador no painel 1/2 liga e 1/4 desliga; as vezes eu uso a alavanca do AC para ligar o 1º estagio (o AC está desligado pq gastei uns 700 reais e depois descobriram que o que vasava era o "radiador" interno e eu teria que gastar mais 700 + gas... deixei desligado) 1º estagio para ventilação do desembaçador e até para manter o motor mais frio em gdes congestionamentos.
É prejudicial fazer isso, ou o sobe e desce da temperatura é mais bem vinda?
Não é prejudicial, não. Por que a VT mantém o motor na temperatura ideal, segurando por mais tempo o fluxo de refrigeração. Se o liquido refrigerante atingir mais que 100º a UCE acionará o 2º estágio por informação do sensor de temperatura no cavalete da VT.
Ele me disse também de um produto que seve para colocar junto da agua e que esse produto corre junto da agua mas não se dilui, e ele vai "tapando" os possiveis vazamentos, é realmente recomendavel usar tal produto?
Eu já usei um que parece um gelatina de tão espesso, acho que no frasco tem uns 250 ml. Se o furinho for pequeno ele tapa.

Primeira providência é comprar uma tampa nova para o reservatório deve custar mais que 5 e menos que 10 reais e observar se baixa água.

O ideal é descobrir onde está vasando. Com o aditivo é mais fácil descobrir pq ele é colorido e a identificaação onde está pingando ou escorrendo quando secar vai ficar a mancha verde ou azul do aditivo. Sugiro que vc compre um já diluido só para colorir e perseguir os furos :D

A melhor opção seria o dispositivo de pressão que se enrosca no reservatório de expansão e colocando pressão ali descobre-se qual mangueira vasa. Infelizmente não é toda oficina que tem esse dispositivo pneumático manual.

A outra opção é no dia seguinte com ele frio, usar papel toalha para checar os encaixes e abraçadeiras para ver qual está molhada. (eu tinha uma das mangueiras que são encaixadas no coletor de admissão que devido o calor/evaporação foi difícil achar (papel toalha ajudou). Se o tubo plastico de distribuição não foi trocado, providencie que é baratinho e por estar numa região super quente ele resseca e ... e apresenta vasamento difícil de se achar. Outro ponto difícil é a junção da carcaça da VT com o cabeçote, a água escorre no bloco e evapora, não chega a pingar no chão se o furo for pequeno... além disso o radiador de ar quente e o próprio radiador. É trabalho para Sherlock.

boa sorte

waldir

Quando vc solucionar o vasamento, lave o sistema, e coloque o aditivo na proporção ideal
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder