Freio traseiro com sistema bendix - Procedimento de montagem
-
kleber caffer
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
Freio traseiro com sistema bendix - Procedimento de montagem
galera meu sistema de freio raseiro é bendix, o mecanico desmontou e trocou cubo, rolamento, lonas e tambores. só que o freio fica soltando a trava di regulador, acho que ele esta montando errado.
Não consigo fotos na internet do sistema para ver se a montagem esra correta. por favor me envie fotos do sistema bendix para eu comparar.
meu monza é um SL/E 92.
email [email protected]
Não consigo fotos na internet do sistema para ver se a montagem esra correta. por favor me envie fotos do sistema bendix para eu comparar.
meu monza é um SL/E 92.
email [email protected]
- coy
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Club
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
- Injeção: EFi
Re: montagem freio bendix
baixe o manual de reparações do monza aqui mesmo no fórum, nas paginas 5b a 5d-04 consta todo o esquema de montagem.
espero que ajude.
espero que ajude.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
-
teste
- Membro Classic SE (Nível 8)
talves ele comprou umas peças benix outras vargas... ai o encaixe nao fica perfeito... tem mecanico que so fala assim... a me da isso do monza ano X. mas nao sabe q tem uns com varga e outros bendix.. lembrando que bendix e bosh sao a msm coisa pois a bosh comprou a bendix
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA 
-
kleber caffer
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Encontrei no Manual de reparações mas os reguladores não eh igual do desenho, o desenho que existe lá e do sistema vargas....
o rapaz mecheu novamente e daqui 20 dias vomos desmontar pra ver como ficou...
o rapaz mecheu novamente e daqui 20 dias vomos desmontar pra ver como ficou...
-
Amauri RJ
- Membro SL/E (Nível 3)
Possível montagem errada
Pessoal, em especial ao amigo Carlos, pois como se trata de um mestre no que diz respeito ao Monza, preciso de uma ajuda de vcs, por gentilesa é claro.
SISTEMA DE FREIO BENDIX - MONZA ANO 94 GLS
Desde que resolvi pagar a um mexânico para trocar as lonas traseiras e os tambores de freios, quando achaxa que o freio traseiro ia ficar ótimo, tudo foi mero engano.
Estou postando uma foto e consequentemente minhas dúvidas, o pouco conhecimento de mecânica que possuo e com ajuda dos tutorias aqui do fórum, eu mesmo vou trocar tudo novamente, mas quando da desmontagem ja vi que parece que tem algo errado, observem a foto abaixo.
1- Essa peça com as setas amarela está roçando no burrinho de freio e parece que ela está montada errada, estou certo, ?? tá inclusive pegando na borrachinha do burrinho de freio, muito estranho.
2- Quando se aciona o freio de mão, apenas a lona circulada em vermelho se move muito pouco, a lona circulada em verde nem se mexe.
3- Mesmo sem o tambor de freio quando se aciona o freio de mão, o cubo da roda fica meio que travando em partes, gira com dificuldades. O correto num é ele ficar solto, pois o que deve travar é o tambor de freio e neste caso estava sem ele no lugar quando do teste.
Ficaria muito grato quanto a uma ajuda dos amigos para que eu consiga resolver essa pendência, pois o meu freio traseiro tá uma M..., não segura nada.

SISTEMA DE FREIO BENDIX - MONZA ANO 94 GLS
Desde que resolvi pagar a um mexânico para trocar as lonas traseiras e os tambores de freios, quando achaxa que o freio traseiro ia ficar ótimo, tudo foi mero engano.
Estou postando uma foto e consequentemente minhas dúvidas, o pouco conhecimento de mecânica que possuo e com ajuda dos tutorias aqui do fórum, eu mesmo vou trocar tudo novamente, mas quando da desmontagem ja vi que parece que tem algo errado, observem a foto abaixo.
1- Essa peça com as setas amarela está roçando no burrinho de freio e parece que ela está montada errada, estou certo, ?? tá inclusive pegando na borrachinha do burrinho de freio, muito estranho.
2- Quando se aciona o freio de mão, apenas a lona circulada em vermelho se move muito pouco, a lona circulada em verde nem se mexe.
3- Mesmo sem o tambor de freio quando se aciona o freio de mão, o cubo da roda fica meio que travando em partes, gira com dificuldades. O correto num é ele ficar solto, pois o que deve travar é o tambor de freio e neste caso estava sem ele no lugar quando do teste.
Ficaria muito grato quanto a uma ajuda dos amigos para que eu consiga resolver essa pendência, pois o meu freio traseiro tá uma M..., não segura nada.

Atual - Ford Focus 2010/2011
26.000 km originais... único dono
Monza para sempre ...
Monza para sempre ...
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Possível montagem errada
normal.pois sem o tambor no lugar a alavanca do freio de mao encosta no cubo.agora se esta travando o cubo com o tambor.basta soltar completamente o cabo do freio de mao e regular o freio na catraca,mas com o cubo no lugar e depois regular o freio de mao.Mesmo sem o tambor de freio quando se aciona o freio de mão, o cubo da roda fica meio que travando em partes, gira com dificuldades. O correto num é ele ficar solto, pois o que deve travar é o tambor de freio e neste caso estava sem ele no lugar quando do teste.

apesar do sistema ser outro.eles sao pareçido e note que o cabo do freio de mao encaixa em uma espeçie de alavanca.
ela e presa em cima e um pouco abaixo ela encosta na catraca.no puxar ela empurra a catraca para frente e aciona o outro patins.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=14&t=423
esta foto eu peguei neste topico e como disse,apesar se serem diferentes eles sao pareçidos em funçionamento.
acho que esta pegando no burrinho porque sem o tambor os patins subiram.tem que colocar de volta.centralizar eles (puxa o freio de mao e solta)e tirar sem mexer e ver se continua.
boa sorte amigo.
-
Amauri RJ
- Membro SL/E (Nível 3)
Jesuíno, muito obrigado pelo interesse quanto a ajuda, mas a alavanca do freio de mão encostar no cubo da roda acho meio dificil, pois ela está dentro do carro e o cubo que eu estou falando é o da roda traseira e pelo que sei ( posso estar enganado ) as lonas é pra prender apenas o tambor de freio e não o cubo.
Ainda assim, acho que tem algo errado ali.
Quanto a este tutorial eu ja tinha visto ( Rafaelo ), mas o meu sistem é BENDIX, e note que tem uma diferença nas sapatas. Se o meu sistema fosse igual ao do Rafaelo, ficaria mais tranquilo.
De qualquer forma, muito obrigado pela iniciativa da ajuda
Ainda assim, acho que tem algo errado ali.
Quanto a este tutorial eu ja tinha visto ( Rafaelo ), mas o meu sistem é BENDIX, e note que tem uma diferença nas sapatas. Se o meu sistema fosse igual ao do Rafaelo, ficaria mais tranquilo.
De qualquer forma, muito obrigado pela iniciativa da ajuda
Atual - Ford Focus 2010/2011
Monza para sempre ...
Monza para sempre ...
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador

a alavanca que me referia es esta marcada de amarelo.se deixar o cabo do freio de mao enforcado ela pega no cubo.
o que pode estar aconteçendo e que seu freio esta muito baixo e o mecanico regulou o freio de mao.
assim a alavanca dele fica pegando no cubo.
quando eu monto.eu solto o freio de mao todo.regulo os patins e somente depois regulo o de mao.
quando noto que o freio de mao esta subindo demais.vou la,solto ele de novo e torno fazer este mesmo procedimento.
se voçe chegar em qualquer oficina e falar que seu freio de mao esta alto.o camarada deita e estica o cabo.
vai aconteçer desta alavanca chegar para frente e começar pegar no cubo.
onde marquei de verde e que aciona o outro patins.
e olhando a sua foto esta aconteçendo exatamente isto.

a alavanca do freio de mao esta toda acionada,(seta vermelha).
solta o cabo do freio de mao e puxa esta alavanca para tras (se ela nao voltar) que esta peça nao vai pegar no burrinho mais,(seta roxa)
este patins marcado de vermelho esta um pouco deslocado.so empurra ele de volta pro lugar.
faz igual te falei para regular que vai ter um freio que vai ser so encostar que o carro vai pregar.