500 EF automatico

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Carlos A
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

500 EF automatico

Mensagem não lida por Carlos A »

galera tenho uma duvida sera que foi porduzido o 500 ef automatico pois nunca vi nen ao vivo nen en revistas de epoca mas acho que deve ter ums guardados por ai ate mais
LCDBEST
Membro SL (Ní­vel 1)

Re: 500 EF automatico

Mensagem não lida por LCDBEST »

Não, amigo, nunca houve, oficialmente, monza automático com injeção multiponto. Só não me pergunte por que. :?:

Abs, LCD
Igor_classicSE
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por Igor_classicSE »

á não ser que seje adaptado, mais é muito difícil!
Vectra GL 97/98 Branco Mahler
Completo - retrovisor elétrico
O unico GL branco da cidade...
Monza Classic SE 88/89 Vermelho Ciprius
Completo, VENDIDO!
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

LCDBEST escreveu:Não, amigo, nunca houve, oficialmente, monza automático com injeção multiponto. Só não me pergunte por que. :?:

Abs, LCD
Tenho algumas hipóteses para o "porque", tentando pensar como os executivos da época (gosto dos debates "filosóficos" com o LCD...rsrs).

Os motivos reais nunca serão sabidos, mas podemos arriscar palpites. Vamos a eles:

1 - Marketing: A injeção multiponto talvez tenha tido o apelo de desempenho, o que não casa com a capacidade dos câmbios automáticos da época, e/ou
2 - Técnica: a GM pode ter sido conservadora e, baseada nas experiências da VW com o GTi, onde a injeção teve problemas de adaptação, tenha decidido manter o câmbio manual, pois um câmbio automático multiplicaria um potencial problema com a injeção.
3 - Custos (+ Marketing). Essa para mim é a hipótese mais provável: O câmbio automático era um acessório extremamente caro no fim dos anos 80 e início dos 90. Somando-se o custo adicional de sistemas de injeção, o custo ficaria inviável. Não podemos esquecer que em 90 já se falava da abertura do mercado automotivo brasileiro, o que de fato aconteceu em 91. Custo era crucial para as montadoras sobreviverem. Então, somando-se a questão de custo com Marketing: para focar no apelo da novidade da injeção, deixou-se o câmbio automático de lado, oferecendo-se somente a injeção.
Talvez desdobrando essa "hipótese 3", podemos dizer que em 1990 o AT + IE não saiu devido a um problema técnico (não juntar 2 tecnologias complexas, sendo uma delas muito nova e pouco confiável). E de 1991 em diante, não saiu pela questão de custo + competitividade do mercado.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Evandro Monza SR escreveu:2 - Técnica: a GM pode ter sido conservadora e, baseada nas experiências da VW com o GTi, onde a injeção teve problemas de adaptação, tenha decidido manter o câmbio manual, pois um câmbio automático multiplicaria um potencial problema com a injeção.
com certeza foi por falta de tecnologia, o sistema de IE do monza mpfi sao defasados ao extremo e nao era pq estavam em 1990 :D injeções mpfi com correção por sonda,mapas,entre outros recursos é algo dos anos 80 no mundo a fora. só nessa selva aqui que usaram esse E-... que nao tinha recurso algum muito limitada pra tudo. tanto era que tinha peças de carburador no meio de um carro tao caro.

digo pelo seguinte fatos, essa ECU nao tinha processador. o sistema era analogico feito por pre programação e integrados.

exemplo A: o CB era analogico a leitura de vazao era analogica pq a ECU nao tinha como se comunicar e calcular a taxa do pulso.
exemplo B: o rele do eletroventilador do radiador era analogico tb. via interruptor o tal do cebolao = carburador.
exemplo C: era um injeção totalmente adaptada de fabrica usaram peças do carburado, misturando peças de injeção = salada mixta de problemas
exemplo D: o acionamento do AC ainda era analogico sem interação com a ECU

em fim, da pra tira uma base da encrenca que era isso, usar isso com um cambio AT seria mais problematico ainda e tb seria feito de forma analogica aumentando o risco de problema e podendo cair no gosto popular como um fiasco. tudo isso pq que nao tinha capacidade tecnica de se comunicar com a ECU.

ae vcs vao me falar :) ta mas AT tem carburador e funciona bem. ok funciona! mas é carburador onde tudo é resumido e menos variaveis. quando se tem um injeção tao instavel como essa a inclusao de um cambio AT traria enormes problema e nao daria pra usar um cambio AT(configuração carburada) em um sistema mpfi analogico.

EFI tem AT pq é um sistema digital, mesmo com suas limitaçoes tecnica mas tem.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Rafaelo

Muito interessante seu comentário.

Ou seja, partindo do que o LCD disse, e entendo as limitações tecnológicas da época, a gente pode traçar a história do carro e das decisões que a montadora tomou há mais de 20 anos atrás.

Isso que é bacana aqui no site. Essas trocas de idéias, experiências e conhecimento, gerando em muitos casos discussões de alto nível!!!!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Carlos A
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Carlos A »

lendo as respostas acho que tirei uma conclusão pode nao ser a certa mas vai o a questao da injeçao analogica acho que nao é pois ja vi classic mpfi 91 e 92 que tem a mesma ie do 500 ef é ser automatico talvez seria questao de valor um 500ef automatico teria um preço abusurdo. não sou fã de carro automatico mas nao ter o 500 ef automatico foi uma pisada de bola enorme da gm
Jonatas Lima
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Jonatas Lima »

Olá, tenho aqui em casa uma revista "oficina Mecanica" de 1990, no qual testa o Santana 2000 EX e Monza classic 500 EF, na materia fica claro que os unicos opcionais do 500 EF é o cambio automatico de 3 marchas, e dois anos atraz em sorocaba vi um monza com as inscrições " 2.0i automatic" vinho 2portas,meio caido,com bagageiros,calotas etc,mas com as lanternas trazeiras e apliques,e as faixas laterais do 500 EF em bom estado, apenas não pude ver por dentro ,pois estava dirigindo e não tinha como parar pois estava ocupadissimo. Sei lá, acho que derepente teve sim essa opção do cambio automatico,, Mas fica ai as duvidas não é.

Abraços.
Responder