Sonorização Monza S/R

Assuntos específicos relacionados à equipamentos e projetos de som.
jose_sherman
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Sonorização Monza S/R

Mensagem não lida por jose_sherman »

Alô, pessoal!

Tive sumido uns tempos, mas graças a Deus ainda tô com o Pokemonza e tô querendo iniciar um projeto de som pra ele! Sempre gostei de um sonzinho mais forte, mas sempre procurando qualidade e, como não, que caiba no bolso. Nada de corneta, tweeter profissional... coisa forte, mas boa de ouvir! E nisso eu aindei pensando... vi muito o pessoal por aqui falar do porta-mapas do Monza mais novo, que tem espaço para um alto-falante de 6", certo? E ainda tem aquele espacinho ali no painel... então pensei num kit duas vias, como esse, da JBL:

Imagem

A minha dúvida, porém, é a seguinte: como diabos eu acesso o espaço desse alto-falante do painel? Já tentei desmontar algumas partes mas ainda assim não consegui chegar nele! :x Quero ver se tem espaço o suficiente pra eu inventar uma fixação pro tweeter do kit duas vias, ou se é melhor partir pra um coaxial de 4" como esse:

Imagem

Dicas, pitacos, sugestões... serão bem vindos!
Monza S/R 1.8/S 1986 Preto Formal
Kadett GSi 1991 Amarelo Elbrus ( em restauração: http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... =11&t=7713 )
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Re: Sonorização Monza S/R

Mensagem não lida por vrsilva »

Meu comentário é com relação aos falantes, esses JBL não são um pouco salgados não? Só curiosidade mesmo...
Mas eu optaria por um kit 2 vias mesmo o coaxial não chega nem perto da qualidade de um 2 vias... agora é tentar arrumar uma maneira de colocar o tweeter no local do original no painel... e realmente procure pelo porta mapas do SL/E e seja feliz, coloque o falante de 6" do 2 vias no porta-mapas e o tweeter no painel, ficara muito bom na questão qualidade...
Outra coisa que influencia muito na qualidade de som é o aparelho, se já o possui não temos muito a fazer, mas se ainda pretende comprar um, eu aconselho os aparelhos da Sony, estes tem mais qualidade sonora que os da Pioneer, Pioneer são bons para pancadões, tem graves absurdos, porém os parelhos da Pioneer perde muito a fidelidade dos sons, pois eles tem muitos filtros que deixam o som artificial demais, eu não gosto, os sons da Sony tem mais qualidade e um Brilho muito melhor que os da Pioneer... Sem falar que alguns aparelhos da Sony tem equalizador de 7 bandas, que é excelente e o custo também é mais baixo que os Pioneer...

Espero ter ajudado por menor que seja... e vai postando os ups aqui..
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
thomaztrampo
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por thomaztrampo »

Cara, se não me engano, tem que tirar o painel todo.

Veja o tópico de restauração do carro do David Crozeta. Ele comentou algo a respeito, pois aproveitou que o painel dele tava fora do carro para instalar os dele.

Agora, a idéia que eu tive esse fim de semana foi EXATAMENTE a que o amigo vrsilva colocou pra você. Acho que ficaria mais bacana também, já que no porta mapas não tem suporte para o tweeter e não cabe falantes triaxiais ali.

Abraço!
Monza Sl/E 1.8 Alcool - 87/88 - Brosol 2E
Azul
Triste - viewtopic.php?f=33&t=17213
vrsilva

Galera esses falantes axiais da vida são péssimos em qualidade, o melhor deles é coaxial, o resto é ruim pra caramba, não é desmerecer mas é ruim mesmo, sei porque meu irmão quando usava meu monza colocou um pentaxial da bomber 6x9 no tampão e te falar, só tem potencia, qualidade é ruim pra caramba... eu tinha no palio um par de bravox do mais simples e a qualidade deles era vezes melhor que os bomber, só perdiam em potencia mesmo...
Se procuram qualidade de som fujam ao maximo desses trocentosaxiais da vida...no maximo, do maximo um triaxial.. só.... Pode ver que a Bravox nem fabrica muitos modelos de 6x9 por isso... eu queria que ninguem nunca tivesse cortado o tapão do meu monza, pois colocaria uns bravox lá e nada mais... 6x9 eu acho muito fulera... mas é minha opinião e respeito quem gosta...
jose_sherman
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por jose_sherman »

Antes de mais nada, valeu pelas respostas!

Pois é, vrsilva, a idéia é essa mesma! A JBL agora tá lançando uma linha no Brasil (ela agora faz parte do grupo Harmann, que comprou também a Selenium) e tá com coisas muito boas a preços bem bacanas! O duas vias mesmo eu tô conseguindo por $240,00 com um amigo meu. E já tendo visto falante JBL tocando, digo que vale a pena! Até mesmo os 69, o qual já vou colocar um par na traseira, nessa primeira "versão" da instalação.

A idéia de iniciar o projeto veio depois do fim de semana, quando peguei um Pioneer DEH-3050UB de um amigo meu. Sempre fui fã incondicional do player da Pioneer e esse rádio não me decepcionou: veio com controle, entrada USB e auxiliar e um bilhão de regulagens que ainda não pude desfrutar, já que os alto-falantes que estão no carro já passaram do "prazo de validade"... :smt073 Sempre fui fã da Sony em tudo que ela fabrica, menos nas câmeras (que prefiro a Canon) e no som automotivo, onde sou Pioneer desde criancinha. :)

Imagem

Pra auxiliar na busca, qual o ano e versão de Monza que eu devo procurar pra encontrar o porta-mapas em questão? Devo dar uma rodada hoje à tarde por aqui pra ver o que acho de bom.

Agora, thomaztrampo, suspeitei desde o princípio... tirei painel de instrumentos, meti a mão de tudo que é jeito e não vi sequer se tem alto-falante lá ou não! E a dúvida era entre o coaxial de 4" no painel ou o kit duas vias de 6" nas portas e no painel. Pelo jeito, vou acabar com o segundo! :smt023

Abraço!
Monza S/R 1.8/S 1986 Preto Formal
Kadett GSi 1991 Amarelo Elbrus ( em restauração: http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... =11&t=7713 )
vrsilva

Realmente também gosto muito da Sony, mas para cameras digitais depois que eu manusiei uma cannon perdi o tesão nas sony, meu pai tem uma sony touch srceen e achava o bicho depois de ver uma cannon basica do meu chefe, mas a qualidade e a velocidade que ela tira fotos eu mudei meu conceito sobre cameras. Som eu ouvi falar muito bem dos aparelhos da Sony quanto a fidelidade de som, como te falei Pioneer só pra pancadão... mas aí vai de gosto, eu queria mesmo era um Kenwood, ou até um Clarion estes são bons porém com um preço um pouco mais alto que os da Sony, principalmente o Clarion... mas já ouvi dizerem que Kenwood e Sony estão juntos na qualidade... sony é tão bom que vem original do Ford Fusion, meu chefe tem um 2011 e o som é simplesmente fantastico... qualidade sem fim...
thomaztrampo
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por thomaztrampo »

jose_sherman escreveu:Antes de mais nada, valeu pelas respostas!

Pois é, vrsilva, a idéia é essa mesma! A JBL agora tá lançando uma linha no Brasil (ela agora faz parte do grupo Harmann, que comprou também a Selenium) e tá com coisas muito boas a preços bem bacanas! O duas vias mesmo eu tô conseguindo por $240,00 com um amigo meu. E já tendo visto falante JBL tocando, digo que vale a pena! Até mesmo os 69, o qual já vou colocar um par na traseira, nessa primeira "versão" da instalação.

A idéia de iniciar o projeto veio depois do fim de semana, quando peguei um Pioneer DEH-3050UB de um amigo meu. Sempre fui fã incondicional do player da Pioneer e esse rádio não me decepcionou: veio com controle, entrada USB e auxiliar e um bilhão de regulagens que ainda não pude desfrutar, já que os alto-falantes que estão no carro já passaram do "prazo de validade"... :smt073 Sempre fui fã da Sony em tudo que ela fabrica, menos nas câmeras (que prefiro a Canon) e no som automotivo, onde sou Pioneer desde criancinha. :)

Imagem

Pra auxiliar na busca, qual o ano e versão de Monza que eu devo procurar pra encontrar o porta-mapas em questão? Devo dar uma rodada hoje à tarde por aqui pra ver o que acho de bom.

Agora, thomaztrampo, suspeitei desde o princípio... tirei painel de instrumentos, meti a mão de tudo que é jeito e não vi sequer se tem alto-falante lá ou não! E a dúvida era entre o coaxial de 4" no painel ou o kit duas vias de 6" nas portas e no painel. Pelo jeito, vou acabar com o segundo! :smt023

Abraço!
NOSSA! Agora que liguei o nome a pessoa (mentira, acabei de ver a assinatura e liguei as paradinha).

Sherman, que "achou" um Hatch Sr enquanto reforma o Kadettão! Cara, to pirando naquele Kadett seu! E no Monza também. Ta muito inteiro. hahahaha

Muito bala!

Quanto ao porta mapas, acredito que qualquer Classic tenha. Mas só nos Classics! Inclusive tem um cara em São Paulo vendendo no mercado livre, mas na cor cinza. Até pensei em pegar e mandar pintar, mas depois desisti. Parecem bem inteiros.

Boa sorte nessa empreitada nova!

Grande abraço!
Monza Sl/E 1.8 Alcool - 87/88 - Brosol 2E
Azul
Triste - viewtopic.php?f=33&t=17213
vrsilva

Acredito que SL/E também tenha porta mapas, não tenho certeza mas acho que todos tem...
Responder