DIAGRAMA DO ARREFECIMENTO DO MONZA EFI

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIAGRAMA DO ARREFECIMENTO DO MONZA EFI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Lira,

o sensor de temperatura do Monza EFI de 91 a 96 é o mesmo e todos ficam no mesmo local.

Disse que o problema ocorreu por falta de água no sistema de arrefecimento, por um eventual vazamento. Diminuindo a temperatura e vazando, não vai mudar nada com relação ao ocorrido.

Para se ter uma ideia, certa vez fui ao Encontro do Monza Clube no RJ, mas com Monza GLS de um amigo do clube. Esse Monza apresentou vazamento lá no RJ e voltamos para São Paulo com esse carro derramando água pelo caminho. Eu conduzi o carro quase todo o caminho de volta. Vim completando água a cada 100km. Era só sentir algumas falhas no funcionamento do motor, que podia parar para abastecer o reservatório com água. Chegando em São Paulo, foi só trocar a bomba d'água. Não queimou a junta e não deu problema em outra parte do carro ou motor.

O nível crítico do sistema de arrefecimento não é perto de 100ºC, é muito mais do que isso, creio que seja algo perto de 110ºC ou mais. Já que a VT do Monza 2.0 EFI tem abertura total aos 107ºC.

Já tive problemas na bomba d'água de meu Monza, que usava impulsor de plástico e rodava em falso e o motor aquecia além do normal. Foi trocado a bomba d'água e nunca tive problemas com junta de cabeçote, que foi trocada quando tive que tirar o cabeçote para trocar vedadores de válvulas. Na época o carro estava com 144.000km e hoje com 240.000km. Na época coloquei junta e vedadores original GM.

Já vi casos de motores queimar junta de cabeçote, sem o ponteiro temperatura subir. A causa estava em serviço "porco" de certos reparadores, ao usar excesso de cola de junta, que as rebarbas se soltaram e obstruíram algumas passagens de água no bloco do motor.

Se quer mudar a faixa de temperatura de trabalho, pode usar um cebolão (interruptor térmico) no radiador, que o Monza EFI não usa, ou procurar profissionais que reprogramam chip's e fazer alteração na memória da UCE.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder