TESTE NO SENSOR M A P
- waldir
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TESTE NO SENSOR M A P
TESTE NO SENSOR M A P
(Manifold Absolute Pressure) Sensor da pressão absoluta no coletor de admissão
O MAP está localizado embaixo na lateral da “panela” do filtro de ar.
Quando a UCE registra o código de defeitos do MAP temos:
33 – tensão alta no MAP = pressão alta = pode ser mangueira furada.
34 – tensão baixa no MAP = pressão baixa = pode ser mangueira entupida.
No caso 33 troque a mangueirinha, dê a partida e veja se solucionou.
No caso 34 examine o apêndice do MAP onde encaixa a mangueira se não está entupido. O mesmo para o encaixe no TBI e no furinho (pode ocorrer da mangueira esfarelar e entupir).
As mangueirinhas devem ser examinadas com regularidade ou na limpeza do TBI ou da ventilação forçada do carter.
Para descobrir rapidamente se é o MAP que está provocando falhas no motor faça:
Desligue o conector elétrico (verde)
Dê a partida no motor e se a falha sumir ou for amenizada é um indicativo para a troca deste sensor.
Na dúvida, efetue os seguintes testes:
Bateria carregada e conector (verde) encaixado.
Voltagem de entrada com o multímetro na escala 20 VDC (corrente contínua)
Ponta negativa do multímetro na massa ou negativo da bateria e a ponta positiva no fio cinza ou no “C” indicado no diagrama que segue. A Voltagem deverá estar ao redor de 5V (4,6 a 5,2 VDC)
fonte: Doutor IE
O fio preto amarelo “A” deve ter polaridade negativa. (ponta positiva do multímetro no polo positivo da bateria e o negativo no fio “A” deve acusar a carga da bateria 12,6V.
Verifique se há mau contado do conector, fio solto etc. Se estiver OK siga:
Voltagem de Retorno:
Conector e mangueira encaixada corretamente. Ligar o motor, deixar aquecer um pouco.
Ponteira negativa na massa e ponteira positiva no fio do meio do conector (verde) a voltagem deve estar em 1,2V ou no máximo 2,0 VDC. Voltagens superior a 2,0V pode estar condenado o MAP (são medições ao nível do mar) Quem estiver no planalto acima de 700m a voltagem menor poderá estar em 0,75 V
Provocam Variações no MAP:
Entrada falsa de ar pelo servo-freio (válvula ou retentor); tomada de vácuo do canister; posicionamento indevido da mangueira no TBI; falta de sincronismo na Correia Dentada.
Defeitos característicos:
Motor pega e morre em seguida; motor falhando; motor não abre giro/amarrado; alto consumo.
fonte: Doutor IE
waldir
(Manifold Absolute Pressure) Sensor da pressão absoluta no coletor de admissão
O MAP está localizado embaixo na lateral da “panela” do filtro de ar.
Quando a UCE registra o código de defeitos do MAP temos:
33 – tensão alta no MAP = pressão alta = pode ser mangueira furada.
34 – tensão baixa no MAP = pressão baixa = pode ser mangueira entupida.
No caso 33 troque a mangueirinha, dê a partida e veja se solucionou.
No caso 34 examine o apêndice do MAP onde encaixa a mangueira se não está entupido. O mesmo para o encaixe no TBI e no furinho (pode ocorrer da mangueira esfarelar e entupir).
As mangueirinhas devem ser examinadas com regularidade ou na limpeza do TBI ou da ventilação forçada do carter.
Para descobrir rapidamente se é o MAP que está provocando falhas no motor faça:
Desligue o conector elétrico (verde)
Dê a partida no motor e se a falha sumir ou for amenizada é um indicativo para a troca deste sensor.
Na dúvida, efetue os seguintes testes:
Bateria carregada e conector (verde) encaixado.
Voltagem de entrada com o multímetro na escala 20 VDC (corrente contínua)
Ponta negativa do multímetro na massa ou negativo da bateria e a ponta positiva no fio cinza ou no “C” indicado no diagrama que segue. A Voltagem deverá estar ao redor de 5V (4,6 a 5,2 VDC)
fonte: Doutor IE
O fio preto amarelo “A” deve ter polaridade negativa. (ponta positiva do multímetro no polo positivo da bateria e o negativo no fio “A” deve acusar a carga da bateria 12,6V.
Verifique se há mau contado do conector, fio solto etc. Se estiver OK siga:
Voltagem de Retorno:
Conector e mangueira encaixada corretamente. Ligar o motor, deixar aquecer um pouco.
Ponteira negativa na massa e ponteira positiva no fio do meio do conector (verde) a voltagem deve estar em 1,2V ou no máximo 2,0 VDC. Voltagens superior a 2,0V pode estar condenado o MAP (são medições ao nível do mar) Quem estiver no planalto acima de 700m a voltagem menor poderá estar em 0,75 V
Provocam Variações no MAP:
Entrada falsa de ar pelo servo-freio (válvula ou retentor); tomada de vácuo do canister; posicionamento indevido da mangueira no TBI; falta de sincronismo na Correia Dentada.
Defeitos característicos:
Motor pega e morre em seguida; motor falhando; motor não abre giro/amarrado; alto consumo.
fonte: Doutor IE
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: TESTE NO SENSOR M A P
Boa tarde senhores!
Vi aqui uma observação importante, algum tempo atrás perguntei a um colega aqui do forum, se falta de sincronismo na correia dentada provocava variações no MAP (alta ou baixa voltagem); ele me respondeu que não, e agora, aqui está dizendo que sim.
Meu carro está com esses sintomas descritos na mensagem anterior.
Vi aqui uma observação importante, algum tempo atrás perguntei a um colega aqui do forum, se falta de sincronismo na correia dentada provocava variações no MAP (alta ou baixa voltagem); ele me respondeu que não, e agora, aqui está dizendo que sim.
Meu carro está com esses sintomas descritos na mensagem anterior.
- Carlos A. Freire
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Re: TESTE NO SENSOR M A P
É logico que se a correia dentada estiver fora de ponto, vai ter problemas com a geração de vácuo e com MAP.
Lembre-se que se o motor tiver fora de sincronismo, quando o pistão subir para compressão, as válvulas não estrarão fechadas completamente.
Abs,
Carlos Freire
Lembre-se que se o motor tiver fora de sincronismo, quando o pistão subir para compressão, as válvulas não estrarão fechadas completamente.
Abs,
Carlos Freire
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Re: TESTE NO SENSOR M A P
ao mandar mexer na correia dentada do meu monza começou a acender a luz de anomalia quando ele esta perto dos 1000RPM,pode ser q esteja fora de ponto?
monza e.f.i,1987,de 28/10/2007 à 6/04/2010
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- Carlos A. Freire
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Re: TESTE NO SENSOR M A P
Luz de anomalia da IE acesa é indicação de mau funcionamento de algum sensor. Tem que fazer os testes de funcionamento de cada sensor para verificar qual sensor não está trabalhando corretamente e se o problema é dele ou outra parte do carro afetando esse sensor.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
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Re: TESTE NO SENSOR M A P
pois é como eu disse ficou assim depois da troca,a duvida é se estar fora de ponto pode acusar erro na injeção?ao fazer o teste deu o sueguinte resultado:22 Sensor de posição de borboleta de aceleração - tensão baixa
monza e.f.i,1987,de 28/10/2007 à 6/04/2010
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- Carlos A. Freire
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Re: TESTE NO SENSOR M A P
Esse não é o teste e sim a verificação de erros... o teste que sempre digo para fazer é dos parâmetros de cada sensor. Fazendo a comparação dos valores do funcionamento dos sensores com a tabela da IE. Assim sabe se há algo errado com sensores ou outra coisa está afetando contribuindo para o mau funcionamento deles. Se acusou um erro e gravou na memória, deve insistir nos testes desse sensor, verificando os valores de tensão e ângulo para saber se está operando corretamente.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
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Re: TESTE NO SENSOR M A P
Amigos,o conector do map do meu monza estava com mal contato e todo zuado,então eu comprei um chicote novo da tc chicotes, que vem o conector junto a uns 15 cm de fio para emendar nos fios do map, o conector é idêntico ao do monza,só a cor dos fios que eram diferentes sendo vermelho,azul e marrom. coloquei no meu carro e quando dei partida a luz da i.e acendeu.Estava dando o erro 34 que é tensão baixa no map,verifiquei todas conexões e mangueiras e esta tudo em ordem... o que sera que pode ser? sera que este conector com fios de cores diferentes que comprei não é aplicável ao monza? Abraços