PONTO - PERGUNTA TECNICA

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Fhabyo Dias Neves
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

Não esquece de postar aqui para falar se deu certo falo, abraços.
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......

Imagem
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA/resolvido

Mensagem não lida por waldir »

Fhabyo Dias Neves escreveu:Não esquece de postar aqui para falar se deu certo falo, abraços.

Carlos Freire, Fhabyo e Amigos,

Fim da Novela

Voltei pela manhã onde o chefe da oficina não quis medir o avanço do distrib. por falta de referência na capa da Correia dentada.

Quando me viu lá, mandou um funcionário, que era o seu primeiro dia lá na oficina 'especializada em carburadores e Ignição Eletrônica.
Deu instruções ao 'pobre' e lá veio ele na porta da oficina com a pistola estroboscópica na mão.
Abri o capô e ele começou a procurar num sei o que... O que vc está procurando? - o conector para fazer o 'jump'
Amigo, fica debaixo do porta-luvas na lateral... olhou, não viu nada e falou: vou buscar a chave de fenda :smt021
Disse não precisa, tirei a capinha... ele olhou e não viu nada... emprestei-lhe a lanterna no porta luvas :smt021
Ele puxou do bolso um pedaço de fio esmaltado fino... disse-lhe esse fio é fino e vc precisa raspar o verniz :smt021
Falei, me dá um clips... ele foi buscar e fiz o jump no terminal AeB... Nessa altura, não ligou a ventoinha.
Falei, vamos esquentar o motor até ligar a ventoinha e depois que ela desligar fazemos o acerto.

Após desligar a ventoinha, fiz o jump novamente. Antes já tinha explicado e ele viu as marcas e falou o ponto zero é o do meio.

Apontou a estroboscópica e a leitura deu 12,6 APMS
Aí eu fui atrasando o distribuidor e ele fazendo a leitura quando chegou em 7,1 APMS falei para parar.

Pronto, serviço feito: não cobrou nada :D (o funcionário nunca tinha medido no Monza (?) também não perguntei a experiência dele.

O Fhabyo disse que o motor dele estava um pão e eu posso dizer que agora o meu está NA MANTEEEEIGAAAA :D

Aprendi também o que queriam dizer com carro áspero quando fica adiantado

A marca no distribuidor ficou atrasada uns 4mm... pois este é um distribuidor recondicionado a base de troca. Quando ele foi instalado, foi acertado 'de ouvido' e estava abaixo da marca de fábrica uns 2mm, o que posso inferir que fosse 10 APMS

Obrigado a todos que se envolveram no DRAMA e aos que prestigiaram com a leitura.

Abraços

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Corrigindo uma informação:
Disse que o distribuidor foi posicionado em 4mm, quando na verdade é 2mm (reconferi com paquimetro) 4mm foi anteriormente quando troquei o distribuidor (por ter soltado a mesa que é cravado no eixo... o recondicionado foi dado uns 4 pontos de solda) e um dia fui dar a partida e não pegou... adianteei o distribuidor até 1mm acima da marca na flange da carcaça do CV e ficou até o recondicionamento do cabeçote.

Nesta semana vou checar com cuidado todas as conexões do vácuo e por onde foi mexido pq profissionais especializados, categorizados estão virando 'mosca branca'... ninguém acha. Estude seu caro, e informações de funcionamento, seja um APRENDIZ DE FEITICEIRO melhor que muitos mechanicos por aí... viram o exemplo que eu dei e o trabalho sem finalização (abraçadeiras frouxas) em parte importante que é o vacuo... e por falar em vácuo, troquei o distribuidor de vácuo (flauta) pq quebraram uma saida e 'consertaram' com parafuso para fechar... aproveitei troquei a mangueira que saai do coletor para a flauta.

Abs

waldir
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA 2

Carlos Freire e Amigos,

Eu li no Monza Clube que:

"A utilização de distribuidor de carro a álcool no carro a gasolina reduz muito a potência em alta e, para amenizar o inconveniente, você poderia adiantar a regulagem do ponto inicial de ignição."

Pergunto:
1- Se for distribuidor de carro a gasolina em carro à alcool, há que se atrasar o distribuidor?

2- Conforme comentei em alguma mensagem anterior, há 2 anos eu fiz a troca do distribuidor por outro à base de troca pq a mesa do meu havia soltado do encravamento do eixo (e o novo percebe-se pontos de solda para evitar isso) e desde aquela época que não tive um acerto do avanço correto (estava próximo) há não ser uma semana atrás, regulado a 7º APMS.
Pergunta: A (re)montagem do distribuidor pode fazê-lo ficar fora ou os encaixes no eixo e principalmente do rotor que vai no 'rasgo' da ponta do eixo do CV evitaria isso?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A mensagem que viu no site do Monza Clube deve ser referente a veículos carburados, onde o distribuidor tem avanço centrífugo e avanço a vácuo. A curva de avanço dos motores a gasolina são realmente diferentes, mas, no Monza EFI, onde a IE e a ignição são digitais, a curva de avanço é programada na memória da UCE, conforme o motor ou tipo de combustível. Já o distribuidor e seus componentes internos (módulo HEI e bobina impulsora) do Monza EFI são iguais a todos os modelos.
O que pode alterar conforme a troca do distribuidor, é que se for colocado peça usada, a marcação pode não ser no mesmo ponto (lugar) do distribuidor que foi trocado. Se for peça nova é só ajustar e fazer uma nova marcação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Carlos,
Como a mesa que suporta a bob. impulsora foi 'ponteada' no eixo, é provável que ficou fora de posição e fugiu muito da marcação original.
Este é um caso já resolvido, foi só curiosidade e por ter inferido ao inverso sobre a mensagem do Monza Clube.

obrigado

Abs./waldir
jlbalter
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por jlbalter »

Aproveitando o tópico, pergunto: No meu Monza 94 GLS, ao fazer o jumpeamento do terminal ALDL e apontar a pistola de ponto, a escala de ranhuras da polia aparece à esquerda, junto ao esticador da correia. A marca de referência da capa de proteção (ressalto triangular em alto relevo) fica à direita junto ao parafuso de fixação, junto à parte lisa da correia, salvo engano. Meu amigo, mecânico há 40 anos, disse que a parte mais externa da polia "correu" da parte de borracha que fica mais interna ao eixo, daí a escala de ranhuras aparecer fora de lugar, sugerindo comprar uma polia nova (R$ 215 :( ). O que devo fazer para colocar o carro no ponto com a pistola sem ter que comprar uma nova polia? Agradeço aos amigos monzeiros que se dispuserem responder.
Monza GLS - Câmbio automático
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

jlbalter escreveu:Aproveitando o tópico, pergunto: No meu Monza 94 GLS, ao fazer o jumpeamento do terminal ALDL e apontar a pistola de ponto, a escala de ranhuras da polia aparece à esquerda, junto ao esticador da correia. A marca de referência da capa de proteção (ressalto triangular em alto relevo) fica à direita junto ao parafuso de fixação, junto à parte lisa da correia, salvo engano. Meu amigo, mecânico há 40 anos, disse que a parte mais externa da polia "correu" da parte de borracha que fica mais interna ao eixo, daí a escala de ranhuras aparecer fora de lugar, sugerindo comprar uma polia nova (R$ 215 :( ). O que devo fazer para colocar o carro no ponto com a pistola sem ter que comprar uma nova polia? Agradeço aos amigos monzeiros que se dispuserem responder.
jlbalter,

Veja que engraçado, minha capa nova 'paralela' não veio com o triângulo de referência para ajustar o ponto e se vc puder postar uma foto desta referência seria util para eu tirar uma dúvida.

EDITANDO: Relendo a 1ª parte, o Carlos Freire deu uma instrução mais fácil que talvez vc não precise seguir os 15 passos abaixo. Porém, deve estar seguro que a correia dentada foi colocada em correta sincronia entre a polia do CV e do Virabrequim... vide o tópico que segue:
viewtopic.php?f=50&t=14495#p162167

<<<Pode fazer da seguinte maneira: Retire a vela do 1º cilindro, coloque uma chave de fenda comprida dentro do cilindro, movimente o virabrequim até que a chave suba totalmente e, que o rotor do distribuidor esteja voltado para o cabo do primeiro cilindro, identificando o PMS. Olhe para a polia de acessórios e identifique a marca de 0º. Esse ponto deve estar coincidindo com a marca da polia. procure vestígios da marcação da capa neste ponto.>>>

Aí é só seguir os itens 11, 12, 13, 14

Mas vamos lá ( na página anterior) viewtopic.php?f=50&t=14495#p162712
vc pode identificar os pontos brancos que fiz na capa plastica. O ideal é você marcar apenas o ponto (do meio) que corresponde ao PMS (Ponto Morto Superior).

1-Afrouxar o tensionador da correia poli-V do alternador
2-Remover correia e tensionador/esticador.
3-Retirar a capa plástica.
4-Forçar ou tentar girar a polia de serviços... se ela se mover só com seu esforço terá que ser substituida (raramente isso ocorre)
5-Com uma chave hallen retirar os 4 parafusos da polia de serviços e tirá-la
6-Tirar as velas de ignição para aliviar a pressão e para conferir o PMS
7-Confira o PMS conforme esquema na 1ª parte deste. Virando pela polia do virabrequim, posicionar a polia do comando de válvulas na marcação da capa traseira da correia dentada e conferir se a marcação do virabrequim confere. (Se a correia dentada estiver posicionada corretamente ao acertar a marcação superior a do virabrequim deverá coincidir e com uma chave de fenda no 1º cilindro para sentir se o pistão está totalmente em cima. Se as marcações não coincidirem (1º em cima e depois embaixo) a correia está colocada fora de ponto).
8-Encaixe a polia de serviços novamente (tem uma chaveta guia... não dá para mudar a posição)
9-Coloque os parafusos sem aperto final
10- Coloque a capa plástica (pode até colocar antes da polia de serviços para facilitar. Coloque os parafusos para ela não dançar.
11- O rebaixo do meio na aba da polia é o PMS. Se a polia correu o PMS poderá ficar para a direita ou esquerda e é esse ponto que vc deverá marcar na capa plástica.
12- Se a sua polia correu muito, as marcações poderão estar para baixo, fora do alcance da capa. Aí a solução é assinalar a aba da polia no ponto que corresponder à marcação do triangulo na capa plastica.
13- Informar ao 'mecânico' que for fazer a leitura com a lâmpada estroboscópica que a marcação nova na capa (onde ela estiver) é o ponto 0º PMS para que ele ache no seu caso o 10ºAPMS
14- Se os rebaixos da polia ficaram visíveis na metade superior ele vai se guiar por eles, ou senão vc indica o novo ponto na polia que o medidor de ponto faz a leitura conf for ajustando no corpo do distribuidor.
15- Dar aperto final na polia do virabrequim, apertar os parafusos da capa plástica, colocar o esticador, correia poli-v, esticar, colocar as velas, cabos

OBS.:- Se for comprar uma polia nova, veja se vem com os rebaixos na aba, senão vai dar na mesma... vai ter que assinalar na polia a referência.

waldir
Responder