Novo Monza
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- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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Novo Monza
Rapaziada do Monzeiros, acabei de adquirir um Monza SL 1.8 Alcool 88, fiz a limpeza do carburador dele, só que estou com uma dúvida, ao apertar o parafuso da mistura enriquece ou empobrece a mistura.
Mais uma coisa é recomendavel fazer a troca do oleo de câmbio? Qual o oleo especificado?
valeu.
Mais uma coisa é recomendavel fazer a troca do oleo de câmbio? Qual o oleo especificado?
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Re: Novo Monza
Faz muito tempo que não regulo um carburador, mas o parafuso que se refere regula apenas a quantidade de ar da marcha lenta, quanto mais apertado menos ar e mais combustível (relação), quanto mais solto mais ar e o mesmo nível de combustível anterior, pois quem limita a vazão do cmbustível é o giclê.
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- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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Re: Novo Monza
Ok, obrigado amigo. Só maia uma, então o parafuso da mistura não tem nada haver com a mistura dos giclês principais?MonzaClub20EFICHZ escreveu:Faz muito tempo que não regulo um carburador, mas o parafuso que se refere regula apenas a quantidade de ar da marcha lenta, quanto mais apertado menos ar e mais combustível (relação), quanto mais solto mais ar e o mesmo nível de combustível anterior, pois quem limita a vazão do cmbustível é o giclê.
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Re: Novo Monza
Regula o ar, se deixar pouco ar a mistura da lenta fica rica, se deixar muito ar fica pobre, mas não interfere (substancialmente) no consumo da lenta, que não afeta grande coisa no consumo geral, até porque a lenta não tem nada a ver com o sistema principal que é o que afeta o consumo,
Ou seja, regula a lenta!
Procure um desenho em corte esquemático de carburador e vai entender melhor!
Eu só tenho um de EFI mas pode ver o mesmo tipo de linha de combustível ali.
Revista EFI
viewtopic.php?f=47&t=7335
Ou seja, regula a lenta!
Procure um desenho em corte esquemático de carburador e vai entender melhor!
Eu só tenho um de EFI mas pode ver o mesmo tipo de linha de combustível ali.
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- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Novo Monza
Giolo, o que vou escrever em seguida contraria o que alguns colegas aí em cima já escreveram, portanto, vc vai ter de escolher a resposta que achar mais convincente.
O carburador convencional, aquele que tem uma cuba, onde o nível de combustível é mantido constante por uma boia (usado na grande maioria dos carros nacionais), funciona da seguinte maneira (simplificando muito):
Qdo se pisa no acelerador, abre-se a borboleta do carburador, por onde entra o ar aspirado pelo motor (pelo pistão que estiver no tempo de admissão naquele momento).
Esse ar passa pelo tubo venturi, que nada mais é do que um estreitamento na passagem do ar.
Esse estreitamento provoca o aumento da velocidade do ar nesse ponto (para passar a mesma quantidade de ar por um buraco mais estreito, o ar terá de aumentar a velocidade).
Por uma lei da física que diz que ao aumentar a velocidade diminui a pressão, essa diminuição de pressão no venturi 'chupa' combustível da cuba e esse combustível vai para o cilindro que está em tempo de admissão. O resto tudo mundo sabe, o pistão começa a subir de novo, as válvulas fecham, ocorre a queima na câmara de combustão e etc etc.
Acontece que, com o motor em regime de marcha lenta ou em rotação baixa (chamada intermediária, ali pelas 1500 rpm), a quantidade de ar que passa pelo venturi é mínima (borboleta quase totalmente fechada, ou totalmente fechada em alguns tipos de carburador) e assim tiveram que bolar um sistema auxiliar para suprir o motor nessas duas situações.
Da cuba parte um canal, que recebe, além da gasolina da cuba, também uma quantidade de ar que entra antes do venturi.
Essa mistura (ar+ combustível) vai sair em dois pontos da base do carburador.
Um dos pontos é onte tem um parafuso de regulagem, com uma ponta afunilada. Qto mais se apertar esse parafuso, menos 'mistura' entra no coletor. Portanto, esse parafuso não atua somente no combustível ou somente no ar, ele atua restringindo mais ou menos uma mistura desses dois ingredientes) Essa saída fica justamente no ponto onde a borboleta fecha.
Um pouco acima dessa saída existem 3 ou mais orificios, esses deixam a mistura sair qdo o motor está em marcha intermediária, acima da lenta e abaixo da rotação onde o venturi atua.
Portanto, se vc girar o parafuso de mistura de marcha lenta no sentido horário (apertando o mesmo), diminuirá a quantidade de mistura (ar e combustível) que vai passar, empobrescendo então a mistura da marcha lenta(A mistura final, que é a que passa pelo orificio somada à que passa pela abertura da borboleta).
Já se afrouxar o parafuso, a mistura (total) enriquecerá.
Isso é facilmente constatavel durante a regulagem da marcha lenta, que se faz da seguinte maneira:
1-deixando-se o parafuso de regulagem da mistura aberto umas 3 ou 4 voltas, atua-se no parafuso batente da borboleta, deixando a marcha lenta de acordo com o previsto para o tipo de motor (no Monza carburado eu não sei, pois eu nunca tive Monza carburado, mas no meu Chevette eu deixava em torno de 700,800 rpm)
2-gira-se o parafuso da mistura no sentido horário ou antihorário, aquele em que se notar que a rotação aumentou.
3-se a rotação aumentou qdo se afrouxou o parafuso, continua-se afrouxando o mesmo, LENTAMENTE, esperando alguns segundos para a rotação estabilizar, antes de afrouxar mais.
4-Qdo se vai fazendo isso, vai chegar um ponto onde a rotação para de aumentar e pode-se ouvir o motor 'embolando', isso é, fazendo um barulho diferente no escape, barulho esse dificil de descrever, mas fácil de perceber. Esse embolado é o sinal de que a mistura enriqueceu demais.
5-Nesse ponto, aperta-se de novo o parafuso, lentamente, até sentir a rotação cair. Então retorna-se.
6-Se a rotação subir demais com essas mexidas no parafuso, volta-se para o parafuso do batente e baixa-se a rotação através dele.
7-repete-se a operação no parafuso da mistura.
Nota: isso tudo tem de ser feito com motor quente. Se for feito com motor frio, qdo ele atingir a temperatura normal de funcionamento a marcha lenta vai ficar alta.
Abraços
O carburador convencional, aquele que tem uma cuba, onde o nível de combustível é mantido constante por uma boia (usado na grande maioria dos carros nacionais), funciona da seguinte maneira (simplificando muito):
Qdo se pisa no acelerador, abre-se a borboleta do carburador, por onde entra o ar aspirado pelo motor (pelo pistão que estiver no tempo de admissão naquele momento).
Esse ar passa pelo tubo venturi, que nada mais é do que um estreitamento na passagem do ar.
Esse estreitamento provoca o aumento da velocidade do ar nesse ponto (para passar a mesma quantidade de ar por um buraco mais estreito, o ar terá de aumentar a velocidade).
Por uma lei da física que diz que ao aumentar a velocidade diminui a pressão, essa diminuição de pressão no venturi 'chupa' combustível da cuba e esse combustível vai para o cilindro que está em tempo de admissão. O resto tudo mundo sabe, o pistão começa a subir de novo, as válvulas fecham, ocorre a queima na câmara de combustão e etc etc.
Acontece que, com o motor em regime de marcha lenta ou em rotação baixa (chamada intermediária, ali pelas 1500 rpm), a quantidade de ar que passa pelo venturi é mínima (borboleta quase totalmente fechada, ou totalmente fechada em alguns tipos de carburador) e assim tiveram que bolar um sistema auxiliar para suprir o motor nessas duas situações.
Da cuba parte um canal, que recebe, além da gasolina da cuba, também uma quantidade de ar que entra antes do venturi.
Essa mistura (ar+ combustível) vai sair em dois pontos da base do carburador.
Um dos pontos é onte tem um parafuso de regulagem, com uma ponta afunilada. Qto mais se apertar esse parafuso, menos 'mistura' entra no coletor. Portanto, esse parafuso não atua somente no combustível ou somente no ar, ele atua restringindo mais ou menos uma mistura desses dois ingredientes) Essa saída fica justamente no ponto onde a borboleta fecha.
Um pouco acima dessa saída existem 3 ou mais orificios, esses deixam a mistura sair qdo o motor está em marcha intermediária, acima da lenta e abaixo da rotação onde o venturi atua.
Portanto, se vc girar o parafuso de mistura de marcha lenta no sentido horário (apertando o mesmo), diminuirá a quantidade de mistura (ar e combustível) que vai passar, empobrescendo então a mistura da marcha lenta(A mistura final, que é a que passa pelo orificio somada à que passa pela abertura da borboleta).
Já se afrouxar o parafuso, a mistura (total) enriquecerá.
Isso é facilmente constatavel durante a regulagem da marcha lenta, que se faz da seguinte maneira:
1-deixando-se o parafuso de regulagem da mistura aberto umas 3 ou 4 voltas, atua-se no parafuso batente da borboleta, deixando a marcha lenta de acordo com o previsto para o tipo de motor (no Monza carburado eu não sei, pois eu nunca tive Monza carburado, mas no meu Chevette eu deixava em torno de 700,800 rpm)
2-gira-se o parafuso da mistura no sentido horário ou antihorário, aquele em que se notar que a rotação aumentou.
3-se a rotação aumentou qdo se afrouxou o parafuso, continua-se afrouxando o mesmo, LENTAMENTE, esperando alguns segundos para a rotação estabilizar, antes de afrouxar mais.
4-Qdo se vai fazendo isso, vai chegar um ponto onde a rotação para de aumentar e pode-se ouvir o motor 'embolando', isso é, fazendo um barulho diferente no escape, barulho esse dificil de descrever, mas fácil de perceber. Esse embolado é o sinal de que a mistura enriqueceu demais.
5-Nesse ponto, aperta-se de novo o parafuso, lentamente, até sentir a rotação cair. Então retorna-se.
6-Se a rotação subir demais com essas mexidas no parafuso, volta-se para o parafuso do batente e baixa-se a rotação através dele.
7-repete-se a operação no parafuso da mistura.
Nota: isso tudo tem de ser feito com motor quente. Se for feito com motor frio, qdo ele atingir a temperatura normal de funcionamento a marcha lenta vai ficar alta.
Abraços
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 20 Fev 2011, 10:28, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
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Re: Novo Monza
Essa regulagem só atua na mistura de marcha lenta, de forma que uma mistura rica demais só vai aumentar o consumo do motor enqto ele estiver na marcha lenta, em congestionamentos, por exemplo.
Talvez se vc pegar muito congestionamento, sentirá aumento de consumo, senão é desprezível.
Por outro lado, uma mistura muito rica vai sujar velas e carbonizar o motor em menor tempo.
Aliás, mesmo com a mistura ideal, deixar o motor funcionando muito tempo na lenta, como quem tem ar condicionado no carro custuma fazer, fica desfrutanto aquela frescurinha gostosa durante muito tempo, com o motor na marcha lenta, enqto espera alguém, por exemplo, com o carro parado, provoca mais carbonização.
Eu faço isso (fazia, qdo meu ar condicionado funcionava), mas sabia que não era bom pra saúde do motor.
Abraços
Talvez se vc pegar muito congestionamento, sentirá aumento de consumo, senão é desprezível.
Por outro lado, uma mistura muito rica vai sujar velas e carbonizar o motor em menor tempo.
Aliás, mesmo com a mistura ideal, deixar o motor funcionando muito tempo na lenta, como quem tem ar condicionado no carro custuma fazer, fica desfrutanto aquela frescurinha gostosa durante muito tempo, com o motor na marcha lenta, enqto espera alguém, por exemplo, com o carro parado, provoca mais carbonização.
Eu faço isso (fazia, qdo meu ar condicionado funcionava), mas sabia que não era bom pra saúde do motor.
Abraços
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Re: Novo Monza
É verdade havia me esquecido da linha de furos na base do carburador, mas convenhamos 1500 continua sendo lenta, na estrada ficamos no mínimo a 2000 RPM, mas se realmente quisermos regular o consumo em lenta a gente troca o giclê da lenta, o parafuso regula basicamente a entrada de ar, não interfre substancialmente no consumo do carro, como falei acima, pois aumenta sim um pouco do poder de sucção de combustível mas muito mais na sucção de ar, dai o termo que usei (não afeta substancialmente).
Um teste bem simples para saber até onde atua a lenta é entupir o circuito principal e tentar andar com o carro, fiz isso uma vez, mal deu para tirar da garagem!
Um teste bem simples para saber até onde atua a lenta é entupir o circuito principal e tentar andar com o carro, fiz isso uma vez, mal deu para tirar da garagem!