Onde está o parafuso do ar do Monza 88
- Jomalfi
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
Onde está o parafuso do ar do Monza 88
Gostaria que alguém pudesse me informar onde se regula o ar do carburador Solex. Os mecânicos não gostam de informar ñ sei pq. Eles dizem q ñ se deve ficar mexendo nessa regulagem; eu sei disso, mas sei tb q a pressão atm do nível 0 (nível do mar) onde moro é diferente da pressão de grandes altitudes, mesmo eu saindo de onde moro (litoral) e indo a SP (+/- 700m altitude) e isso influi na mistura ar/combustível, não sei se muito. Tenho interesse em saber disso pois pretendo fazer uma viagem de aproximadamente 1000km com predominância absoluta de altitudes Compensa mexer na regulagem, e como proceder para deixar no mínimo a lenta, só consigo deixar a mais de 1000 rpm para a partir disso conseguir a melhor resposta da regulagem do ar, é assim que se faz? Se alguém puder mande foto ou ilustração da localização do parafuso, blz?!!!
Monza SLE 88 2.0 Alcool
De P.Grande a Dracena com 2,5 tanques
É uma manguaceira essa criança!!!
-
mecnic
- Membro SL/E (Nível 3)
Re: Onde está o parafuso do ar do Monza 88
Boa tarde Monzeiro.Jomalfi escreveu:Gostaria que alguém pudesse me informar onde se regula o ar do carburador Solex. Os mecânicos não gostam de informar ñ sei pq. Eles dizem q ñ se deve ficar mexendo nessa regulagem; eu sei disso, mas sei tb q a pressão atm do nível 0 (nível do mar) onde moro é diferente da pressão de grandes altitudes, mesmo eu saindo de onde moro (litoral) e indo a SP (+/- 700m altitude) e isso influi na mistura ar/combustível, não sei se muito. Tenho interesse em saber disso pois pretendo fazer uma viagem de aproximadamente 1000km com predominância absoluta de altitudes Compensa mexer na regulagem, e como proceder para deixar no mínimo a lenta, só consigo deixar a mais de 1000 rpm para a partir disso conseguir a melhor resposta da regulagem do ar, é assim que se faz? Se alguém puder mande foto ou ilustração da localização do parafuso, blz?!!!
O parafuso que você procura está na parte de trás do carburador, ou seja, a fenda do parafuso esta virada para o fundo do porta luvas. Esse parafuso fica dentro de um caninho metálico (metal amarelado) e você tem que enfiar a chave de fenda la dentro do tubinho e torcer até acertar a fenda. Para não ter dúvida, tira o filtro de ar com o suporte dele e dá uma analisada. Esse parafuso é um batente que não deixa a borboleta fechar.
O parafuso que regula a quantidade de alcool, no seu caso, fica abaixo do eixo da borboleta principal.
Fotos eu não tenho, mas é só você procurar os parafusos que acha.
Lembre-se que a regulagem deve ser feita com o motor quente (depois que a ventuinha já foi acionada), começe pelo parafuso do ar e deixe na rotação que você quer, depois aperte o do parafuso combustível até o motor começar trepidar, ai você afrouxa somente até o motor funcionar mais "lisinho" e confere a rotação se tá como você quer. Se não estiver comece denovo pelo do ar, afrouxando ou apertando.
Fotos, eu vou ficar devendo.
Boa sorte
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Onde está o parafuso do ar do Monza 88
mecnic escreveu:Boa tarde Monzeiro.Jomalfi escreveu:Gostaria que alguém pudesse me informar onde se regula o ar do carburador Solex. Os mecânicos não gostam de informar ñ sei pq. Eles dizem q ñ se deve ficar mexendo nessa regulagem; eu sei disso, mas sei tb q a pressão atm do nível 0 (nível do mar) onde moro é diferente da pressão de grandes altitudes, mesmo eu saindo de onde moro (litoral) e indo a SP (+/- 700m altitude) e isso influi na mistura ar/combustível, não sei se muito. Tenho interesse em saber disso pois pretendo fazer uma viagem de aproximadamente 1000km com predominância absoluta de altitudes Compensa mexer na regulagem, e como proceder para deixar no mínimo a lenta, só consigo deixar a mais de 1000 rpm para a partir disso conseguir a melhor resposta da regulagem do ar, é assim que se faz? Se alguém puder mande foto ou ilustração da localização do parafuso, blz?!!!
O parafuso que você procura está na parte de trás do carburador, ou seja, a fenda do parafuso esta virada para o fundo do porta luvas. Esse parafuso fica dentro de um caninho metálico (metal amarelado) e você tem que enfiar a chave de fenda la dentro do tubinho e torcer até acertar a fenda. Para não ter dúvida, tira o filtro de ar com o suporte dele e dá uma analisada. Esse parafuso é um batente que não deixa a borboleta fechar.
O parafuso que regula a quantidade de alcool, no seu caso, fica abaixo do eixo da borboleta principal.
Fotos eu não tenho, mas é só você procurar os parafusos que acha.
Lembre-se que a regulagem deve ser feita com o motor quente (depois que a ventuinha já foi acionada), começe pelo parafuso do ar e deixe na rotação que você quer, depois aperte o do parafuso combustível até o motor começar trepidar, ai você afrouxa somente até o motor funcionar mais "lisinho" e confere a rotação se tá como você quer. Se não estiver comece denovo pelo do ar, afrouxando ou apertando.
Fotos, eu vou ficar devendo.
Boa sorte
Só complementando essa informação, o ajuste da borboleta ( parafuso dentro do tubinho, voltado para o lado do para-brisas) você ajusta a rotação do motor, o outro ajuste onde deixa o motor mais "redondo", o parafuso fica na base do carburador, ele está voltado para o lado do alternador.
Os procedimentos já foram descrito, mas devo lembrar que além do motor estar quente para o ajuste, o filtro de ar e todas as manguieras de vácuo devem estar conectados.
Abs,
Carlos Freire
- Jomalfi
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Por enquanto obrigado aos colegas, vou por em prática as dicas e qq duvida volto a postar. Só uma coisa, em nome da economia e desempenho devo mexer na regulagem, ou o q vai ser conseguido será desprezível??? :smt023
Monza SLE 88 2.0 Alcool
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Estamos torçendo para que seje positivo e, até mesmo mantenha-nos informado de o q foi feito e qual foi o comportamento do carro, ok!? Tenho um Monza '88 cana-de-açucar tbm!Jomalfi escreveu:Por enquanto obrigado aos colegas, vou por em prática as dicas e qq duvida volto a postar. Só uma coisa, em nome da economia e desempenho devo mexer na regulagem, ou o q vai ser conseguido será desprezível??? :smt023
Abraços!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Estamos torçendo para que seje positivo e, até mesmo mantenha-nos informado de o q foi feito e qual foi o comportamento do carro, ok!? Tenho um Monza '88 cana-de-açucar tbm!Jomalfi escreveu:Por enquanto obrigado aos colegas, vou por em prática as dicas e qq duvida volto a postar. Só uma coisa, em nome da economia e desempenho devo mexer na regulagem, ou o q vai ser conseguido será desprezível??? :smt023
Abraços!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
fazer o ajuste não é difícil, mas se não fizer direito, deixando o motor com mistura muito rica ou muito pobre, além de consumo a longo prazo poderá ter outros problemas, hehehehe!Jomalfi escreveu:Por enquanto obrigado aos colegas, vou por em prática as dicas e qq duvida volto a postar. Só uma coisa, em nome da economia e desempenho devo mexer na regulagem, ou o q vai ser conseguido será desprezível??? :smt023
Se não souber fazer, peça para quem sabe te ensinar ao vivo com carro presente, assim é melhor do que aprender apenas na escrita.
Abs,
Carlos Freire
- Jomalfi
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Ok! Mas pode ser q eu demore um pouco a postar; preciso fazer algumas coisas do meu trabalho e por enquanto ñ terei tempo, prometo q aos poucos vou fazendo algum testezinho e assim q possível vou compartilhar os resultados. Mesmo assim ninguém jamais fez esse teste para nos adiantar?????
Monza SLE 88 2.0 Alcool