Sugestões para um UP no 2.0 Aut.

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sugestões para um UP no 2.0 Aut.

Mensagem não lida por TheRipper »

Realmente não coloquei meu carro no rolo, mas em alguns "comparativos" que rolam aqui, era possível ver que o carro estava andando mais no álcool!

Mas alguns amigos meus já fizeram vários testes em dinamômetro de freio, e chegaram à conclusão de que, pelo menos em um motor com taxa razoável (perto de 10:1), a diferença entre converter para álcool apenas adiantando o ponto, e converter aumentando a taxa era mínima! Inclusive, um dos caras, justamente o que opera o dyno, está se formando em eng. mec e o TCC dele vai ser sobre esse assunto. Pelo que temos visto aqui, motores diferentes respondem de forma um pouco diferente a essas configurações.

Dando exemplo de um carro original com essa característica, posso citar o Clio 1.6 16v. Trecho de reportagem da 4 Rodas a respeito do carro:

"Os engenheiros franceses entraram no mundo do flex com uma receita conservadora, mantendo a taxa de compressão do motor em 9,7:1. A potência com o uso da gasolina continua nos antigos 110 cavalos... com álcool, passa a render 115 cavalos."
Editado pela última vez por TheRipper em 28 Jan 2011, 16:25, em um total de 1 vez.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Claro que com menos taxa, no álcool, fica pior que com mais taxa, também no álcool.

Mas comparando álcool com gasolina, a taxa não o único fator em jogo. O álcool resfria mais a mistura e resiste mais a detonação, por exemplo. Por outro lado, tem maior rigidez dielétrica (exige mais do sistema de ignição) e menor velocidade de queima (por isso é obrigatório adiantar o ponto de ignição).

Na prática, o que afirmo sempre é: pode até não ficar melhor, mas desde que bem alimentado e com o ponto corrigido, pior também não fica. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

sim, sem duvida taxa de 10:1 e mais perto dos 12:1 nessa faixa e com ajuste da IE como ponto inicial,agressao da curva acaba neutralizando a destaxação do alcool nisso to de acordo.

Fabio, nesse exempo do clio deve usar uma curva super agressiva e ponto inicial muito forte pra compesar a perda entre outros ajuste e modificições no motor. mas é algo feito pra isso preparado por eng e aquela coisa toda. mas nos estamos falando do monza EFI que mal tem sonda de correção uma IE cabaça limitado em tudo oque dificultaria tal ajuste.

isso é verdade Eduardo, alem que poluie menos e diminiu a carbonização do sistema todo. eu acho muito valido o uso do alcool desde quando bem feito oque incluiu uma taxa razuavel pelo menos e um bom acerto. veja bem pessoal nao to falando mal do alcool nao! oque prego é isso que falei pra fica bem feito em motor original c/ IE ou carburador pelo menos 10.5:1 tem que ter pra nao decair muito.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
eduardomonza1996
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por eduardomonza1996 »

se eu transformasse pra alcool
teria que colocar o sistema de partida à frio?
ou teria outro esquema pra facilitar na partida nos dias frios.
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
Rafael Droopy
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por Rafael Droopy »

Vlw pela ajuda galera! :smt023

A principio, vou passar ele para álcool, taxando cabeçote, fazendo a mudança do 2 estágio para mola, quem sabe mais pra frente não apareçe mais alguma coisa... Eu pensei em um caracol, dificilmente vemos carros automático TURBO, mas por enquanto está fora do orçamento hehehe
Rafael Gomes
TÃO IMPORTANTE QUANTO CONSTRUÍLOS, É CONSERVA-LOS.
GM MONZA SL/E 2.0 1990 AUT.
Em reforma http://monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=43&t=17183
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Rafael Droopy escreveu:Vlw pela ajuda galera! :smt023

A principio, vou passar ele para álcool, taxando cabeçote, fazendo a mudança do 2 estágio para mola, quem sabe mais pra frente não apareçe mais alguma coisa... Eu pensei em um caracol, dificilmente vemos carros automático TURBO, mas por enquanto está fora do orçamento hehehe
Não tire muito do cabeçote, se ficar com menos de 95mm de altura (original do 2.0 tem 96mm) começa a ficar perigoso. Não deixe de trocar os pistões, já vai pular de 8,8:1 pra 12:1 de taxa, e dá pra conseguir chegar a 13:1 tirando 1mm do cabeçote :smt023
Luuh droopy
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Luuh droopy »

Rafael Droopy escreveu:Vlw pela ajuda galera! :smt023

Nem pense em por um TURBO no monza...

pelo amor né!
eduardomonza1996
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por eduardomonza1996 »

mulher tem sempre razão.
kkkkkkkkkkkkkkkk
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
Responder