Uma coisa muito chata no Monzão 2 portas é o barulho de assovio do vento quando estamos na estrada, que entra pelas borrachas da Ventarola.
Eu coloquei um tópico aqui no "Compro" para comprar as borrachas da ventarola, ou quebra-vento. Achei as novas (não comprei), e achei uma borracha num desmanche aqui que estava muitíssimo boa, bem molinha, aparentemente vedando muito bem. Comprei o conjunto todo no desmanche (o cara não queria desmontar) e trouxe pra casa pra desmontar eu mesmo e tirar a borracha fora. Confesso, envergonhado, que me deu preguiça..

O problema não seria desmontar, mas depois, montar tudo de novo...rsrs... sendo que tá tudo bem assentado no carro, não quero ficar desmontando tudo a toda hora (bom argumento para me defender da vergonha da preguiça...rsrsrs... :smt005 ).
É aí que entra o incrível banco de dados que é este fórum!!! Procurei por borracha, ventarola, e coisas do gênero. Eis que encontro várias sugestões, que vão da troca da borracha, até colar o quebra vento para não abrir mais (mas isso vai contra o princípio de se usar o carro como ele deve ser usado. Se tem ventarola, é pra ser aberta, mesmo que o dono não queira abri-la!!!).
Encontrei um tópico com uma solução caseira que se bem aplicada, com discrição, fica muito boa mesmo. Resolve o problema e praticamente não aparece nada: é colocar fita de borracha do tipo "veda fresta" para arrumar o problema. Colocando ela direitinho, a coisa fica bem discreta mesmo.
Ta aí a danada:
Cortei a fita em filetes de 5 a 6 mm, e apliquei em diferentes partes da borracha. Alguns colocam a fita no contorno todo do quebra-vento, mas aí, fica muito aparente. Decidi colocar os filetes em lugares estratégicos e escondidos.
Nesses pontos indicados pela seta havia aquela trava, que eu retirei porque já estava enferrujada e prejudicava muito a subida do vidro. A borracha ficou deformada nesse ponto, e a distância entre ela e o vidro devia chegar a uns 4 mm (até água entrava em dia de chuva). Apliquei dois filetes da fita, que é preta, ao longo da borracha onde assenta o quebra vento. Com um bom acabamento, para ficar o mínimo visível possível. Foi o único ponto onde apliquei a fita na própria borracha, pois no quebra vento em si não há armação de metal.
Os outros filetes da fita de borracha, eu colei na armação metálica preta que emoldura o vidro do quebra-vento. Como a fita é preta, ela visualmente "se disfarça".
E o resultado final com a ventarola fechada. Quem está dentro do carro não vê nada, quem está fora também não. E quando a ventarola está aberta, fica muito discreta a colocação das fitas, não chama a atenção, e o barulho ficou do lado de fora do carro!!! Nada de assovio, nada de água pela ventarola!!! Testado e aprovado!!!
É isso aí galera, esse foi o último presentinho para o Monzão (ele ganhou muitos) em 2010...
Abraços a todos!!!