Vazamento de óleo incesante

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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Carlos A. Freire
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Re: Vazamento de óleo incesante

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Wagner,

o respiro do motor ou sistema de ventilação forçada ou PCV, começa junto ao tubo ao lado da vareta de medição de nível do óleo de motor, entra no cabeçote, passa por uma espécie de filtro dentro da tampa de válvula, ficando no ressalto quadrado da tampa de válvulas, sai da tampa entra em uma mangueira que vai ao filtro de ar para ser queimado junto com combustível. Nessa mangueira há uma ramificação mais fina, que entra diretamente no coletor de admissão, abaixo do carburador ou TBI conforme o caso.

Os problemas comum nesse sistema ocorrem na obstrução desse "filtro" que fica na tampa de válvulas e em obstrução na mangueira que vai ao filtro de ar, principalmente na ramificação mais fina e na tomada onde conecta essa mangueira no coletor de admissão.

Aqui no fórum tem um tutorial informando como fazer a manutenção nesse sistema. Use a ferramenta de busca onde terá muitas informações sobre esse assunto.

Abs,

Carlos Freire
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Wagner
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Re: Vazamento de óleo incesante

Mensagem não lida por Wagner »

Vlw Freire, mais uma vez muito obrigado.
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
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Wagner
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Re: Vazamento de óleo incesante

Mensagem não lida por Wagner »

Bom dia a todos!
Mais uma vez obrigado Freire!
Mas não posso deixar de fazer mais uma pessoal!
Posso colocar veda junta na junta de borracha do carter no Monzão. ou como dar aperto aos parafusos de fixação do carter???
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Wagner
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Re: Vazamento de óleo incesante

Mensagem não lida por Wagner »

Carlos A. Freire escreveu:Wagner,

o respiro do motor ou sistema de ventilação forçada ou PCV, começa junto ao tubo ao lado da vareta de medição de nível do óleo de motor, entra no cabeçote, passa por uma espécie de filtro dentro da tampa de válvula, ficando no ressalto quadrado da tampa de válvulas, sai da tampa entra em uma mangueira que vai ao filtro de ar para ser queimado junto com combustível. Nessa mangueira há uma ramificação mais fina, que entra diretamente no coletor de admissão, abaixo do carburador ou TBI conforme o caso.

Os problemas comum nesse sistema ocorrem na obstrução desse "filtro" que fica na tampa de válvulas e em obstrução na mangueira que vai ao filtro de ar, principalmente na ramificação mais fina e na tomada onde conecta essa mangueira no coletor de admissão.

Aqui no fórum tem um tutorial informando como fazer a manutenção nesse sistema. Use a ferramenta de busca onde terá muitas informações sobre esse assunto.

Abs,


Mais uma vez obrigado! :smt020

Carlos Freire
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luiz sle
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Re: Vazamento de óleo incesante

Mensagem não lida por luiz sle »

Bom ressuscito o tópico novamente pois o Monza esta molhado de óleo novamente :( Vejam fotos:
Imagem
As bandeijas estão sujas de óleo e como a sujeira gruda nele, vejam que meleca...
Imagem
Monza, a relação do homem e a máquina.

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ivanjuris
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Re: Vazamento de óleo incesante

Mensagem não lida por ivanjuris »

Amigo boa tarde. Eu tb estou com o mesmo problema que o seu veículo, pois comprei um monza 86 SLE 1.8 e desde o 1º dia notei que estava vazando óleo. Diante de tal fato, levei o carro ao mecânico amigo meu, onde foi verificado que o vazamento estava na junta do carter. Assim, fiquei inicialmente feliz e troquei tal junta. Contudo, o problema foi MINIMIZADO, mas os vazamentos continuaram com menor frequencia. Desta forma, face a persistencia, levei o carro para outro mecanico que disse que o vazamento estava ocorrendo pq o motor estava jogando COMPRESSÃO para o carter, o que estava causando o fazamento de oleo, pois nao adiantaria trocar todas as juntas do motor, pq o oleo irá continuar vazando devido a este problema. Assim, o mecanico disse que para ficar bom, eu teria que trocar os aneis de segmento. O motor esta funcionando normalmente, mas tem que fazer esse serviço. Para vc ver se o seu problema é o mesmo do meu, liga o carro e retira a vareta do oleo, se ficar saindo oleo do buraco da vareta é que o problema é de compressao para o carter. Espero ter ajudado! ATT.
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luiz sle
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Re: Vazamento de óleo incesante

Mensagem não lida por luiz sle »

ivanjuris escreveu:Amigo boa tarde. Eu tb estou com o mesmo problema que o seu veículo, pois comprei um monza 86 SLE 1.8 e desde o 1º dia notei que estava vazando óleo. Diante de tal fato, levei o carro ao mecânico amigo meu, onde foi verificado que o vazamento estava na junta do carter. Assim, fiquei inicialmente feliz e troquei tal junta. Contudo, o problema foi MINIMIZADO, mas os vazamentos continuaram com menor frequencia. Desta forma, face a persistencia, levei o carro para outro mecanico que disse que o vazamento estava ocorrendo pq o motor estava jogando COMPRESSÃO para o carter, o que estava causando o fazamento de oleo, pois nao adiantaria trocar todas as juntas do motor, pq o oleo irá continuar vazando devido a este problema. Assim, o mecanico disse que para ficar bom, eu teria que trocar os aneis de segmento. O motor esta funcionando normalmente, mas tem que fazer esse serviço. Para vc ver se o seu problema é o mesmo do meu, liga o carro e retira a vareta do oleo, se ficar saindo oleo do buraco da vareta é que o problema é de compressao para o carter. Espero ter ajudado! ATT.
Obrigado pela dica farei o teste.

Acredito que seja junta do carter e da bomba de óleo...
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Carlos A. Freire
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Re: Vazamento de óleo incesante

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

ivanjuris escreveu:Amigo boa tarde. Eu tb estou com o mesmo problema que o seu veículo, pois comprei um monza 86 SLE 1.8 e desde o 1º dia notei que estava vazando óleo. Diante de tal fato, levei o carro ao mecânico amigo meu, onde foi verificado que o vazamento estava na junta do carter. Assim, fiquei inicialmente feliz e troquei tal junta. Contudo, o problema foi MINIMIZADO, mas os vazamentos continuaram com menor frequencia. Desta forma, face a persistencia, levei o carro para outro mecanico que disse que o vazamento estava ocorrendo pq o motor estava jogando COMPRESSÃO para o carter, o que estava causando o fazamento de oleo, pois nao adiantaria trocar todas as juntas do motor, pq o oleo irá continuar vazando devido a este problema. Assim, o mecanico disse que para ficar bom, eu teria que trocar os aneis de segmento. O motor esta funcionando normalmente, mas tem que fazer esse serviço. Para vc ver se o seu problema é o mesmo do meu, liga o carro e retira a vareta do oleo, se ficar saindo oleo do buraco da vareta é que o problema é de compressao para o carter. Espero ter ajudado! ATT.
Verifique se não há obstrução no sistema de respiro do motor.

Abs,

Carlos Freire
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