Ajuda
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Ajuda
Rapaziada, bom dia!
To com um problema chato de se resolver.
Há um mês mais ou menos troquei a bomba d'agua, até ai tudo bem.
Só que já por três vezes, aquela mangueira mais larga que vai um pouco abaixo do distribuidor se soltou...
a ventoinha não disparou e acabou que ela se soltou. Ontem fui trocar aquele plug que fica conectado na vávula termostática, me disseram que ela é responsável por fazer a ventoinha funcionar direito.Troquei a bendita, o carro funcionou direito armou a ventoinha e refrigerou como deveria fazer. Só que o problema é que ela (a ventoinha), só funciona com ele parado, se eu andar a ponto do motor esquentar e armar a ventoinha ela não dispara, e foi isso que me ocorrreu ontem, ela não disparou e a mangueira soltou, só que soltou em outro ponto, se soltou na entrada do radiador.
Alguém já passou por isso aqui ? Confesso que to perdido sem saber o que fazer ou o que trocar... :smt017
O Monza é um SL/ 92-93 sem AC.
To com um problema chato de se resolver.
Há um mês mais ou menos troquei a bomba d'agua, até ai tudo bem.
Só que já por três vezes, aquela mangueira mais larga que vai um pouco abaixo do distribuidor se soltou...
a ventoinha não disparou e acabou que ela se soltou. Ontem fui trocar aquele plug que fica conectado na vávula termostática, me disseram que ela é responsável por fazer a ventoinha funcionar direito.Troquei a bendita, o carro funcionou direito armou a ventoinha e refrigerou como deveria fazer. Só que o problema é que ela (a ventoinha), só funciona com ele parado, se eu andar a ponto do motor esquentar e armar a ventoinha ela não dispara, e foi isso que me ocorrreu ontem, ela não disparou e a mangueira soltou, só que soltou em outro ponto, se soltou na entrada do radiador.
Alguém já passou por isso aqui ? Confesso que to perdido sem saber o que fazer ou o que trocar... :smt017
O Monza é um SL/ 92-93 sem AC.
- Carlos A. Freire
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Re: Ajuda
A mangueira deve estar soltando por não estar bem apertada. Não foi informado a quanto chega a temperatura quando isso ocorre. De momento, procuraria verificar se ainda tem ar no sistema de arrefecimento, fazendo a sangria.
Mau contato na alimentação da ventoinha não está descartado. Verifique então desde a caixa de fusíveis, passando pelo relê até a ventoinha.
Abs,
Carlos Freire
Mau contato na alimentação da ventoinha não está descartado. Verifique então desde a caixa de fusíveis, passando pelo relê até a ventoinha.
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Re: Ajuda
Carlos A. Freire escreveu:A mangueira deve estar soltando por não estar bem apertada. Não foi informado a quanto chega a temperatura quando isso ocorre. De momento, procuraria verificar se ainda tem ar no sistema de arrefecimento, fazendo a sangria.
Mau contato na alimentação da ventoinha não está descartado. Verifique então desde a caixa de fusíveis, passando pelo relê até a ventoinha.
Abs,
Carlos Freire
Bom dia Carlos, a temperatura ao certo eu não sei dizer, mas quando ando com o carro e o ponteiro se aproxima da marca do meio ela não arma ( a ventoinha). A sangria foi feita, nas três vezes que ela se soltou eu fiz a sangria.Confesso que não me atentei para o mau contato em relação a fiação, ovu verificar. O que achei estranho é porque a mangueira se soltou ontem a noite em outro local. Mas mesmo asim muito obrigado, vou verificar a fiação da ventoinha e seu relê.
:smt023
- Carlos A. Freire
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Re: Ajuda
Seria interessante aferir a temperatura de trabalho desse motor.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Ajuda
a ventuinha nao arma qdo o ponteiro esta no meio, pelos menos nesse meu e num outro q meu pai teve só armava a ventuinha qdo o ponteiro passa um poko pra cima do meio dai sim ela liga...
abs.
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veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
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*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
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- Carlos A. Freire
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Re: Ajuda
No meu Monza GLS 96 que tenho, nos SL/E 87 e SL/E 91 que tive, nos SL/E 92, Club 94, Classic 90, GL96, de amigos e os SL/E 91 e GLS 94 que meu tio teve, ambos tirou 0km, todos acionam a ventoinha com ponteiro de temperatura no 1/2 de escala e desligam a 1/4 de escala, acima da marca azul.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Ajuda
O sistema de resfriamento de todo motor moderno funciona com pressão positiva, isto é, mais elevada do que a pressão atmosférica.PVOL escreveu:
já por três vezes, aquela mangueira mais larga que vai um pouco abaixo do distribuidor se soltou...
Quem controla essa pressão, em situação normal, é uma válvula que fica na tampa do reservatório de expansão. Se ela não estiver funcionando como deve, deixando sair o excesso de pressão (ar), pode haver a soltura ou até ruptura de alguma mangueira.
Então, a primeira coisa a fazer é trocar a referida tampa, que custa uma bagatela.
Depois é verificar o motivo pelo qual a tal mangueira está saindo.
A parte do radiador onde ela é encaixada possue um flange mais largo na extremidade, cuja finalidade é justamente não deixar a mangueira escapar.
Isso se a referida mangueira estiver com sua braçadeira devidamente apertada.
As vezes a borracha da mangueira está tão ressecada que por mais que se aperte a braçadeira não se consegue um aperto perfeito. Verifique isso também e substitua a mangueira se for o caso.
Não economize com o sistema de resfriamento do motor, pois se ele falhar o aborrecimento (carro parado na rua ou estrada) e o prejuízo podem ser enormes.
Abraços
Q
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Ajuda
No meu também é assim Carlos, bem na marca do meio ela aciona e faltando mais ou menos 1/4 da marca azul ela cessa.Carlos A. Freire escreveu:No meu Monza GLS 96 que tenho, nos SL/E 87 e SL/E 91 que tive, nos SL/E 92, Club 94, Classic 90, GL96, de amigos e os SL/E 91 e GLS 94 que meu tio teve, ambos tirou 0km, todos acionam a ventoinha com ponteiro de temperatura no 1/2 de escala e desligam a 1/4 de escala, acima da marca azul.
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Carlos Freire