PONTO - PERGUNTA TECNICA

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por Rafaelo »

pois é Roger eu levantei a questao pq no manual do monza EFI diz que todos os motores EFI sao 10º. menos o do Waldir 2.0 alc 7º
acho que foi erro no manual, pq tenho uns manual de reparo e nele nao faz descriminação de cilindrada e combustivel ou seja ele pede 10º.

segundo o manual do monza
1.8 alc/gasolina = 10º
2.0 gasolina = 10º
2.0 alcool = 7º

nesse topico que vc me passou ta no manual do doctor IE que usei no exemplo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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waldir
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por waldir »

entendi agora. Próximo passo será procurar uma oficina especializada em IE e aferir e corrigir o ponto con. manual, no meu caso 7º APMS etambém a aferição do percentual de CO com o analisador de gases e corrigi-lo para 0,2 à 0,7 %

.............
Roger, Rafaelo e Amigos,

Vamos a mais um capítulo da minha novela.

Fui pela manhã num 'especialista' em Ignição e carburadores. Já havia estado lá para acertar o ponto há dois meses antes do reparo no cabeçote. Na época por ter trocado o distribuidor à base de troca há varios meses, e tinha sido colocado no ponto 'de ouvido'. Na ocasião com o jump e pistola estroscópica colocou (?) no ponto e estava assinalando atraso de 1mm da marca do batente no cabeçote.

1- contei a história do reparo no cabeçote, na instabilidade da marcha lenta (caindo); da abertura 'nas cochas' para mistura 'milionária' pq estava 4,9V no fio azul e que eu abaixei por conta em 2,4V
2- Perguntei se na oficina tinha analisador de gases e disse que sim, mas que para isso teria que marcar hora no dia seguinte e que o preço era de R$190,00 fora custo de peças se fosse necessário.
3- Perguntei e o ponto quanto vc cobra? - Não cobro nada, é rápido ( na vez anterior me cobrou R$10,00)
4- jumpiou o conector e ficou procurando a marca com a pistola. Mandou desligar, pegou uma lampada comum e me informou que a capa protetora estav sem a marca e que não dava para ter referência. De fato a capa não tem a referência pq a oscilação da polia quando tinha o ar cond. funcionando 'comeu' a marca.
5- Me disse ou vc compra uma capa nova ou pede para fazerem um risco profundo na capa tendo como referência a marca de acerto do virabrequim utilizado para zerar o ponto mecânico. (Deu vontade de perguntar, e como vc colocou no ponto tempos atrás?)

6- Fui ver o custo da capa e está pela hora da morte R$135,00.(a retífica do cabeçote ficou em R$286,00, fora MO e anel de borr, mangueira do coletor etc)
Aproveitei e comprei uma mangueira nova do blow-by da tampa de válvula à 'panela' do filtro e ao coletor... isto porque na ultima vez que mexi ( na montagem do cabeçote) sexta passada percebi que ela entrou frouxa no caninho do coletor e 'provavelmente estava dando entrada falsa de ar.

7- troquei a dita e refiz a montagem da panela
8- Com o multímetro reduzi no potenciometro de CO de 2,4V para 1,55V
9- deixei o distribuidor 1mm adiantado e me pareceu estabilizado... vou observar no trajeto de hoje à tarde e de amanhã cedo como está correspondendo.

10- PERGUNTA: A marca na capa protetora que serve de referência para a regulagem do 7º APMS coincide com a marca de ajuste da Correia Dentada na polia do virabrequim?

Pensei em traçar uma perpendicular da marca do referencial da polia do comando de válvulas, mas pelo desenho ela sairia fora da marca inferior. Porém se 'subir' uma perpendicular do virabrequim conf desenho abaixo, funcionaria?

Imagem

credito do desenho base é do Doutor IE
Aguardo opiniões para eu não gastar $135 dinheiros

Abs

waldir
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Carlos A. Freire
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se ao retirar a capa da correia e tiver dificuldade de ver onde estava a marcação, não seria mais fácil pegar uma capa de um Monza de um amigo e refazer a marcação na sua capa? A marcação fica mais a direita do ponto que colocou a linha vermelha. Mais ou menos entre 1hora e 2 horas.

Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por waldir »

Carlos A. Freire escreveu:Se ao retirar a capa da correia e tiver dificuldade de ver onde estava a marcação, não seria mais fácil pegar uma capa de um Monza de um amigo e refazer a marcação na sua capa? A marcação fica mais a direita do ponto que colocou a linha vermelha. Mais ou menos entre 1hora e 2 horas.

Abs,

Carlos Freire
Carlos e Amigos,

Hoje eu vi a capa da correia de 2 monzas. Uma delas era paralela que foi trocada pq a correia do alternador danificou e não vi marca alguma
A do outro Monza o rapaz disse que era original, mas tava lascada perto da polia e do parafuso direito... também não vi marca alguma, talvez estivesse na lasca.

Hoje por telefone consegui novos preços das paralelas R$75,00, R$57,00 e R$51,00 +15,00 de Sedex na Accyoli

Vi fotos na Internet e reproduzi uma para colar abaixo e nas paralelas não constam marca de referência.

Se eu encomendar a paralela vou ficar com o mesmo mico na mão, portanto solicito ao Carlos ou outros amigos (quando puderem) que me indiquem em qual numeração
de 1 à 10 está a dita cuja da marca.

Espero não estar sendo por demais chato :oops:

Imagem

obrigado, conto com a paciencia dos amigos.

Abs
waldir
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Carlos A. Freire
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O ponto de avanço inicial é muito crítico com valores. Uma pequena distância poderá deixar muito errado. Não recomendo fazer da maneira que está pedindo, e sim, como disse antes, comparando com outra capa, mas estando com as duas na mão. Se uma capa nova mesmo paralela não vir com a marcação, há um grande erro, a não ser que essa capa seja para os primeiros modelos de Monza, onde tem um pino fora da capa para fazer esse ajuste. Por fotos, terá uma certa dificuldade de encontrar o pique de marcação de ponto.

Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por waldir »

Carlos A. Freire escreveu:O ponto de avanço inicial é muito crítico com valores. Uma pequena distância poderá deixar muito errado. Não recomendo fazer da maneira que está pedindo, e sim, como disse antes, comparando com outra capa, mas estando com as duas na mão. Se uma capa nova mesmo paralela não vir com a marcação, há um grande erro, a não ser que essa capa seja para os primeiros modelos de Monza, onde tem um pino fora da capa para fazer esse ajuste. Por fotos, terá uma certa dificuldade de encontrar o pique de marcação de ponto.

Abs,

Carlos Freire

Carlos,
acho que vc não me entendeu, ou eu não expliquei melhor.

Ontem vc me respondeu o seguinte:"Se ao retirar a capa da correia e tiver dificuldade de ver onde estava a marcação, não seria mais fácil pegar uma capa de um Monza de um amigo e refazer a marcação na sua capa? A marcação fica mais a direita do ponto que colocou a linha vermelha. Mais ou menos entre 1hora e 2 horas."

Quando vc disse que a MARCAÇÃO fica mais à direita, ficou vago para mim, então eu 'produzi' uma escala para me indicarem em que ponto de 1 a 10 se encontra a tal marcação que não vejo nas capas paralelas. A marcação é um risco? é uma seta? é um vinco?

Se a paralela é lisa, não adianta eu comprar. Se eu encontrar um Monza com a original e que tenha a tal marca vou ter que medir com uma régua e copiar na paralela ou na minha que é original ( *sem o rebaixo) Muito provavelmente o indivíduo não vai liberar para eusoltar o esticador e tirar a correia pq a MO é chata para re-tensionar.

Então se vc falou que é mais para a direita a marca deve estar entre 6 e 8 ou até 10

Imagem

A capa da Nafil também não tem marca visivel, pelo menos na foto

Outro recurso seria ir até uma concessionária/revenda GM, dobrar o atendente para que eu tire um molde da meia lua onde está a Marcação :smt017

Abs
waldir
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por waldir »

waldir escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:O ponto de avanço inicial é muito crítico com valores. Uma pequena distância poderá deixar muito errado. Não recomendo fazer da maneira que está pedindo, e sim, como disse antes, comparando com outra capa, mas estando com as duas na mão. Se uma capa nova mesmo paralela não vir com a marcação, há um grande erro, a não ser que essa capa seja para os primeiros modelos de Monza, onde tem um pino fora da capa para fazer esse ajuste. Por fotos, terá uma certa dificuldade de encontrar o pique de marcação de ponto.

Abs,

Carlos Freire

Carlos,
acho que vc não me entendeu, ou eu não expliquei melhor.

Ontem vc me respondeu o seguinte:"Se ao retirar a capa da correia e tiver dificuldade de ver onde estava a marcação, não seria mais fácil pegar uma capa de um Monza de um amigo e refazer a marcação na sua capa? A marcação fica mais a direita do ponto que colocou a linha vermelha. Mais ou menos entre 1hora e 2 horas."

Quando vc disse que a MARCAÇÃO fica mais à direita, ficou vago para mim, então eu 'produzi' uma escala para me indicarem em que ponto de 1 a 10 se encontra a tal marcação que não vejo nas capas paralelas. A marcação é um risco? é uma seta? é um vinco?

Se a paralela é lisa, não adianta eu comprar. Se eu encontrar um Monza com a original e que tenha a tal marca vou ter que medir com uma régua e copiar na paralela ou na minha que é original ( *sem o rebaixo) Muito provavelmente o indivíduo não vai liberar para eusoltar o esticador e tirar a correia pq a MO é chata para re-tensionar.

Então se vc falou que é mais para a direita a marca deve estar entre 6 e 8 ou até 10

Imagem

A capa da Nafil também não tem marca visivel, pelo menos na foto

Outro recurso seria ir até uma concessionária/revenda GM, dobrar o atendente para que eu tire um molde da meia lua onde está a Marcação :smt017

Abs
waldir

AMarcação indicada pelo Doutor IE conf. foto, me sugere que a marcação fica na borda do alojamento do parafuso de fixação da capa, pois o esquema direito foi tirado e ampliado da foto esquerda.

Imagem
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Carlos A. Freire
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir,

como é uma marcação de refeência, não pode haver erros se não o ajuste ou conferência podem não corresponder com a realidade.

A marcação fica bem no canto direito da capa, entre 8 e 10 do seu desenho.

Essa marca é de difícil visualização olhando de frente para a capa, olhe com a capa de lado. Essa marca é um ressalto em forma de triângulo mas do mesmo material da capa.

Pode fazer da seguinte maneira: Retire a vela do 1º cilindro, coloque uma chave de fenda comprida dentro do cilindro, movimente o virabrequim até que a chave suba totalmente e, que o rotor do distribuidor esteja voltado para o cabo do primeiro cilindro, identificando o PMS. Olhe para a polia de acessórios e identifique a marca de 0º. Esse ponto deve estar coincidindo com a marca da polia. procure vestígios da marcação da capa neste ponto.

Abs,

Carlos Freire
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