Nas caixas modernas, onde as engrenagens estão sempre engrazadas (encaixadas), o que impede que uma marcha escape são pinos (ou esferas) carregados por molas, que atuam nos eixos seletores, travando-os na posição depois que se engata a marcha.
É por isso que geralmente qdo a 1ª marcha começa a 'escapar', a 2ª também escapa, pois o eixo seletor dessas duas marchas é o mesmo.
Idem para 3ª e 4ª.
Qdo ocorre um problema num desses pinos ou esferas, emperrando ou sua mola quebrando, acontece o escape.
Qdo escapa a 3ª e não escapa a 4ª, aí pode ser problema de regulagem do trambulador, o que faz com que o pino não encaixe direito no eixo seletor.
Então, antes de abrir uma caixa e retificar engrenagens, é bom verificar os pinos ou esferas, que geralmente são acessados por fora da caixa.
Eu não conheço bem a caixa do Monza, mas olhando-se no catálogo de peças, dá para ver que esses pinos retentores (com suas molas) existem e ficam naquela parte intermediária da caixa, próxima da tampa.
Para ter acesso a eles é só remover uns bujões na referida parte da caixa.
Por outro lado, engrenagens gastas provocam ruídos na caixa de câmbio com motor em funcionamento.
No meu antigo Chevette, qdo começaram a escapar a 3ª e a 4ª marchas, foi só substituir a mola da esfera retentora do eixo seletor dessas marchas que o problema acabou. O ruim foi ter de baixar a caixa, pois no Chevette é dificil mexer com ela no lugar, e achar a mola, que encontrei só no ferro velho.
Abraços
marcha pula so na 3º
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: marcha pula so na 3º
Luiz Carlos
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Re: marcha pula so na 3º
pior q o meu ta assim tmb, mas num é toda hora...
quando eu peguei ele, ele estava com o oleo de cambio muito baixo, sera q foi isso?
ele so escapa a terceira,mas ta blz.. da pra ir rodando, tenho coisas mais importantes pra arrumar primeiro.
abrass
quando eu peguei ele, ele estava com o oleo de cambio muito baixo, sera q foi isso?
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Re: marcha pula so na 3º
Gente, aproveitando o tópico, o meu Monza ta pulando a 5ª. Eu não entendi bem o lance dessas esferas e das molas que o Luiz Carlos explicou. Uma vez, numa viagem longa que eu estava fazendo com ele eu não conseguia engatar a 5ª, era muito dificil ela entrar, caia na 3ª. Nesse caso específico era o trambulador, pois uma borracha que tem no meio dele que faz evitar trepidação estava gasta, bem como o pino que trava essa borracha. Agora o que ta acontecendo é o seguinte: Essa marcha entrava e enquanto mantinha o carro em aceleração ela não escapava, mas se tirasse o pé, a marcha escapava. Como a viagem era longa, eu vim assim mesmo, evitando tirar o pé e quando isso era necessário eu primeiro desengatava o carro. Mas al longo da viagem a marcha não segurou mais. Ela engata mas mesmo acelerando ela escapa. Luiz Carlos, vc acha que é tambem trambulador ou pode ser algo mais sério? Obrigado pela ajuda.
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Re: marcha pula so na 3º
Bruxobeto, podem ser várias as causas de uma marcha escapar.
Quando se movimenta a alavanca de mudanças, para mudar marchas, é comandada uma haste (liame) que entra na caixa de câmbio.
Essa haste, de acordo com o movimento da alavanca de mudanças, posiciona os eixos seletores de marcha, dentro da caixa.
Esses eixos seletores estão ligados a garfos, que selecionam as marchas.
Qdo os eixos seletores atingem a posição desejada (marcha desejada engatada), seja que marcha for, eles são mantidos nessa posição por esferas carregadas por molas, esferas essas que encaixam em 'buracos' que existem nos eixos.
Se, por um problema de regulagem, o eixo seletor selecionado não atinge a posição onde a esfera possa penetrar no buraco da haste e segurar o eixo naquela posição, certamente o eixo não ficará na posição desejada e a marcha vai escapar.
Sem ser a regulagem, o que pode fazer esse eixo se movimentar qdo nao deveria é a esfera presa ou mola quebrada ou buraco do eixo muito desgastado.
O ideal, para saber se o problema é regulagem do liame, seria tirar a medida do liame com a 5ª marcha engatada e comparar com a medida tirada em um Monza onde as marchas estejam legais.
Abraços
Quando se movimenta a alavanca de mudanças, para mudar marchas, é comandada uma haste (liame) que entra na caixa de câmbio.
Essa haste, de acordo com o movimento da alavanca de mudanças, posiciona os eixos seletores de marcha, dentro da caixa.
Esses eixos seletores estão ligados a garfos, que selecionam as marchas.
Qdo os eixos seletores atingem a posição desejada (marcha desejada engatada), seja que marcha for, eles são mantidos nessa posição por esferas carregadas por molas, esferas essas que encaixam em 'buracos' que existem nos eixos.
Se, por um problema de regulagem, o eixo seletor selecionado não atinge a posição onde a esfera possa penetrar no buraco da haste e segurar o eixo naquela posição, certamente o eixo não ficará na posição desejada e a marcha vai escapar.
Sem ser a regulagem, o que pode fazer esse eixo se movimentar qdo nao deveria é a esfera presa ou mola quebrada ou buraco do eixo muito desgastado.
O ideal, para saber se o problema é regulagem do liame, seria tirar a medida do liame com a 5ª marcha engatada e comparar com a medida tirada em um Monza onde as marchas estejam legais.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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