Qto aos alternadores, eles existem há décadas, e é muito pouco provável que os alternadores modernos sejam diferentes, em essência, ao que eram os primeiros.
Sobre reguladores de voltagem, o grande passo foi a mudança de reguladores tipo relés, onde platinados ficavam ligando e desligando o tempo todo (eu já tive carros com esse tipo de regulador) para reguladores com componentes eletrônicos substituindo os tais relés. De lá para cá, o que apareceu agora, que eu saiba, é um regulador multifunção (deve ser esse de 190 reais que vc citou, da Bosch) que, além de regular a voltagem, monitora outros parâmetros do sistema ou atua nos alternadores no momento da partida, para diminuir esforço do arranque. Detalhes em:
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... o_2007.pdf
Sobre motores de arranque, a grande mudança se deu há mais de uma década, qdo motores de arranque de acionamento direto, como é o original do Monza, foram substituídos por motores menores e com maior rotação, que precisam de uma 'caixa de marcha' acoplada a eles para conseguirem girar o motor do carro numa velocidade talvez até menor que o original do Monza, mas pelo barulhinho parece que está a mil.

Não nos esqueçamos de que a indústria está sempre tentando nos impor produtos 'mais eficientes' (e mais caros) que muitas vezes não passam de maquiagem de antigos e tradicionais produtos.
Ah, o alternador do Monza ou de carros até mais antigos não herdou nada do dínamo.
No dínamo, o enrolamento estático era quem recebia a corrente da bateria, para iniciar a geração de corrente.
O induzido era onde a corrente era produzida, (AC) e essa era 'retificada' através de um coletor e inúmeras escovas.
Para se ter idéia de como era um componente precário, é só olhar um motor de batedeira de bolo, para ver como o dínamo era.
Aliás, motores elétricos podem ser usados como dínamo, em teoria. Nos aviões Bandeirante, o motor de arranque, depois da partida, passa a ser um dínamo.
Abraços