Fios do comutador esquentando.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Fios do comutador esquentando.
No diagrama elétrico que eu tenho aqui, tirado do manual de reparação do Monza 82 consta um relé do eletroventilador do radiador. Talvez pelo eletroventilador ser de maior potência nos Monzas com AC eles tenham introduzido o relé.
Em compensação os Monzas desse ano, com AC, não possuiam cebolão (ainda segundo o mesmo manual de reparação).
De todo modo, acho uma economia porca alimentar um motor desses direto da chave.
Abraços
Em compensação os Monzas desse ano, com AC, não possuiam cebolão (ainda segundo o mesmo manual de reparação).
De todo modo, acho uma economia porca alimentar um motor desses direto da chave.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Fios do comutador esquentando.
Rafaelo escreveu:em planta original 82-91 sem A/C a alimentação da ventoinha do radiador é controlada pelo comutador ignição, pelo conector 15A( Arranque )
depois e mandada pra caixa de fusivel e direto pro motor do ventilador sem uso de reles ou resistencia.
uma coisa interessante que poucos sabem(eu era um, que ate fazer a eletrica completa) que o conector 15A deixa de atuar no momento arranque, caso desligue o motor e o sistema esteja armado(cebolão ativo) e der quando der arranque, a ventoinha para para de atuar justamente pra poupar energia pro arranque inicial. logo em seguida no retorno da chave, a ventoinha do radiador volta a funcionar normalmente.
monzas com A/C e usado reles como nos sabemos, desse jeito nao usa alimentação por comutador de partida.
ja os 91-96 injetados tb nao usam por comutador de partida é via reles controlada pela IE, so nao sei se os mpfi sao controlado pela ECU fica duvida.
No meu caso então, a ventuinha não passa pelo comutador, pois meu Monza tem A/C
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Re: Fios do comutador esquentando.
Dudu e Rafaelo, pelo menos no meu ex-Monza EFI com AC, ao desligar a ignição, a ventoinha parava. Então, acredito que em toda linha Monza a ventoinha era controlada pela ignição tb.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Fios do comutador esquentando.
É, acho que vou ter que desmontar de novo a parte do comutador e ver se tem algo mal encaixado, e no motor vou dar mais uma verificada na parte do motor. Assim que resolver posto o resultado.José Leal escreveu:Dudu e Rafaelo, pelo menos no meu ex-Monza EFI com AC, ao desligar a ignição, a ventoinha parava. Então, acredito que em toda linha Monza a ventoinha era controlada pela ignição tb.
Abraço a todos e um ótimo fim de semana.
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Re: Fios do comutador esquentando.
Resolvido.
Hoje eu deixei o carro esquentar e fui mexendo nos contatos. Descobri que eu tinha invertido os fios da ventuinha. :smt021
Foi só desinverter e voltou ao normal, antes de chegar na metade do marcador ela já arma direitinho mantendo o carro na temperatura ideal. Obrigado a todos pelas dicas.
Hoje eu deixei o carro esquentar e fui mexendo nos contatos. Descobri que eu tinha invertido os fios da ventuinha. :smt021
Foi só desinverter e voltou ao normal, antes de chegar na metade do marcador ela já arma direitinho mantendo o carro na temperatura ideal. Obrigado a todos pelas dicas.

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Re: Fios do comutador esquentando.
Só um aviso para os amigos, tive problema essa fds, se essa linda pecinha chamada comutador queimar vc fica na mão :smt010 o carro desliga e ja era.
Eu eestava parado no farol com meu monzito e do nada apagou o painel e desligou o carro, fui dar a partida e saiu uma fumacinha da chave huauhahua na hora pensei Porr......... fud... o comutador rsrsrs .
Eu triste fui atraz de auto eltrico , achei 1 que estava fechando e o pior não tinha grana pra pagar o cara rsrsrs ele deixou eu pagar metade depois, muito gente boa ele.
Resumindo é bom andar com uma peça dessa a mais, alias alguem sabe se tem alguma gambiarra pra fazer quando ela queima?
Achei interssante postar isso para que mais pessoas saibam quando isso acontecer.
Eu eestava parado no farol com meu monzito e do nada apagou o painel e desligou o carro, fui dar a partida e saiu uma fumacinha da chave huauhahua na hora pensei Porr......... fud... o comutador rsrsrs .
Eu triste fui atraz de auto eltrico , achei 1 que estava fechando e o pior não tinha grana pra pagar o cara rsrsrs ele deixou eu pagar metade depois, muito gente boa ele.
Resumindo é bom andar com uma peça dessa a mais, alias alguem sabe se tem alguma gambiarra pra fazer quando ela queima?
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Re: Fios do comutador esquentando.
Eu pretendo depois que arrumar meu carro, andar com várias peças excedentes por precaução.feaaar escreveu:Só um aviso para os amigos, tive problema essa fds, se essa linda pecinha chamada comutador queimar vc fica na mão :smt010 o carro desliga e ja era.
Eu eestava parado no farol com meu monzito e do nada apagou o painel e desligou o carro, fui dar a partida e saiu uma fumacinha da chave huauhahua na hora pensei Porr......... fud... o comutador rsrsrs .
Eu triste fui atraz de auto eltrico , achei 1 que estava fechando e o pior não tinha grana pra pagar o cara rsrsrs ele deixou eu pagar metade depois, muito gente boa ele.
Resumindo é bom andar com uma peça dessa a mais, alias alguem sabe se tem alguma gambiarra pra fazer quando ela queima?
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Re: Fios do comutador esquentando.
É embassado mesmo o meu tambem esquenta pra caramba depois de um bom tempo ligado chega ate oscilar a marcha lenta (hô raiva que dá disso!!!) vou ver se separo os fios da ventoinha tambem pra aliviar o comutador...